CNH Social: o que é, quem tem direito e como solicitar
Grande parte da população aguarda ansiosamente os 18 anos para poder obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, há um grande empecilho para diversos jovens: o custo envolvido para a obtenção desse importante documento.
Atualmente, para retirar a CNH tipo B, que se refere a habilitação para dirigir carros, o custo é de, em média, R$ 2.350. Já a CNH tipo A, referente a motos, custa, em média, R$ 1.600. Contudo, existe um programa pouco conhecido que auxilia pessoas de baixa renda a ter a tão sonhada CNH.
Esse programa é o CNH Social, que oferece oportunidade de retirar a primeira CNH de forma gratuita, seja A ou B. Além de oferecer a adição de alguma categoria ou até a mudança da B para D, que habilita o condutor a dirigir ônibus e caminhões.
Para se inscrever no programa, o cidadão deve procurar o Detran de seu respectivo estado e de cumprir alguns requisitos:
- Ser aluno da rede pública, no caso da modalidade para estudantes
- Estar desempregado por mais de um ano
- Possuir inscrição no Cadastro Único (CadÚnico)
- Ter 18 anos ou mais
- Ser alfabetizado
- Apresentar renda familiar mensal de até dois salários-mínimos
- Ser beneficiário de algum programa social
Porém, nem tudo são flores, infelizmente a CNH Social só está disponível em alguns estados brasileiros, apesar de existir um projeto na câmara que quer incluir a CNH Social em todo o território nacional, confira a lista dos quais já oferecem esse serviço abaixo:
- Acre
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Mato Grosso do Norte
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Roraima
- Santa Catarina
- Tocantins