Novo Jeep Compass tem truque para finalmente ser econômico

Para a próxima geração, SUV focou em arrumar ponto negativo e para isso utilizou somente seu visual
Por
02.07.2025 às 01:48 • Atualizado em 03.07.2025
Compartilhe:
Para a próxima geração, SUV focou em arrumar ponto negativo e para isso utilizou somente seu visual

O Jeep Compass chegou ao mercado em 2016. O SUV é o líder de venda entre os rivais, mas um ponto de reclamação entre os motoristas está no seu consumo de gasolina, no entanto, a fabricante já se prepara para mudar isso na próxima geração do SUV.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Isso porque, na nova geração, revelada recentemente, um dos focos do modelo foi a aerodinâmica. Dessa forma, o modelo passou por horas em testes de tuneis de vento, com o foco em reduzir o arrasto ao máximo.

Você também pode se interessar por:

Caso você não saiba, o nome já diz tudo. Nos tuneis de vento, o carro é colocado a frente de uma espécie de ventilador gigante ou algo que simule o ar em movimento. Conforme o vento vai saindo e atingindo o carro, engenheiros calculam como diminuir a “força” do ar contra o carro. A tecnologia é muito utilizada em categorias de automobilismo, como a Fórmula 1, por exemplo.

Divulgação/Jeep

Divulgação/Jeep

Entre as partes otimizadas para a nova geração do Jeep Compass estão: grade frontal com persianas ativas (abrindo e fechando, se necessário); parte inferior do carro completamente plana (melhorando o fluxo de ar) e até mesmo rodas otimizadas para reduzir a resistência do modelo.

Como é o novo Jeep Compass?

Divulgação/Jeep

Divulgação/Jeep

Apesar de mais moderno, o novo Jeep Compass não perdeu a essência da marca, e se assemelha com ocom o Jeep Commander. Na frente, as sete barras continuam presente, recebendo um filete de LED na parte superior de cada uma delas.

Na traseira, o destaque está nas lanternas com um formato de X e que são interligadas por uma barra de LED. Em relação às dimensões, o SUV ficou maior, são 4,54 metros de comprimento, 1,90 m de altura, 1,67 m de largura e 2,77 m de entre-eixos.

Outra novidade está na motorização, o SUV possui três tipos distintos: híbrida-leve, híbrida plug-in e elétrica. A versão de entrada combina um motor 1.2 turbo junto de outro elétrico de 48V, rendendo até 147 cv e 23,5 kgfm de torque.

Divulgação/Jeep

Divulgação/Jeep

Já o Compass híbrido plug-in utiliza o mesmo motor 1.2 turbo, mas junto de outro elétrico, aumentando o desempenho para 197 cv e 35,7 kgfm de torque, somente no modo elétrico a autonomia é de 83 km.

Para as configurações elétricas, são três versões diferentes:

São três versões elétricas do Compass:

  • Motor elétrico de 210 cv e 35,18 kgfm de torque, bateria de 74 kWh e autonomia de 500 km
  • Motor elétrico de 230 cv e 35,18 kgfm de torque, bateria de 96 kWh e autonomia de 650 km
  • Motor elétrico dianteiro 375 cv e traseiro de 345 cv e 23,7 kgfm de torque (tração integral), bateria de 96 kWh e 600 km de autonomia

Por fim, no Brasil, o Jeep Compass deverá desembarcar por aqui nos próximos anos. No entanto, o Compass deve ter mesmo versões hibridas por aqui, conjunto esse o MHEV de 48V com o motor turbo T270.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Jornalista Automotivo

Compartilhe este artigo:

Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.