Novo Toyota Yaris deixa de ser vendido por fraude em teste de segurança

Geração atual do modelo lançada recentemente na Tailândia foi para crash test com reforço estrutural inexistente no projeto original
Renan Bandeira
Por
16.05.2023 às 08:00
Geração atual do modelo lançada recentemente na Tailândia foi para crash test com reforço estrutural inexistente no projeto original

O Toyota Yaris pode não ser um produto de peso como o Corolla é no guarda-chuva da marca japonesa, mas é estrategicamente importante em mercados emergentes. 

Aqui no Brasil, segue a incógnita sobre a continuidade de hatch e sedan nas concessionárias, principalmente após a marca oficializar a produção de um SUV compacto híbrido flex - já apontando qual caminho quer seguir aqui -, e que pode até aproveitar a nomenclatura “Yaris” com adição do Cross. 

Recentemente, na Ásia, a linha Yaris ganhou uma importante atualização. O novo Ativ, que é sobrenome da configuração sedan, diferente do hatch, passou a ser construído sobre a plataforma DNGA, uma simplificação da TNGA - da família Corolla - destinada a mercados emergentes, e que é administrada pela Daihatsu. Ela será base para o tal novo SUV nacional.  

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Mas uma polêmica viralizou nos últimos dias: O novo Toyota Yaris Ativ deixou de ser vendido na Tailândia após constatarem uma fraude nos testes de colisão.  

A descoberta veio por uma denúncia e, ao que parece, a subsidiária da Toyota para o mercado tailandês aplicou um novo acabamento nas portas do sedan que reforçava a estrutura e prevenia um possível acidente com a quebra da peça durante a colisão lateral.  

O problema é que esse item não está nos produtos de fabricação em série e havia sido instalado apenas nas unidades de teste. 

Toyota assume o erro 

A Toyota assumiu o erro e, segundo o presidente-executivo da marca para a Ásia, Masahiko Maeda, o problema pode ter ocorrido por pressão para o lançamento do veículo, e o curto tempo de desenvolvimento do projeto. De acordo com a marca, logo que a Daihatsu descobriu a questão, denunciou aos órgãos regulamentadores e interrompeu a entrega dos carros afetados. 

Ao todo, foram afetadas cerca de 88 mil unidades do Yaris Ativ e até mesmo o presidente global da Toyota, Akio Toyoda, pediu desculpas pelo caso. Até o momento não há previsão de quando o veículo retornará as lojas por lá. 

Vale lembrar, claro, que essa denúncia não envolve a família Yaris vendida no Brasil. Tanto hatch quanto sedan são produzidos em Sorocaba, no interior de São Paulo, sobre a plataforma Toyota B, e não há ligações com a DNGA. 


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