Toyota tem mais um carro suspenso por fraude em testes de segurança
A Toyota tem mais um carro suspenso por fraude em testes de colisão. O primeiro caso foi noticiado pela Mobiauto nas últimas semanas, envolvendo o sedan Yaris Ativ. Agora foi a vez do Toyota Raize se envolver na mesma polêmica - além de seu irmão de plataforma Daihatsu Rocky.
A reputação da marca, que sempre foi um dos argumentos mais fortes de venda de seus produtos, está em xeque com o segundo escândalo envolvendo o assunto. No primeiro caso, que envolveu o sedan, cerca de 88 mil unidades foram afetadas, e agora o SUV (junto do Rocky) teve mais de 75 mil compradores prejudicados. Ambos os produtos tiveram as vendas suspensas.
Você também pode se interessar por:
- Toyota investirá R$ 1,63 bi para produzir novo SUV híbrido flex no Brasil
- Toyota Corolla e Corolla Cross: entenda como funciona o sistema híbrido flex
- Toyota Yaris Cross é revelado na Ásia e antecipa novo SUV nacional
- Toyota Corolla Cross Hybrid ficará mais forte ao custo de R$ 62 milhões
Vale lembrar que, no caso do Yaris Ativ, a fraude se deu por causa de um novo acabamento nas portas do sedan que reforçava a estrutura e prevenia um possível acidente com a quebra da peça durante a colisão lateral, ao que parece.
O problema é que esse item não está nos produtos de fabricação em série e havia sido instalado apenas nas unidades de teste.
No caso do Raize, as irregularidades envolveram o teste de colisão lateral contra postes, onde os resultados devem ser apresentados em ambas as laterais, porém foi descoberto que as simulações foram burladas e não mantiveram o padrão necessário
O caso está sendo chamado de “grave violação da confiança do consumidor” por Toyota e Daihatsu. Além disso, o incidente está sendo investigado para entender todas as irregularidades que ocorreram e quem deve ser responsabilizado.
Plataforma virá ao Brasil
Em comum, Yaris Ativ e Raize são construídos sobre a plataforma DNGA (Daihatsu New Global Architecture), que é uma simplificação da TNGA (Toyota New Global Architecture). Essa base será usada no Brasil para a construção do novo Yaris Cross, como a Mobiauto já contou neste outro artigo. Vale lembrar que nem Yaris Ativ ou Raize virão ao Brasil.
Jornalista Automotivo