Novo SUV Fiat tem frente inspirada na Toro e volante, no novo Compass

Primeiros traços revelados do Progetto 363 antecipam dianteira com “bigode” para ressaltar a robustez e volante que lembra muito o do SUV da Jeep reestilizado
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13.03.2021 às 16:21 • Atualizado em 06.04.2021
Primeiros traços revelados do Progetto 363 antecipam dianteira com “bigode” para ressaltar a robustez e volante que lembra muito o do SUV da Jeep reestilizado

O grupo Stellantis deu início à série de episódios nos quais revelará, aos poucos, o visual definitivo do Progetto 363, SUV da Fiat que será revelado no final do Big Brother Brasil 2021, em maio, e virará um dos prêmios do vencedor do reality show.

Conforme a Mobiauto já avisou, a apresentação do modelo, cujo nome definitivo ainda não foi informado, será uma avant-première, como a Volkswagen fez com o Taos no fim do ano passado: o carro será revelado, mas a chegada às lojas demorará um tempo a acontecer.

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Primeiros traços revelados do Progetto 363 antecipam dianteira com “bigode” para ressaltar a robustez e volante que lembra muito o do SUV da Jeep reestilizado

A produção do primeiro SUV da Fiat produzido no Brasil, em Betim (MG), começará apenas em setembro, com lançamento efetivo e divulgação de preços entre o fim daquele mês e começo de outubro. Só a partir daí as vendas serão efetivamente iniciadas.

Enquanto isso, vamos nos contentando com doses homeopáticas do modelo. Neste sábado (13), a fabricante revelou alguns traços do mocape em argila do SUV, com direito a rápidos closes mostrando aqueles que serão os faróis e parte do para-choque dianteiro do Progetto 363.

Primeiros traços revelados do Progetto 363 antecipam dianteira com “bigode” para ressaltar a robustez e volante que lembra muito o do SUV da Jeep reestilizado

O que mais nos chamou a atenção foram os traços que remetem à prima maior Toro. Assim como na picape compacta-média, o SUV pequeno terá faróis aparentemente integrados por uma faixa horizontal no topo da grade. Isso pode signicira (ou não) um conjunto óptico dianteiro dividido em três níveis, como acontece no utilitário com caçamba.

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Igualmente marcante é a presença de um bigode que integra todas as molduras laterais e das caixas de roda. A solução visual é similar à da própria Toro a partir da linha 2020, mas ainda mais destacada. Assemelha-se, também, ao aplique na frente do Toyota Corolla Cross.

Além disso, o capô do mocape aparece ressaltado e com vincos bem proeminentes, outro efeito ótico com propósito de aumentar os músculos e a sensação de robustez do modelo.  

Primeiros traços revelados do Progetto 363 antecipam dianteira com “bigode” para ressaltar a robustez e volante que lembra muito o do SUV da Jeep reestilizado

Outro detalhe revelado pelo teaser é o miolo, os raios horizontais e parte do aro do volante multifuncional, que será inédito. De acordo com os desenhos, a peça terá desenho anatômico e um cubo mais achatado que o do irmão Argo, de quem herdará a plataforma.

Primeiros traços revelados do Progetto 363 antecipam dianteira com “bigode” para ressaltar a robustez e volante que lembra muito o do SUV da Jeep reestilizado

No geral, a peça lembra muito aquela que estará presente no novo Jeep Compass, que será lançado no Brasil no início do próximo mês.

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Primeiros traços revelados do Progetto 363 antecipam dianteira com “bigode” para ressaltar a robustez e volante que lembra muito o do SUV da Jeep reestilizado

Painel do Compass 2022 mostra um volante cujo miolo lembra muito o do Progetto 363

O que é o “Progetto 363”?

É um SUV derivado do Argo, como já foi dito anteriormente neste texto. A relação entre o projeto 363 e o hatch é parecida com a que vemos entre VW Nivus e Polo.

Em comum com o hatch compacto, o SUV da Fiat terá a matriz MP1 e boa parte da carroceria: para-brisa, colunas A e B, caixas de roda e portas laterais dianteiras serão as mesmas, assim como as suspensões (McPherson na frente e eixo de torção atrás), embora com calibração exclusiva, bitolas ligeiramente alargadas e maior altura do solo.

Ainda em relação ao Argo, o 363 receberá dianteira com visual exclusivo, além de capô, para-lamas, portas laterais traseiras e todo o balanço traseiro também com visual e recortes inéditos.

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Embora beba da fonte do Argo em alguns aspectos, o modelo estreará elementos que devem ser aproveitados pelo hatch e pelo sedan Cronos no futuro.

Um deles é o motor 1.0 GSE T3, um três-cilindros turboflex 12V com injeção direta, de cerca de 125 cv de potência e mais de 20 kgfm de torque. Ele será gerenciado sempre por câmbio automático.

Isso nas opções intermediárias e de topo, já que as de entrada deverão ter o já conhecido 1.3 quatro-cilindros Firefly aspirado flex de 109 cv e 14,2 kgfm com etanol, com opções de câmbio manual de cinco marchas e CVT.

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Outra novidade será o painel atualizado com quadro de instrumentos digital nas versões de topo (a ser herdado da nova Toro) e a central multimídia UConnect da Strada, incluindo projeção de celulares Android e Apple sem fio.

Espera-se que o novato tenha valores entre R$ 80 mil e 100 mil, sendo posicionado abaixo do Renegade como SUV de entrada do grupo Stellantis no Brasil, para tentar brigar com VW Nivus, Honda WR-V e Caoa Chery Tiggo 2.

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