Duster europeu terá versão elétrica 4x4 com ajuda do Kardian
A Dacia, subsidiária romena de veículos de baixo custo da Renault na Europa, acaba de anunciar que o SUV Duster ganhará uma nova versão de topo totalmente elétrica e com tração 4x4 construída sobre a mesma plataforma do Kardian, SUV compacto produzido pela marca francesa no Brasil.
Embora o Renault Kardian e o Dacia Duster compartilhem a plataforma CMF-B, o SUV brasileiro recebeu melhorias em sua base para se adequar ao mercado sul-americano. Na Europa, o SUV romeno não acompanhou a evolução e manteve a sua forma sem grandes acréscimos tecnológicos. Mas agora, a Dacia será obrigada a aprimorar a estrutura do Duster.
Você também pode se interessar por:
- Novo Renault Duster ganha estreia com motor híbrido e tração 4x4
- Renault Duster tem desconto de R$ 30 mil e fica mais barato que Polo
- Renault Duster Intense Plus Manual 2026: todos os detahes do SUV em 50 fotos
- 10 SUVs que menos desvalorizaram no primeiro ano de uso
Cumprindo o calendário de metas de regras de emissões estipulados pela União Europeia e Reino Unido, a subsidiária da Renault começou a investir também em modelos elétricos. Hoje, a Dacia comercializa o Duster em quatro versões, sendo apenas uma com motor totalmente a combustão e câmbio manual enquanto as outras três possuem motorização híbrida-leve (MHEV), sendo a opção mais completa a única equipada com tração 4x4.
A ideia da marca é criar uma nova opção topo de gama para o Duster movida a eletricidade com tração nas quatro rodas. Para isso, será necessária uma atualização da plataforma atual, que na Europa será a CMF-BEV, e que também será adotada em novos modelos, como a próxima geração do Twingo.
Divulgação/Dacia
Para combinar eletricidade e tração 4x4, a nova base terá de ser capaz de abrigar um segundo motor elétrico no eixo traseiro, que funcionará em sincronia com o propulsor dianteiro para tracionar as quatro rodas simultaneamente.
O lançamento ainda não tem data para acontecer, mas deverá ocorrer após a estreia do novo Dacia Sandero, que será o primeiro modelo elétrico da marca romena, previsto para chegar às lojas europeias em 2027.
Por se tratar de um modelo da subsidiária de modelos acessíveis Renault em outro continente, é bem provável que a versão elétrica do novo Duster não chegue tão cedo ao Brasil. No entanto, a estreia da nova plataforma com capacidade para receber motores eletrificados pode trazer novidades a gama de carros da montadora no país, que aproveitar a base em seus modelos por aqui.