Flagra: VW Tiguan 2024 desembarca no Brasil, mas pode estar mais fraco

SUV deve enfim voltar ao catálogo brasileiro até o fim deste ano, com visual atualizado e motor com nova calibração
LF
Por
27.07.2023 às 09:05
SUV deve enfim voltar ao catálogo brasileiro até o fim deste ano, com visual atualizado e motor com nova calibração

A Volkswagen começa a preparar o retorno do Tiguan ao Brasil. O SUV médio será relançado como linha 2024, visual reestilizado e sempre na configuração Allspace, de sete lugares, e versão R-Line, com motor 2.0 TSI turbo a gasolina, conforme a Mobiauto antecipou, em primeira mão, neste flagra feito em abril.

Agora, uma unidade totalmente sem camuflagem do novo VW Tiguan foi flagrada no porto de Santos (SP), de acordo com informações do perfil @autogamconsultoria no Instagram. O “R” grafado no canto direito da grade confirma que se trata da versão R-Line. O exemplar vem do México, país de onde o Brasil sempre importou o Tiguan Allspace.

Vale lembrar que estamos falando ainda do Tiguan Allspace de segunda geração, construído sobre a plataforma MQB-A, e não de sua terceira geração, que já vem sendo anunciada para breve em mercados como a Europa, incluindo motorização elétrica.

Você também pode se interessar por:

Quantos cavalos terá o novo VW Tiguan?

Resta saber agora, apenas, qual será a faixa de potência e a tração do Tiguan 2024. Vários membros da rede concessionária da Volkswagen apontam que o SUV terá sua potência e torque reduzidos, apesar da manutenção do propulsor turboalimentado de 2 litros.

No México e em outros países latinos, o Tiguan Allspace R-Line é comercializado com 182 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, quase 40 cv e mais de 3 kgfm a menos do que a configuração oferecida até o fim de 2021, que rendia 220 cv e 35,7 kgfm, sendo conhecida como 350 TSI.

Qual será a tração do novo VW Tiguan?

Nesses mercados, o câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete marchas e caixa banhada a óleo, a famosa caixa DSG 7 da Volkswagen, enquanto a tração é integral (4Motion).

Nos Estados Unidos, por sua vez, o motor 2.0 TSI entrega 186 cv e está aliado a um câmbio automático convencional de oito marchas, também com o sistema 4Motion. Outra opção seria trazer a derivação de 231 cv e 35,7 kgfm do Jetta GLi.

Há quem diga, porém, que o novo Tiguan trazido para o Brasil terá apenas tração 4x2 dianteira.

O mais provável é que nosso mercado receba a variante vendida no México, de 182 cv, com direito a tração integral. Apesar da redução, ele ainda seria 2 cv mais potente do que o Jeep Commander com gasolina, e teria 5 kgfm a mais de torque.

Por que o VW Tiguan 2024 pode ter motor mais fraco

Por questões de emissões. Com as novas legislações de emissões de poluentes em vigor em diversos países, inclusive o Brasil, que chegou à fase 7 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) em 2022, exige-se um padrão mais elevado de eficiência energética do que quando o Tiguan ainda era vendido, até o fim de 2021.

VW Tiguan 2024 – Versões, preços e itens de série

O novo VW Tiguan deve ser posicionado na faixa de R$ 250.000, logo acima do primo menor Taos. Será comercializado em versão única de acabamento, R-Line, sempre com suspensões independentes nos dois eixos e freios a disco nas quatro rodas.

Entre os principais itens de série, terá seis airbags, faróis de LED com projetores e sistema IQ Light de iluminação inteligente, frenagem autônoma emergencial, ACC (controle de cruzeiro adaptativo), alerta de ponto cego, assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Sensores de luminosidade e chuva, ar-condicionado automático digital de três zonas, porta-malas com abertura elétrica e quadro de instrumentos 100% digital formam o pacote de conforto. Até a central multimídia VW Play, presente no Jetta GLi, também vindo do México, pode pintar. 

VW Tiguan 2024 – Dimensões

Em termos de dimensões, o VW Tiguan 2024 terá: 4.728 mm de comprimento, 1.839 mm de largura, 1.661 mm de altura e 2.790 mm de entre-eixos, sendo sete assentos e quase 700 litros de volume no porta-malas com a terceira fileira de assentos rebatida.

Comentários