Carros com as piores notas de segurança no novo teste do Latin NCAP

Modelos testados pela entidade são avaliados em quatro critérios e precisam de boas notas em todos para alcançar as cinco estrelas
Renan Rodrigues
Por
14.07.2023 às 14:53
Modelos testados pela entidade são avaliados em quatro critérios e precisam de boas notas em todos para alcançar as cinco estrelas

Os testes de segurança voltaram a alertar os compradores nas últimas semanas. Com regulamento mais rigoroso do Latin NCAP (explicado no fim do artigo), que é o órgão responsável por essas avaliações para a América Latina e Caribe, diversos carros vendidos no Brasil estão entre as piores notas de segurança nas avaliações.

Os últimos testados foram Jeep Renegade, Volkswagen Taigun(T-Cross vendido na Ásia) e Citroën C3. O primeiro foi polêmico, já que o instituto testou uma unidade do Jeep Renegade que já saiu de linha, dando apenas uma estrela ao modelo.

Voce também pode se interessar por:

Além disso, acusou a Stellantis de usar a antiga nota do SUV (5 estrelas) de forma ilegal em suas propagandas. Na mesma rodada, o Volkswagen garantiu a nota máxima.

Nesta semana, o Citroën C3 de nova geração foi testado e recebeu nota zero. Além disso, o Latin Ncap classificou o teste do hatch como vergonhoso e cobrou da Stellantis melhoria em seus carros.

Vale lembrar que há, atualmente, um investimento alto em segurança por parte das montadoras. Seja por bolsas de airbag, sistemas autônomos de condução e justamente segurança. Para fugir dos carros menos seguros, listamos quais os piores resultados do Latin NCAP desde que a instituição adotou o atual protocolo.

Para o levantamento, a Mobiauto não considerou veículos que não são vendidos no Brasil ou que não estão mais em linha. Dessa forma, modelos como o Hyundai HB20, que ainda é vendido, mas foi testado ainda no pré-facelift e com apenas dois airbags, enquanto o modelo atual tem seis bolsas de ar, ficaram fora. 

Os demais modelos que não apareceram na lista abaixo, como Toyota Corolla, Volkswagen Nivus e Mitsubishi Outlander receberam cinco estrelas. O Hyundai Tucson também poderia ser listado, no entanto, a unidade testada foi fabricada na Coreia do Sul e nunca vendida no Brasil.

9 piores notas do Latin NCAP

1) Volkswagen Polo 4 airbags - 3 estrelas

Proteção para adultos: 73%
Proteção para crianças: 71%
Proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas: 51%
Sistemas de assistência à segurança: 58%

2) Peugeot 208 4 airbags - 2 estrelas

Proteção para adultos: 52%
Proteção para crianças: 55%
Proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas: 54%
Sistemas de assistência à segurança: 56%

3) Fiat Strada CS 2 airbags - 1 estrela

Proteção para adultos: 47%
Proteção para crianças: 22%
Proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas: 40%
Sistemas de assistência à segurança: 42%

4) Toyota Yaris 2 airbags - 1 estrela

Proteção para adultos: 41%
Proteção para crianças: 64%
Proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas: 62%
Sistemas de assistência à segurança: 42%

5) Fiat Strada CD 4 Airbags - 1 estrela

Proteção para adultos: 41%
Proteção para crianças: 53%
Proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas: 40%
Sistemas de assistência à segurança: 49%

6) Citroën C3 - 0 estrela

Proteção para adultos: 31%
Proteção para crianças: 12%
Proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas: 50%
Sistemas de assistência à segurança: 35%

7) Renault Duster 2 airbags - 0 estrela

Proteção para adultos: 29%
Proteção para crianças: 23%
Proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas: 51%
Sistemas de assistência à segurança: 35%

8) Fiat Argo/Cronos 2 airbags - 0 estrela

Proteção para adultos: 24%
Proteção para crianças: 10%
Proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas: 37%
Sistemas de assistência à segurança: 7%

9) JAC E-JS1 - 0 estrela

Proteção para adultos: 0%
Proteção para crianças: 6%
Proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas: 20%
Sistemas de assistência à segurança: 7%

Protocolo atual do Latin NCAP

Em 2021, a instituição mudou seus critérios e testes. Antes, cada carro recebia duas notas, que podiam ser de até cinco estrelas, tanto na proteção para adultos como na proteção para crianças.

Desde então, o órgão cobra que os modelos ainda garantam a boa integridade de pedestres e outros usuários vulneráveis em estradas e tecnologias de assistência à direção.

Para alcançar notas altas, os veículos precisam ir bem em todas as quatro áreas. Desempenho ruim em apenas um dos aspectos, rende notas mais baixas. Para chegar à nota máxima, os veículos testados precisam ter:

  • 75% de proteção para ocupantes adultos
  • 80% de proteção para crianças
  • 50% de proteção para pedestres e vulneráveis
  • 75% em tecnologias de assistência e segurança
Comentários