Novo VW Tera 2026 é revelado e terá truque de Nivus contra Pulse e Kardian
Depois de muitos flagras e revelações parciais, o Volkswagen Tera finalmente foi apresentado neste domingo de Carnaval (2). E, não por acaso, o novo SUV de entrada da marca alemã no Brasil foi lançado em plena Marquês de Sapucaí, no sambódromo carioca.
Tido como “novo ícone pop” pela Volkswagen, o Tera será produzido em Taubaté (SP) sob a plataforma MQB A0, a mesma que equipa VW Polo, T-Cross, Nivus e Virtus. Não só a plataforma o Tera compartilha com o Polo, boa parte da lateral entre as colunas A e B são bem próximas do hatch.
Você também pode se interessar por:
- Novo VW Tera: como é o carro que vai abrir o carnaval do Rio de Janeiro
- Novo Volkswagen Tera 2026 chegará desfilando no Brasil; entenda
- VW Tera 2026: o que você precisa saber do SUV rival do Pulse
- Volkswagen Tera usará mesma estratégia do Fox para fazer sucesso no Brasil
Com porte compacto, o Tera chega para competir principalmente como rival de Fiat Pulse e Renault Kardian. O SUV também já vem com a nova linguagem de design da marca, com uma grade do para-choque mais protagonista (com formas em L).
Enquanto, tanto a grade que acomoda o logotipo, sem ligação iluminada por LED, como os faróis são mais afilados. Junto disso, formas frontais mais abauladas, principalmente na chapa do capô, tudo para dar mais volume e mostrar um perfil maior do que o Tera exatamente é.
O Tera também já vem com uma medida adotada nas atualizações de visual do novo Nivus e T-Cross. Em vez das luzes de neblina, a montadora optou pelas tomadas de ar na vertical. No Nivus, essa solução deixou o SUV mais rápido e econômico.
Na parte traseira, a caída cupê termina com as lanternas que ficam em uma linha de cintura mais alta. O terá vem com uma barra que liga as duas lanternas, mas sem o LED iluminado, como T-Cross e Nivus ganharam recentemente.
Como a VW revelou, a linha de montagem de Taubaté precisou de uma atualização, principalmente para acomodar a pintura em duas cores, assim como a estrutura para instalação de assistentes do sistema ADAS.
Por dentro, o Tera traz boa parte do que já vemos em outros modelos da marca. Painel de instrumentos digital, volante multifuncional, assim como a central multimídia VW Play Connect recém-atualizada, que possui pareamento com Android Auto e Apple Carplay sem fio.
O ar-condicionado é digital, mas com acionamento via touch, que já rendeu algumas reclamações. Nas versões de topo, o Tera contará com carregamento por indução.