Toyota tem mais um carro suspenso por fraude em testes de segurança
A Toyota tem mais um carro suspenso por fraude em testes de colisão. O primeiro caso foi noticiado pela Mobiauto nas últimas semanas, envolvendo o sedan Yaris Ativ. Agora foi a vez do Toyota Raize se envolver na mesma polêmica - além de seu irmão de plataforma Daihatsu Rocky.
A reputação da marca, que sempre foi um dos argumentos mais fortes de venda de seus produtos, está em xeque com o segundo escândalo envolvendo o assunto. No primeiro caso, que envolveu o sedan, cerca de 88 mil unidades foram afetadas, e agora o SUV (junto do Rocky) teve mais de 75 mil compradores prejudicados. Ambos os produtos tiveram as vendas suspensas.
Você também pode se interessar por:
- Toyota investirá R$ 1,63 bi para produzir novo SUV híbrido flex no Brasil
- Toyota Corolla e Corolla Cross: entenda como funciona o sistema híbrido flex
- Toyota Yaris Cross é revelado na Ásia e antecipa novo SUV nacional
- Toyota Corolla Cross Hybrid ficará mais forte ao custo de R$ 62 milhões
Vale lembrar que, no caso do Yaris Ativ, a fraude se deu por causa de um novo acabamento nas portas do sedan que reforçava a estrutura e prevenia um possível acidente com a quebra da peça durante a colisão lateral, ao que parece.
O problema é que esse item não está nos produtos de fabricação em série e havia sido instalado apenas nas unidades de teste.
No caso do Raize, as irregularidades envolveram o teste de colisão lateral contra postes, onde os resultados devem ser apresentados em ambas as laterais, porém foi descoberto que as simulações foram burladas e não mantiveram o padrão necessário
O caso está sendo chamado de “grave violação da confiança do consumidor” por Toyota e Daihatsu. Além disso, o incidente está sendo investigado para entender todas as irregularidades que ocorreram e quem deve ser responsabilizado.
Plataforma virá ao Brasil
Em comum, Yaris Ativ e Raize são construídos sobre a plataforma DNGA (Daihatsu New Global Architecture), que é uma simplificação da TNGA (Toyota New Global Architecture). Essa base será usada no Brasil para a construção do novo Yaris Cross, como a Mobiauto já contou neste outro artigo. Vale lembrar que nem Yaris Ativ ou Raize virão ao Brasil.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.