Renault Kardian foca no VW Nivus com preços entre R$ 120.000 e R$ 140.000

Concessionários veem Kardian como melhor que o Fiat Pulse e querem briga de verdade mesmo com o SUV cupê da marca alemã
Renan Rodrigues
Por
31.10.2023 às 08:00
Concessionários veem Kardian como melhor que o Fiat Pulse e querem briga de verdade mesmo com o SUV cupê da marca alemã

Tudo bem que a gama com quatro versões já vazou, mas o Renault Kardian só terá os preços oficiais revelados em março do ano que vem. No entanto, os executivos da fabricante francesa deixaram escapar algumas informações que apontam para o caminho que o SUV seguirá.

Primeiro, na terça-feira, 24, o presidente da Renault para a América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, em coletiva com um grupo de jornalistas, afirmou que o Kardian brigará no “topo do segmento de SUVs B”.

Essa categoria é ocupada por Fiat Pulse, Volkswagen Nivus e, em menor capacidade de venda, pelo Kia Stonic. Ao se referir ao topo desse segmento, Pedrucci colocou o Volkswagen Nivus com o grande rival a ser desafiado pelo Renault Kardian.

Você também pode se interessar por:

Afinal, o SUV da Volkswagen já custa entre R$ 130.890 e R$ 147.890. O Kia Stonic é vendido em versão única, por R$ 139.990. Já o Fiat Pulse varia entre R$ 102.990 e R$ 133.490. Portanto, em termos de preço, o Nivus ocupa o posto mais alto do grupo.

E não só isso: seu desenho de SUV cupê e equipamentos como o quadro de instrumentos digital e a central multimídia de 10 polegadas despertam no imaginário do consumidor a sensação de um carro melhor, mais sofisticado e esportivo. Mesmo que ele careça de um acabamento mais refinado.

Concessionários querem peitar o Nivus

Nas últimas semanas, a Renault levou um grupo de concessionários para a França. O objetivo era conhecer o Kardian e outros oito lançamentos previstos pela Renault para o Brasil até 2027. Todos eles chegaram ao Brasil, incluindo a versão de produção da picape Niagara.

Segundo o presidente da Renault no Brasil, Ricardo Gondo, durante um jantar após a inauguração do Centro de Design da Renault para a América Latina, os concessionários ficaram impressionados com o Kardian e garantiram que o carro é melhor que o Fiat Pulse. E seria capaz de peitar e roubar vendas do próprio VW Nivus.

Na mesma ocasião, Gondo, questionado sobre o preço, pediu palpites sobre os valores que os jornalistas imaginavam que o Kardian custaria. Após muito debate, o executivo afirmou que ficaria com o palpite do jornalista Vitor Matsubara, do Automotive Business, que cravou uma faixa de preços entre R$ 120.000 e R$ 140.000.

Após a confirmação, para que não se tratasse apenas de uma brincadeira do executivo, nossa reportagem conseguiu reafirmar essa estratégia e esses valores pretendidos com outras fontes ligadas à Renault. Agora resta esperar até março para confirmar e os meses seguintes para ver se o Kardian será realmente páreo para o Nivus.

Como será o Renault Kardian

O Renault Kardian 2024 será lançado em março de 2024, em quatro possíveis versões: Evolution, Techno, Première Edition e Iconic. Todas equipadas com o motor 1.0 TCe, um três-cilindros turbo flexde até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque com etanol. O câmbio, chamado EDC, será automatizado de dupla embreagem com seis marchas.

Em dimensões, ele terá 4.119 mm de comprimento e nada menos que 2.604 mm de entre-eixos, além de 1.773 mm de largura e 1.595 mm de altura. São, ainda, 20,9 cm de vão livre do solo, 20 graus de ângulo de ataque e 36 graus de ângulo de saída.

Como comparação, o Fiat Pulse tem 4,09 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos, enquanto o Nivus alcança 4,26 m de comprimento, mas tem um entre-eixos 4 cm menor, 2,56 m. Já o porta-malas do Kardian alcança 358 litros (VDA). É menos do que os 416 litros do Nivus, mas certamente mais que o do Pulse, que sequer tem o número divulgado nesse método.

Na parte de equipamentos, o Renault Kardian apostará em itens exclusivos no segmento, como console central elevado, freio de estacionamento eletrônico, manopla de câmbio tipo joystick e o sistema ADAS com sensor de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.

Terá, ainda, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento e câmera 360 graus de auxílio a manobras, como a do primo maior Duster. A central multimídia terá 8 polegadas e contará com o sistema Multi-Sense, dotado de três modos de condução: Eco, Sport e MySense.

Comentários