Novo VW T-Cross 2025 gabarita mais uma vez teste de segurança do Latin NCAP

SUV compacto se dá bem de novo na avaliação da entidade
Diego Dias
Por
25.09.2024 às 16:15 • Atualizado em 27.11.2024
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SUV compacto se dá bem de novo na avaliação da entidade

O Latin NCAP divulgou nesta quarta-feira (25) mais uma fase de seus testes de segurança no qual dessa vez o Volkswagen T-Cross 2025 foi um dos modelos avaliados. Renovado no primeiro semestre desse ano, o SUV compacto se deu bem na avaliação da entidade que teste a segurança de carros vendidos na América do Sul e Caribe e, com isso, gabaritou a avaliação com o total de cinco estrelas.

Produzido no Brasil na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o VW T-Cross 2025 teve saldo positivo tanto no teste de impacto frontal quanto lateral, protegendo bem os ocupantes adultos e crianças dentro da cabine. Mas importante lembrar que o próprio Latin NCAP destaca que a nota máxima de cinco estrelas se aplica aos T-Cross com chassi que tenha a “letra S ou letras consecutivas no décimo dígito”.

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A entidade avaliou o T-Cross 2025, que traz de série itens como seis airbags e controles de estabilidade e tração, e que foi colocado à prova em testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC.

Dessa forma, o VW T-Cross 2025 alcançou proteção de 92,31% para adultos, 89,80% em proteção de crianças, 65,62% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das vias e 84,96% em sistemas de assistência à segurança, como o controle de estabilidade e tração, por exemplo.

Segundo o Latin NCAP, o T-Cross teve bom desempenho no geral. O SUV traz estruturas de impacto estáveis (também na região dos pés) e ofereceu proteção considerada de adequada a boa para adultos nos testes de colisão frontal e lateral. O senão fica para o teste de impacto de poste, onde o SUV ofereceu proteção considerada “marginal” – mesma classificação no teste de “efeito chicote”, na região do pescoço. No teste de impacto lateral, a proteção foi boa para cabeça, abdômen e pelve, mas foi marginal para a região do tórax.

A entidade destacou ainda que o VW T-Cross 2025 avaliado foi da versão mais básica disposta com equipamento de segurança passiva, o que no caso do Brasil seria o T-Cross Sense 200 TSI, que somente seis airbags e controles de estabilidade e tração. Assim, o Latin NCAP “recomenda que os consumidores comprem versões equipadas com tecnologias ADAS que tenham sido avaliadas e tenham bom desempenho”.

Vale lembrar que o T-Cross dispõe de itens de assistência ao motorista (ADAS), mas que no caso do Brasil estão disponíveis como equipamentos de série somente a partir da versão 200 TSI, que soma piloto automático adaptativo e frenagem automática de emergência com detector de pedestres.

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