Hummer chinês estreia motor híbrido que estará nos GWM nacionais

Motorização do Tank 400-T promete surpreender com seu sistema híbrido, seja na atuação independente ou combinada do conjunto
Vinicius Moreira
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09.10.2023 às 13:28
Motorização do Tank 400-T promete surpreender com seu sistema híbrido, seja na atuação independente ou combinada do conjunto

Batizado de Tank 400, o off-road da GWM tem elementos intrínsecos que já chamam a atenção do consumidor de SUV, principalmente com visual mais parrudo. No entanto, talvez o maior destaque do modelo chinês esteja na motorização híbrida. Isso porque o inovador conjunto Hi4-T será o mesmo usado nos Haval H6 e H6 GT, fabricados no Brasil.

O conjunto Hi4 é uma evolução do sistema DHT (Transmissão Híbrida Dedicada), o Hi4 significa “Tração Híbrida Inteligente nas Quatro Rodas”, na tradução livre do inglês. Nesta plataforma híbrida, o Tank-400 é equipado com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina, o qual gera 255 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. Além disso, mais dois motores elétricos, posicionados um em cada eixo, podem atuar em conjunto com o motor à combustão ou de maneira independente.

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A bateria tem um tamanho interessante, com 37,1 kwh de capacidade, o que dá a liberdade do SUV “quadradão” rodar pelo menos 105 quilômetros apenas com os motores elétricos, autonomia essa registrada no padrão europeu WLTC.

Quando o utilitário combina os motores a combustão aos outros dois propulsores elétricos, a autonomia fica próxima de veículos diesel e alcança os 800 quilômetros. Já quando está com a bateria totalmente descarregada, o consumo do Tank 400 Hi4-T fica acima dos 10 km/litro – o que é até bom para um SUV deste porte.

A melhor escolha no modo de atuação é determinada em milésimos de segundo. Isso porque o sistema usa o motor elétrico em velocidades baixas e em retomadas, enquanto o motor 2.0 turbo atua nas velocidades mais elevadas. Tudo isso também pode ser usado de forma combinada quando o SUV é exigido para mostrar sua potência máxima, situação em que o SUV pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos – tempo de VW Golf GTI.

Combinados, os motores do conjunto híbrido entregam 414 cv de potência, enquanto o torque fica em 76,5 kgfm. O câmbio é de nove velocidades e a tração integral, que vem dotada de dois bloqueios de diferencial para auxiliar naquele off-road mais pesado.

Sem perder a postura robusta, que o apelidou de Hummer chinês, o Tank 400 é grande e mede 4,98 metros por 1,96 m de largura, com sua distância entre-eixos ficando em longos 4,85 metros.

O robusto SUV da GWM foi apresentado pela primeira vez em 2021 no Salão do Automóvel Chengdu. Suas linhas visivelmente demarcadas, tanto na lateral como no capô do veículo, ajudaram a conferir o apelido de Hummer Chinês ao modelo.

Para saber mais sobre o conjunto de motorização híbrida do Tank 400, confira nossa avaliação dos irmãos Haval H6 e H6 GT:

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