Hyundai HB20 mudará visual de novo em 2022 para deixar de ser meme
A Hyundai não tem demonstrado medo de arriscar no visual de seus carros. A nova geração do Creta está aí para não deixar mentir. Dois anos antes, a marca coreana já havia espantado os brasileiros ao apresentar o atual HB20, trocando o design harmonioso do antecessor por traços que flertam o tempo inteiro com a limiar do bom senso.
Apesar dos incontáveis memes e piadas, o hatch conseguiu se manter como um dos modelos mais vendidos no país, mas isso não impediu a fabricante de preparar outro facelift para ele. Ao que tudo indica, o HB20 renovado fará sua estreia no Brasil já em meados de 2022, apenas três anos após o lançamento de sua dita segunda geração.
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
O perfil @falandodecarro, no Instagram, flagrou um protótipo do hatchback com novo visual na semana passada. Com base nessas imagens, o designer Kleber Silva, da Mobiauto e do @kdesignag, preparou as projeções que ilustram esta reportagem.
Para perder a fama de “boca de bagre”, o HB20 2023 terá uma grade ainda mais ampla, porém formando um hexágono com linhas retas, sem as arestas laterais curvilíneas do modelo atual. Além disso, o protótipo indica que a peça será bipartida, ao estilo do antigo HB20X vendido entre 2016 e 2019, trazendo o logotipo na parte superior e uma ampla tomada de ar inferior.
Leia também: Avaliação: novo Creta com motor de HB20 é mais racional que o 2.0
Os faróis devem ter a extremidade interna recortada, integrando novas luzes diurnas de LED e projetor de LED. As mudanças devem valer tanto para o hatch quanto para o sedan HB20S, com prováveis alterações nas divisórias internas da grade.
A traseira ainda se mantém uma incógnita, mas é possível perceber que as lanternas também terão guias de LED. Não nos espantemos se a Hyundai resolver mudar radicalmente o desenho das peças, seguindo o estilo atual dos primos i20 e i30 vendidos na Europa. Isso para o hatch. O sedan deve manter o desenho atual, apenas com o ganho de diodos.
Leia também: Hyundai Creta 2022: as diferenças entre as 5 versões em 52 fotos
Por dentro, a família receberá modificações mais sutis no painel, ganhando o quadro de instrumentos parcialmente digital do Creta, com direito a câmeras de monitoramento de ponto cego, nas versões de topo.
Na parte de motorização, os novos HB20 e HB20S devem trazer sob o capô os propulsores 1.0 Kappa três-cilindros 12V flex, nas variantes naturalmente aspirada, com injeção eletrônica multiponto e câmbio manual de cinco marchas, ou turboflex, com injeção direta de combustível e caixa automática de seis velocidades.
Leia também: Hyundai Creta Grand, esticado para 7 lugares, será nacional já em 2022
No caso do primeiro, pode haver mudanças nos dados de potência e torque – atualmente em 75/80 cv e 9,6/10,4 kgfm, respectivamente, com gasolina/etanol –, devido ao novo conjunto de normas de emissões, o Proconve L7. Já o segundo deve manter os atuais 120 cv e 17,8 kgfm com qualquer combustível.
O propulsor 1.6 Gamma, já retirado do catálogo de HB20 e HB20S, deve sair definitivamente de linha com a renovação, especialmente porque o aventureiro HB20X, único a ainda contar com ele, também deverá ser extinto no processo de renovação, devido ao baixo volume de vendas.
Você também pode se interessar por:
Exclusivo: novo Hyundai Creta conviverá com o antigo no Brasil
Avaliação: Hyundai HB20 tem custo-benefício melhor que Onix e Polo?
Hyundai HB20 mata motor 1.6 e ganha versão 1.0 turbo manual
Hyundai HB20 2022 poderá ser controlado pelo dono a distância
Leonardo Felix
Jornalista Automotivo
Comentários
Outras notícias
- Lançamentos
Jeep Commander Blackhawk: conheça o SUV de 7 lugares com 272 cv em 25 fotos
- Lançamentos
Jeep Commander vira esportivo de família com novo motor turbo
- Lançamentos
BMW X5 Plug-in Hybrid será o carro mais potente já fabricado no Brasil
- Lançamentos
Chevrolet S10 2025: 34 fotos exclusivas das versões High Country e Z71
- Lançamentos
Royal Enfield Super Meteor 650 chega ao Brasil por R$ 33.990
- Lançamentos
Nova Chevrolet S10 ganha inédita versão de entrada mais barata que Rampage
- Lançamentos
Hyundai Tucson: 5 itens absurdos do SUV que virá ao Brasil
- Lançamentos
Novo Hyundai Santa Fe: 5 detalhes absurdos do SUV que virá ao Brasil
- Lançamentos
Hyundai Tucson ganha modo de direção para bebês antes de vir ao Brasil