Toyota Yaris Cross chega neste semestre prometendo até 32 km/l

SUV compacto tem visual de mini RAV4, com produção nacional e no segmento mais concorrido atualmente da indústria
Vinicius Moreira
Por
01.07.2025 às 14:46
Compartilhe:
SUV compacto tem visual de mini RAV4, com produção nacional e no segmento mais concorrido atualmente da indústria

O Toyota Yaris Cross já está disponível em mercados vizinhos como Chile e Paraguai. Prometido para esse ano no Brasil, o SUV compacto era aguardado no primeiro semestre, o que não aconteceu. Mesmo assim, a espera deve valer a pena, ainda mais quando a assunto é consumo de combustível.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Com produção em Sorocaba (SP), o Yaris Cross vai concorrer no segmento mais aquecido atualmente, que é dos SUVs compactos entre R$ 140.000 e R$ 200.000. Mas antes disso, o Yaris Cross híbrido vendido no Chile, por exemplo, já pode dar uma amostra do que teremos por aqui.

Você também pode se interessar:

De acordo com a Toyota, o SUV híbrido oferece 32,3 km/l na cidade e 24,4 km/l na estrada. Vale lembrar que, assim como no Chile, o Yaris Cross tem grandes chances de ser vendido como o Corolla Cross, com configurações híbrida e a combustão.

Só com o motor a combustão, o Yaris Cross recebe um 1.5 flex aspirado de até 110 cv e 14,9 kgfm de torque, associado ao câmbio automático do tipo CVT com marchas simuladas.

Com o auxílio do motor elétrico, o SUV recebe o mesmo 1.5, mas que atua em ciclo Atkinson, que privilegia a eficiência, mas perde potência, ou seja, cai para 91 cv e 12,3 kgfm de torque. O propulsor a energia elétrica entrega 80 cv e 14,4 kgfm. Juntos, eles oferecem 111 cv.

Para alimentar o sistema elétrico, o Yaris Cross tem uma bateria de 0,7 kWh de capacidade. Com o motor elétrico como protagonista, a usina térmica será flex e será abastecida pelo combustível no tanque, o qual aponta apenas 36 litros.

Para o Brasil, o Yaris Cross deve passar por uma leve recalibração, pensando nas recentes regras do Proconve PL8 e na próxima, que entra em vigor em 2027.

Como é o Toyota Yaris Cross

O Brasil é um mercado emergente, onde o Yaris Cross é geralmente vendido. Em outros lugares, o SUV tem medidas de modelo compacto, mas com dimensões espaçosas. São elas: 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Outra capacidade que empolga é a do porta-malas, com até 471 litros.

Estruturalmente, o Yaris Cross usa a TNGA, uma base simplificada da TNGA, usada em Corolla e Corolla Cross. É como a Volkswagen faz com Virtus, Nivus, T-Cross e Tera com a MQB A0, uma arquitetura simplificada da MQB usada no Taos.

Olhar para o Yaris Cross e não o comparar com o Toyota RAV4 é quase impossível. Seja na dianteira ou na traseira, o SUV compacto usa bastante da linguagem do irmão maior.

Assistentes de condução e segurança não devem faltar ao Yaris Cross, principalmente nas versões mais caras. O posto do modelo será o de SUV compacto da marca, única lacuna disponível da marca japonesa no Brasil.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp