Hyundai HB20 mudará visual de novo em 2022 para deixar de ser meme

Após adoção de visual controverso em 2019, hatch será novamente reestilizado no ano que vem. Será que a fama de esquisito vai acabar?
LF
Por
22.11.2021 às 15:13
Após adoção de visual controverso em 2019, hatch será novamente reestilizado no ano que vem. Será que a fama de esquisito vai acabar?

A Hyundai não tem demonstrado medo de arriscar no visual de seus carros. A nova geração do Creta está aí para não deixar mentir. Dois anos antes, a marca coreana já havia espantado os brasileiros ao apresentar o atual HB20, trocando o design harmonioso do antecessor por traços que flertam o tempo inteiro com a limiar do bom senso.

Apesar dos incontáveis memes e piadas, o hatch conseguiu se manter como um dos modelos mais vendidos no país, mas isso não impediu a fabricante de preparar outro facelift para ele. Ao que tudo indica, o HB20 renovado fará sua estreia no Brasil já em meados de 2022, apenas três anos após o lançamento de sua dita segunda geração.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Após adoção de visual controverso em 2019, hatch será novamente reestilizado no ano que vem. Será que a fama de esquisito vai acabar?

O perfil @falandodecarro, no Instagram, flagrou um protótipo do hatchback com novo visual na semana passada. Com base nessas imagens, o designer Kleber Silva, da Mobiauto e do @kdesignag, preparou as projeções que ilustram esta reportagem.

Para perder a fama de “boca de bagre”, o HB20 2023 terá uma grade ainda mais ampla, porém formando um hexágono com linhas retas, sem as arestas laterais curvilíneas do modelo atual. Além disso, o protótipo indica que a peça será bipartida, ao estilo do antigo HB20X vendido entre 2016 e 2019, trazendo o logotipo na parte superior e uma ampla tomada de ar inferior.

Leia também: Avaliação: novo Creta com motor de HB20 é mais racional que o 2.0

Os faróis devem ter a extremidade interna recortada, integrando novas luzes diurnas de LED e projetor de LED. As mudanças devem valer tanto para o hatch quanto para o sedan HB20S, com prováveis alterações nas divisórias internas da grade.

A traseira ainda se mantém uma incógnita, mas é possível perceber que as lanternas também terão guias de LED. Não nos espantemos se a Hyundai resolver mudar radicalmente o desenho das peças, seguindo o estilo atual dos primos i20 e i30 vendidos na Europa. Isso para o hatch. O sedan deve manter o desenho atual, apenas com o ganho de diodos.

Leia também: Hyundai Creta 2022: as diferenças entre as 5 versões em 52 fotos

Após adoção de visual controverso em 2019, hatch será novamente reestilizado no ano que vem. Será que a fama de esquisito vai acabar?

Por dentro, a família receberá modificações mais sutis no painel, ganhando o quadro de instrumentos parcialmente digital do Creta, com direito a câmeras de monitoramento de ponto cego, nas versões de topo.

Na parte de motorização, os novos HB20 e HB20S devem trazer sob o capô os propulsores 1.0 Kappa três-cilindros 12V flex, nas variantes naturalmente aspirada, com injeção eletrônica multiponto e câmbio manual de cinco marchas, ou turboflex, com injeção direta de combustível e caixa automática de seis velocidades. 

Leia também: Hyundai Creta Grand, esticado para 7 lugares, será nacional já em 2022

Após adoção de visual controverso em 2019, hatch será novamente reestilizado no ano que vem. Será que a fama de esquisito vai acabar?

No caso do primeiro, pode haver mudanças nos dados de potência e torque – atualmente em 75/80 cv e 9,6/10,4 kgfm, respectivamente, com gasolina/etanol –, devido ao novo conjunto de normas de emissões, o Proconve L7. Já o segundo deve manter os atuais 120 cv e 17,8 kgfm com qualquer combustível.

O propulsor 1.6 Gamma, já retirado do catálogo de HB20 e HB20S, deve sair definitivamente de linha com a renovação, especialmente porque o aventureiro HB20X, único a ainda contar com ele, também deverá ser extinto no processo de renovação, devido ao baixo volume de vendas. 

Você também pode se interessar por:

Exclusivo: novo Hyundai Creta conviverá com o antigo no Brasil
Avaliação: Hyundai HB20 tem custo-benefício melhor que Onix e Polo?
Hyundai HB20 mata motor 1.6 e ganha versão 1.0 turbo manual
Hyundai HB20 2022 poderá ser controlado pelo dono a distância 

Comentários