Toyota investirá R$ 1,63 bi para produzir novo SUV híbrido flex no Brasil
Primeira marca a produzir um veículo híbrido flex no Brasil, quando lançou a nova geração do Corolla em 2019, a Toyota acaba de anunciar mais um grande investimento em eletrificação no Brasil junto de Tarcísio de Freitas, governador do Estado de São Paulo.
Aproveitando o Programa ProVeículo Verde, que incentiva o desenvolvimento de veículos menos poluentes por meio de liberação de crédito acumulado de ICMS, a Toyota vai investir o total de R$ 1,63 bilhão em sua fábrica de Sorocaba (SP). Esse montante será destinado para a produção de um novo "veículo compacto híbrido flex" - que pode ser o tão esperado Yaris Ativ Cross.
Além disso, a Toyota também anunciou um aporte de R$ 61,8 milhões, que será destinado para a atualização de um modelo híbrido flex. Nas entrelinhas, a atualização deverá ser do Corolla Cross Hybrid flex, que deve ganhar uma reestilização entre 2024 e 2025.
Vale lembrar que a marca já aplicou um investimento de R$ 50 milhões na fábrica da Indaiatuba (SP) para renovação do Corolla Sedan, que deve chegar ao nosso mercado no segundo semestre de 2023.
Você pode se interessar por:
- Citroën C3 Feel Pack vs Fiat Argo Trekking: qual melhor hatch metido a SUV
- Jeep Renegade 2023 fica mais caro e já custa os R$ 175 mil de um Compass
- Venda de carros: Governo quer ajudar indústria e cobra ação das fabricantes
- 7 dicas para vender seus carros com o mercado em retração
O que já sabemos sobre o novo SUV híbrido flex?
Com o sucesso de Corolla e Corolla Cross híbridos, a Toyota vai investir pesado em modelos desse segmento. A Mobiauto já noticiava, em junho de 2021, que a fabricante japonesa pretendia fabricar um SUV compacto híbrido flex para o Brasil, que seria produzido em Sorocaba (SP).
O palpite agora é que esse modelo seja o novo Yaris Ativ Cross, veículo que já é esperado na Tailândia e deriva do Yaris Ativ - equivalente ao nosso Yaris Sedan por lá -, e que já é aventado pela mídia local para ser revelado no terceiro trimestre deste ano para o país asiático.
Por ser um projeto para mercados emergentes, o novo modelo é o mais cotado para chegar o Brasil, e não devemos ter aquele Yaris Cross destinado ao mercado europeu.
De qualquer forma, podemos esperar um porte similar ao de Nissan Kicks, Honda HR-V, Jeep Renegade, VW T-Cross, Chevrolet Tracker e companhia. Só que a construção deve ser feita sobre a plataforma DNGA, uma variante de baixo custo da TNGA, usada nos Corolla.
Na Tailânda, o SUV deverá usar um híbrido do tipo e-Smart, como prevê o site Headlightmag.com. O sistema funciona com um motor 1.5 quatro-cilindros 16V aspirado a combustão, que não tem compressor de ar e funciona apenas como gerador para uma pequena bateria.
Essa bateria, por sua vez, alimenta um motor elétrico que fica responsável o tempo inteiro pela tração das rodas. Ou seja, a propulsão efetiva do carro ocorre como se ele fosse um elétrico. Trata-se de uma solução muito similar ao sistema e-Power da Nissan.
Aqui no Brasil, a marca já conta com o 1.8 híbrido pleno e flex, que é o usado nos Corolla. Só resta saber se a marca aproveitará a usina para o novo projeto, ou investirá no sistema e-Smart.
Aparentemente a aposta da fabricante será justamente o motor híbrido flex. Afinal, no comunicado de imprensa, a Toyota afirma que vai efetivar cerca de 700 colaboradores por causa do novo SUV híbrido flex, que tem trem de força composto "por dois motores, um elétrico e outro à combustão, sem a necessidade de recarga externa" - que é justamente a composição da usina usada nos Corolla.
"O motor híbrido flex será montado na planta de motores em Porto Feliz (SP), com previsão de chegada ao mercado brasileiro em 2024", concluiu a empresa.
Independente da motorização, a expectativa é que o novo SUV híbrido seja produzido por aqui entre 2024 e 2025. Já seu nome pode ser Yaris Cross mesmo, aproveitando a nomenclatura já usada pelos veículos compactos de entrada da marca.
Projeções: Kleber Silva/@kdesignag
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.
Outras notícias
- Guia de compra
Toyota Corolla híbrido 2024: o que você deve saber antes de comprar
- Novidades sobre carros
Qual o tamanho do desafio do BYD King contra o Toyota Corolla?
- Novidades sobre carros
Toyota terá três híbridos plug-in com ajuda da BYD
- Curiosidades
Toyota Innova Crysta: conheça a Zafira indiana com cara de Hilux
- Novidades sobre carros
Segredo: picape do Toyota Corolla já tem data para chegar ao Brasil
- Novidades sobre carros
Toyota RAV4 de R$ 400 mil adianta futuro motor híbrido plug-in flex nacional
- Novidades sobre carros
Toyota apresenta SUV 1.0 turbo com porte de Pulse e que custa R$ 47 mil
- Guia de compra
Toyota Corolla Cross híbrido: qual é o custo para manter o SUV por ano?
- Curiosidades
Hyundai Ioniq 5 passa em teste e ganha CNH sem precisar de motorista