Toyota investirá R$ 1,63 bi para produzir novo SUV híbrido flex no Brasil

Investimento será feito na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) e também inclui atualização de outro modelo eletrificado
Diego Dias
Por
19.04.2023 às 11:46
Investimento será feito na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) e também inclui atualização de outro modelo eletrificado

Primeira marca a produzir um veículo híbrido flex no Brasil, quando lançou a nova geração do Corolla em 2019, a Toyota acaba de anunciar mais um grande investimento em eletrificação no Brasil junto de Tarcísio de Freitas, governador do Estado de São Paulo. 

Aproveitando o Programa ProVeículo Verde, que incentiva o desenvolvimento de veículos menos poluentes por meio de liberação de crédito acumulado de ICMS, a Toyota vai investir o total de R$ 1,63 bilhão em sua fábrica de Sorocaba (SP). Esse montante será destinado para a produção de um novo "veículo compacto híbrido flex" - que pode ser o tão esperado Yaris Ativ Cross. 

Além disso, a Toyota também anunciou um aporte de R$ 61,8 milhões, que será destinado para a atualização de um modelo híbrido flex. Nas entrelinhas, a atualização deverá ser do Corolla Cross Hybrid flex, que deve ganhar uma reestilização entre 2024 e 2025.

Vale lembrar que a marca já aplicou um investimento de R$ 50 milhões na fábrica da Indaiatuba (SP) para renovação do Corolla Sedan, que deve chegar ao nosso mercado no segundo semestre de 2023.

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Com o sucesso de Corolla e Corolla Cross híbridos, a Toyota vai investir pesado em modelos desse segmento. A Mobiauto já noticiava, em junho de 2021, que a fabricante japonesa pretendia fabricar um SUV compacto híbrido flex para o Brasil, que seria produzido em Sorocaba (SP).

O palpite agora é que esse modelo seja o novo Yaris Ativ Cross, veículo que já é esperado na Tailândia e deriva do Yaris Ativ - equivalente ao nosso Yaris Sedan por lá -, e que já é aventado pela mídia local para ser revelado no terceiro trimestre deste ano para o país asiático. 

Por ser um projeto para mercados emergentes, o novo modelo é o mais cotado para chegar o Brasil, e não devemos ter aquele Yaris Cross destinado ao mercado europeu.

De qualquer forma, podemos esperar um porte similar ao de Nissan Kicks, Honda HR-V, Jeep Renegade, VW T-Cross, Chevrolet Tracker e companhia. Só que a construção deve ser feita sobre a plataforma DNGA, uma variante de baixo custo da TNGA, usada nos Corolla.

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Na Tailânda, o SUV deverá usar um híbrido do tipo e-Smart, como prevê o site Headlightmag.com. O sistema funciona com um motor 1.5 quatro-cilindros 16V aspirado a combustão, que não tem compressor de ar e funciona apenas como gerador para uma pequena bateria.

Essa bateria, por sua vez, alimenta um motor elétrico que fica responsável o tempo inteiro pela tração das rodas. Ou seja, a propulsão efetiva do carro ocorre como se ele fosse um elétrico. Trata-se de uma solução muito similar ao sistema e-Power da Nissan.

Aqui no Brasil, a marca já conta com o 1.8 híbrido pleno e flex, que é o usado nos Corolla. Só resta saber se a marca aproveitará a usina para o novo projeto, ou investirá no sistema e-Smart.

Aparentemente a aposta da fabricante será justamente o motor híbrido flex. Afinal, no comunicado de imprensa, a Toyota afirma que vai efetivar cerca de 700 colaboradores por causa do novo SUV híbrido flex, que tem trem de força composto "por dois motores, um elétrico e outro à combustão, sem a necessidade de recarga externa" - que é justamente a composição da usina usada nos Corolla.

"O motor híbrido flex será montado na planta de motores em Porto Feliz (SP), com previsão de chegada ao mercado brasileiro em 2024", concluiu a empresa.

Independente da motorização, a expectativa é que o novo SUV híbrido seja produzido por aqui entre 2024 e 2025. Já seu nome pode ser Yaris Cross mesmo, aproveitando a nomenclatura já usada pelos veículos compactos de entrada da marca.

Projeções: Kleber Silva/@kdesignag 

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