VW Tiguan 2024 está confirmado e volta a R$ 250.000. Veja como SUV virá

Após muita espera, SUV de sete lugares voltará com visual renovado e motor mais fraco do que antes, para brigar com versões flex do Jeep Commander
Por Leonardo Felix
11.09.2023 às 11:29
Após muita espera, SUV de sete lugares voltará com visual renovado e motor mais fraco do que antes, para brigar com versões flex do Jeep Commander

Após longa espera e um bocado de suspense, a Volkswagen enfim confirmou a volta do Tiguan Allspace ao Brasil. A marca não divulgou detalhes do modelo em seu retorno ao Brasil, mas já há unidades aportadas no País. O lançamento do novo Tiguan 2024 deve ocorrer em outubro.

Conforme a Mobiauto publicou em abril deste ano, após conseguir o primeiro flagra do Tiguan renovado em território nacional, o SUV médio de sete lugares voltará com o motor 2.0 turbo a gasolina da família EA888 e em versão única de acabamento, a R-Line. A primeira imagem oficial da linha 2024 do modelo confirma as previsões, ao trazer a letra R grafada em tom grafite no canto direito da grade.

Você também pode se interessar por:

A má notícia é que o novo VW Tiguan Allspace deve chegar menos potente do que era antes da reestilização. Vários membros da rede concessionária da Volkswagen apontam que o motor 2.0 turbo terá sua potência e torque reduzidos dos 220 cv e 35,7 kgfm gerados anteriormente para 182 cv e 32,6 kgfm.

Trata-se da mesma especificação de potência e torque do próprio Tiguan Allspace R-Line em outros países da América Latina, como o México. Que é, inclusive, de onde o SUV virá importado. Lá, o câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete marchas banhado a óleo, a famosa caixa DSG 7 da Volkswagen, enquanto a tração é integral (4Motion).

Nos Estados Unidos, por sua vez, o motor 2.0 TSI entrega 186 cv e está aliado a um câmbio automático convencional de oito marchas, também com o sistema 4Motion. Há quem diga, porém, que o novo Tiguan trazido para o Brasil terá apenas tração 4x2 dianteira. Outra opção seria trazer a derivação de 231 cv e 35,7 kgfm do Jetta GLi.

O mais indicado, porém, é que nosso mercado receba a variante vendida no México, de 182 cv, com direito a tração integral. Apesar da redução, ele ainda seria 2 cv mais potente do que o Jeep Commander com gasolina, e teria 5 kgfm a mais de torque. Por isso mesmo, será posicionado na faixa de R$ 250.000, para brigar com as versões T270 do rival.

Por que o VW Tiguan 2024 terá motor menos potente

Por questões de emissões. Com as novas legislações de emissões de poluentes em vigor em diversos países, inclusive o Brasil, que chegou à fase 7 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) em 2022, exige-se um padrão mais elevado de eficiência energética do que quando o Tiguan ainda era vendido, até o fim de 2021.

VW Tiguan Allspace R-Line – Itens de série

Entre os principais itens de série, o novo Tiguan Allspace R-Line terá seis airbags, faróis de LED com projetores e sistema IQ Light de iluminação inteligente, frenagem autônoma emergencial, ACC (controle de cruzeiro adaptativo), alerta de ponto cego, assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Sensores de luminosidade e chuva, ar-condicionado automático digital de três zonas, porta-malas com abertura elétrica e quadro de instrumentos 100% digital formam o pacote de conforto. Até a central multimídia VW Play, presente no Jetta GLi, também vindo do México, pode pintar. As rodas serão de liga leve aro 19, conforme evidenciado pela imagem da VW.

VW Tiguan Allspace R-Line 2024 – Dimensões

Em termos de dimensões, o VW Tiguan 2024 terá: 4.728 mm de comprimento, 1.839 mm de largura, 1.661 mm de altura e 2.790 mm de entre-eixos, sendo sete assentos e quase 700 litros de volume no porta-malas com a terceira fileira de assentos rebatida.

VW Tiguan Allspace
VW TIguan 2024
Novo VW Tiguan
Novo Volkswagen Tiguan
Novo Volkswagen Tiguan Allspace
Novo VW Tiguan Allspace R-Line
VW Tiguan Allspace R-Line 2024
Carro SUV
SUV de 7 lugares
SUV turbo
Carro de 7 lugares
SUV médio
SUV VW
SUV Volkswagen

Comentários