Toyota Mega Cruiser: o Hummer japonês maior e mais raro que o americano
Já imaginou poder comprar um jipão, ao melhor estilo Hummer, mais espaçoso e vendido do outro lado do mundo? Esse é o Toyota Mega Cruise, um veículo originalmente feito para as forças armadas japonesas, mas que foi colocado à venda no mercado posteriormente.
Em um anúncio na página @redsunjdm, um Cruiser ano 1998 com 207.000 km rodados está sendo vendido, e o melhor, o vendedor diz que o jipe está disponível para envio no mundo inteiro.
Você também pode se interessar:
- Hummer chinês estreia motor híbrido que estará nos GWM nacionais
- GWM Tank 300: como é o SUV metido a jipão que virá ao Brasil ano que vem
- GWM Tank 500 Hi4-T: SUV híbrido gigante vai tirar o sono do Toyota SW4
- SUV chinês brutal tem visão noturna militar e até drone por comando de vo
O modelo raro tem o mesmo visual caixote do Hummer e nasceu de um projeto voltado para o transporte militar. Porém, tem algumas diferenças que vamos elencar mais abaixo.
Estima-se que mais de 3.000 unidades tenham sido fabricadas entre 1995 e 2001, mas apenas pouco mais de 100 modelos do jipão japonês foram colocadas à venda para civis. Por isso, vai ser muito mais difícil encontrar um Cruiser do que um Hummer por aí.
Mais recentemente, o Cruiser começou a aparecer em sites de leilões, principalmente nos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, uma unidade do jipe chegou a ser vendida por US$ 75.000 (R$ 379.635) em 2022.
Como é o Toyota Mega Cruiser?
Por se tratar de um veículo feito para situações adversas, o Cruiser tem freio a disco ventilados nas quatro rodas, tração integral com bloqueio de conversor de torque. A suspensão é do tipo barra de torção com braço duplo.
Em dimensões, o Cruiser possui 5.090 mm de comprimento, 3.390 mm de entre-eixos, 2.170 mm de largura, 2.105 mm de altura e 420 mm de vão livre do solo. Para efeitos de comparação, esses números representam 40 mm a mais de comprimento e 101 mm mais de entre-eixos que o Hummer.
Outro dado curioso é que mesmo com medidas maiores, o Cruiser tem cerca de 680 kg a menos que o Hummer H1. São 2850 kg contra 3.395 kg, respectivamente.
Quanto ao trem de força do Cruiser, os números talvez não empolguem muito. Afinal, o jipe tem quase três toneladas e tem como propulsor um motor 4.1 turbodiesel de quatro cilindros, que rendem 150 cv de potência e 38,9 kgfm de torque. Já o Hummer tem motor 6.5, que rende 195 cv de potência e 54 kgfm de torque.
A transmissão do Toyota Cruiser é a automática de quatro velocidades, mas o Cruiser ainda possui uma subtransmissão com bloqueio do diferencial central de duas velocidades.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.