Toyota Yaris 2023 é só 1.5 e ganha recheio para encarar novos Honda

Família de compactos perde o motor 1.3 e aposta em gama mais enxuta e equipada de versões para enfrentar os City sedan e hatch
Renan Bandeira
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13.01.2022 às 18:00 • Atualizado em 31.03.2022
Família de compactos perde o motor 1.3 e aposta em gama mais enxuta e equipada de versões para enfrentar os City sedan e hatch

A Toyota apresentou nesta quinta-feira (13) a renovação da linha de compactos Yaris, atual família de entrada da marca no Brasil.

Com leve tapa no visual, a linha 2023 de hatch e sedan aposta em novos itens de segurança e uma gama de versões mais enxuta para tentar bater de frente com VW Polo e Virtus, além dos Chevrolet Onix e Onix Plus, Honda City sedan e hatch, e Hyundai HB20 e HB20S.

Família de compactos perde o motor 1.3 e aposta em gama mais enxuta e equipada de versões para enfrentar os City sedan e hatch

Toyota Yaris 2023 - versões e preços:

Yaris Hatch XL 2023: R$ 92.190

Yaris Hatch XS 2023: R$ 101.490

Yaris Hatch XLS 2023: R$ 112.690

Yaris Sedan XL 2023: R$ 96.390

Yaris Sedan XS 2023: R$ 104.990

Yaris Sedan XLS 2023: R$ 116.990

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Família de compactos perde o motor 1.3 e aposta em gama mais enxuta e equipada de versões para enfrentar os City sedan e hatch

Novidades no visual e interior

A reestilização visual dos dois irmãos está concentrada na dianteira. O pára-choque atualizado tem tomada de ar trapezoidal com a base inferior maior, formando o desenho de carretel quando integrado à parte superior da grade. 

As divisórias internas são do tipo colmeia na versão XLS das duas carrocerias, diferentemente do que víamos antes, quando o hatch possuía esse tipo de miolo, mas a do sedan possuía linhas horizontais. 

Família de compactos perde o motor 1.3 e aposta em gama mais enxuta e equipada de versões para enfrentar os City sedan e hatch

Além disso, todas as versões dos Yaris terão luzes de condução diurna de LED de série. A aplicação será diferente para cada configuração: nas XL e XS, elas ficarão nos pára-choques, acima dos faróis de neblina e na vertical; na XLS, estará alocada na parte inferior do farol, na horizontal.

As luzes dos faróis também são diferentes: na XL, são halógenas; na XS, têm projetores e lâmpadas incandescentes; na XLS, têm projetor e LEDs.

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Na lateral, as rodas de liga leve de 15 polegadas trazem um novo design. Já a traseira terá novidade apenas na variante mais completa, que ganhou lanternas de LED.

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Internamente, pouco muda. O cluster ainda é o mesmo analógico com tela de 4,2 polegadas para o computador de bordo multifuncional, assim como a central multimídia de 7 polegadas, que conecta Apple CarPlay e Android Auto via cabo e agora equipará todas as versões.

As configurações XS e XLS integrarão, ainda, ar-condicionado automático e digital. A opção topo de linha será a única da gama com teto solar elétrico, que é exclusividade do Yaris no segmento de hatches e sedans compactos.

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Mais segurança

Outra novidade está na adição de novos itens de segurança. A partir da linha 2023, os Yaris hatch e sedan terão sete airbags e aviso de não afivelamento do cinto de segurança de todos os ocupantes em todas as variantes. 

As opções intermediária e de topo contarão ainda com alerta visual e sonoro de evasão de faixa (sem correção automática) e sistema de pré-colisão frontal com uso de radar e câmera, com aviso sonoro e visual, além de uma carga extra no sistema de freios, se necessário.

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Motorização e consumo

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A Toyota aposentou de uma vez por todas o motor 1.3 flex. Todas as versões do Yaris nas duas carrocerias serão empurradas pelo veterano motor 1.5 flex de 105/110 cv e 14,3/14,9 kgfm (gasolina/etanol), sempre gerenciado pelo câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas.

