Toyota Yaris Cross é revelado na Ásia e antecipa novo SUV nacional

SUV compacto se diferencia do irmão europeu em porte, plataforma e motorização, e não deixa de lado o visual do Corolla Cross
Renan Rodrigues
Por
15.05.2023 às 09:09
SUV compacto se diferencia do irmão europeu em porte, plataforma e motorização, e não deixa de lado o visual do Corolla Cross

Enquanto o Brasil aguarda o fruto do investimento de R$ 1,7 bilhão da Toyota, a Indonésia pode ter revelado o possível SUV que completará a gama da marca aqui em nosso mercado. Trata-se do Yaris Cross, mas não é aquele modelo europeu que a gente já conhece. 

Assim como a nova geração do sedã Yaris, apresentada somente no mercado asiático, o SUV se difere do europeu já na plataforma. No lugar da TNGA ((Toyota New Global Architecture) está a DNGA (Daihatsu New Global Architecture), que é uma variante da marca de baixo do custo do grupo. A plataforma também é conhecida como TNGA-B. 

No mercado indonésio, o Yaris Cross fará a ponte entre o Raizen, que é um SUV com porte de Fiat Pulse, e o Corolla Cross. Portanto, estamos falando justamente de um SUV compacto, que é a expectativa para o mercado nacional. 

O Yaris Cross asiático tem 4,31 m de comprimento e entre-eixos de 2,62 m, além de 1,61 m de altura. Para efeitos de comparação, o Hyundai Creta tem 4,29 m de comprimento, 2,61 m de entre-eixos e 1,63 m de altura. 

O motor também é diferente dos Toyota híbridos que já conhecemos. O Yaris Cross será lançado com um motor 1.5 aspirado que entrega 106 cv e 14 kgfm de torque, com câmbio manual ou automático do tipo CVT. Já a opção híbrida combina um motor 1.5 com 91 cv e 12,34 kgfm de torque a um elétrico de 80 cv e 14,38 kgfm de toque, sempre com câmbio CVT. 

A cara de Corolla Cross e RAV4

SUV compacto se diferencia do irmão europeu em porte, plataforma e motorização, e não deixa de lado o visual do Corolla Cross

Em relação ao modelo europeu, o Yaris Cross asiático além de maior, apresenta design mais parrudo. A grade dianteira é claramente inspirada no Corolla Cross, mas as linhas de para-choque, caixa de rodas e capô passam maior sensação de robustez. 

Já a traseira lembra bastante o irmão maior, como se antecipasse um facelift do Corolla Cross. As lanternas invadem a tampa do porta-malas, enquanto o para-choque parece bem rente ao final da lataria, o que pode causar prejuízos maiores em acidentes. 

No interior, a Toyota aproveitou elementos já conhecidos, há painel parcialmente digital e central multimídia com tela de 10 polegadas flutuante. Ao menos para a Indonésia está prevista a presença de teto solar. 

Quando começa a produção do novo SUV da Toyota

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Nossas mais recentes apurações apontam mais precisamente quando será o início de produção em série (SOP, na sigla em inglês) do modelo: outubro de 2024. Assim, a chegada às ruas pode ocorrer ainda no fim do próximo ano, porém com chances de que o lançamento efetivo fique para o começo de 2025.

Documentos aos quais a Mobiauto teve acesso apontam que a Toyota vem trabalhando na adaptação e serviços pré-operacionais do complexo de Sorocaba para receber o novo produto pelo menos desde abril deste ano.

A marca já prepara treinamentos e trabalhos técnicos para implantação da nova linha, além de acionar fornecedores e preparar a fabricação de componentes específicos para o SUV. O prazo para finalização de todo esse processo é justamente setembro de 2024, para que na sequência a produção em série aconteça. 


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