Novo VW T-Cross 2025 gabarita mais uma vez teste de segurança do Latin NCAP
O Latin NCAP divulgou nesta quarta-feira (25) mais uma fase de seus testes de segurança no qual dessa vez o Volkswagen T-Cross 2025 foi um dos modelos avaliados. Renovado no primeiro semestre desse ano, o SUV compacto se deu bem na avaliação da entidade que teste a segurança de carros vendidos na América do Sul e Caribe e, com isso, gabaritou a avaliação com o total de cinco estrelas.
Produzido no Brasil na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o VW T-Cross 2025 teve saldo positivo tanto no teste de impacto frontal quanto lateral, protegendo bem os ocupantes adultos e crianças dentro da cabine. Mas importante lembrar que o próprio Latin NCAP destaca que a nota máxima de cinco estrelas se aplica aos T-Cross com chassi que tenha a “letra S ou letras consecutivas no décimo dígito”.
Você também pode se interessar por:
- Peugeot 2008 enfrenta VW T-Cross entre SUVs de até R$ 120 mil
- VW T-Cross picape: conheça o projeto que dá pistas da futura Tarok
- VW AAC e Touareg: receita da Tarok existiu há 20 anos (mas um pouco diferente)
- Carros com as piores notas de segurança no novo teste do Latin NCAP
Como o VW T-Cross se saiu no teste de segurança?
A entidade avaliou o T-Cross 2025, que traz de série itens como seis airbags e controles de estabilidade e tração, e que foi colocado à prova em testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC.
Dessa forma, o VW T-Cross 2025 alcançou proteção de 92,31% para adultos, 89,80% em proteção de crianças, 65,62% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das vias e 84,96% em sistemas de assistência à segurança, como o controle de estabilidade e tração, por exemplo.
Segundo o Latin NCAP, o T-Cross teve bom desempenho no geral. O SUV traz estruturas de impacto estáveis (também na região dos pés) e ofereceu proteção considerada de adequada a boa para adultos nos testes de colisão frontal e lateral. O senão fica para o teste de impacto de poste, onde o SUV ofereceu proteção considerada “marginal” – mesma classificação no teste de “efeito chicote”, na região do pescoço. No teste de impacto lateral, a proteção foi boa para cabeça, abdômen e pelve, mas foi marginal para a região do tórax.
A entidade destacou ainda que o VW T-Cross 2025 avaliado foi da versão mais básica disposta com equipamento de segurança passiva, o que no caso do Brasil seria o T-Cross Sense 200 TSI, que somente seis airbags e controles de estabilidade e tração. Assim, o Latin NCAP “recomenda que os consumidores comprem versões equipadas com tecnologias ADAS que tenham sido avaliadas e tenham bom desempenho”.
Vale lembrar que o T-Cross dispõe de itens de assistência ao motorista (ADAS), mas que no caso do Brasil estão disponíveis como equipamentos de série somente a partir da versão 200 TSI, que soma piloto automático adaptativo e frenagem automática de emergência com detector de pedestres.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.