O conjunto pode trabalhar nos modos de condução Eco, Normal e Sport - que alteram a relação da transmissão para entregar mais eficiência em consumo de combustível ou desempenho. As variantes XS e XLS possuem, também, borboletas para trocas de marcha atrás do volante.

Para se adequar às regras da sétima fase do Proconve (programa de controle de emissões), a fabricante fez pequenos ajustes no motor. Ele segue com as mesmas especificações de potência e torque, mas ganhou novos materiais nas tubulações de combustível e teve a central eletrônica reprogramada para ser mais eficiente na partida a frio.

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A Toyota não divulgou os dados de aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima, mas informou parte dos dados de consumo no Inmetro:

Toyota Yaris Hatch: 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, com etanol. Os dados com gasolina não foram divulgados.

Toyota Yaris Sedan: 9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, com etanol. Os dados com gasolina não foram divulgados.

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Aumento das vendas

De acordo com a Toyota, a previsão é que Yaris hatch e sedan aumentem seus volumes de venda neste ano. Em 2021, foram comercializadas 12.436 unidades do três volumes e 21.126 unidades do hatch, totalizando menos de 35 mil, exemplares.

Para este ano, a marca espera algo em torno de 40 mil vendas para as duas carrocerias somadas, dendo o sedan responsável por 16 mil e o hatch, pelos 24 mil restantes. Tais números representam, respectivamente, fatias de 40% e 60% do volume total.

Itens de série Toyota Yaris Hatch e Sedan 2023

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Yaris Hatch e Sedan XL:

Visual: aplique preto na coluna B, aerofólio traseiro, espelhos retrovisores na cor da carroceria, rodas de aço de 15 polegadas, faróis com iluminação halógena e luz de condução diurna de LED

Conforto: porta-malas com abertura elétrica, abertura interna da tampa do tanque de combustível, ar-condicionado manual, direção elétrica progressiva, duas entradas USB traseiras (2,1 Ah) para carga lenta, entrada 12 V no console central, Eco Driving (indicador de direção econômica), vidros elétricos em todas as portas e regulagem de altura na coluna de direção.

Tecnologia: painel de instrumentos analógico, computador de bordo com 12 funções e central multimídia de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Segurança: sete airbags, apoio de cabeça e cinto três pontos para todos os ocupantes, aviso de não afivelamento do cinto de segurança em todos os assentos, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, freios ABS com distribuição EBD, desembaçador do vidro traseiro, sistema Isofix e trava elétrica automática (após 20 km/h). 

*Sedan conta com banco traseiro rebatível em 60:40 desde a versão de entrada.

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Yaris Hatch e Sedan XS:

Itens da XL mais:

Visual: acabamento do volante e manopla do câmbio em couro, acabamento interno em tecido preto, maçanetas internas na cor prata, roda de liga leve de 15 polegadas com acabamento cinza, faróis com projetor e luzes halógenas, laternas traseiras com guias de LED

Conforto: ar-condicionado automático e digital, banco traseiro com rebatimento 60:40, chave presencial e partida por botão, descansa braços com porta-copos na segunda fileira, aletas para trocas de marchas atrás do volante e vidros com acionamento um toque.

Tecnologia: câmera de ré com guias auxiliares e projeção no sistema multimídia, computador de bordo com tela de TFT de 4,2”, controle de velocidade de cruzeiro, 

Segurança: sistema de pré-colisão frontal com uso de radar e câmera, com aviso sonoro e visual, além de uma carga extra no sistema de freios, se necessário, e alerta de evasão de faixa.

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Yaris Hatch e Sedan XLS:

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Itens da XS mais:

Visual: faróis de neblina de LED, acabamento das portas e bancos parcialmente em couro, grade dianteira com acabamento do tipo colmeia, rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento em preto e prata, faróis com projetores e LED, luz de condução diurna acoplada ao farol e teto solar elétrico.

Conforto: retrovisores externos com rebatimento elétrico e acionamento por botão, retrovisor interno com antiofuscamento.

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Imagens: Toyota/divulgação - Artes das placas: Kleber Silva

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