Renault Kardian 2024: o que esperar do SUV turbo entre R$ 100.000 e R$ 130.000

Novo SUV de entrada da Renault ocupará a mesma faixa de preço do Fiat Pulse, mas deve ter uma gama 100% turbo
LF
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30.08.2023 às 09:00
Novo SUV de entrada da Renault ocupará a mesma faixa de preço do Fiat Pulse, mas deve ter uma gama 100% turbo

O Renault Kardian teve seu nome confirmado, ratificando a apuração da Mobiauto. A fabricante ainda tenta manter algum sigilo a respeito do modelo, mas já não há mais tanto assim a esconder. O visual, por exemplo, já foi divulgado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Como sua estrutura é a mesma do Dacia Sandero Stepway de terceira geração, embora com mudanças visuais relevantes, podemos esperar que a cabine do Renault Kardian 2024 também replicará a do irmão europeu, com diferenças pontuais.

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Sendo assim, pouco resta a saber do modelo, que será apresentado oficialmente no dia 25 de outubro, mas chegará efetivamente às lojas no Brasil em janeiro de 2024. O maior segredo talvez esteja no conjunto motriz, que por enquanto tem apenas a confirmação do uso de um motor 1.0 turbo flex de três cilindros com injeção direta de combustível.

Nossa reportagem já destrinchou em detalhes que motor será esse: a ser batizado mercadologicamente como 1.0 TCe, recebe o código interno H5Dt e se deriva da família HR de propulsores Nissan. O câmbio será automatizado de dupla embreagem (DCT), e agora só resta a dúvida se será de seis ou sete marchas.

Entre suas três faixas de potência (110 cv, 114 cv e 117 cv) e as duas de torque (180 Nm ou 18,4 kgfm; 200 Nm ou 20,4 kgfm), apostamos que a Renault fará uso da especificação mais forte possível no Brasil, com 117 cv e 20,4 kgfm usando gasolina. Com etanol no tanque, a potência deve superar os 120 cv.

É cada vez menos provável que o motor 1.6 SCe de 120 cv apareça nas versões de entrada. O Renault Kardian deve ter uma gama 100% turbo, talvez aplicando um câmbio manual em sua configuração mais básica. Assim, sua faixa de preços deve ficar entre R$ 100.000 e R$ 130.000, quase que seguindo à risca a estratégia do rival Fiat Pulse. Seu outro rival será o VW Nivus.

O que mais terá o Renault Kardian

Como já dito neste artigo, o Renault Kardian terá como base o Dacia Sandero Stepway de terceira geração vendido na Europa, que nunca veio nem virá ao Brasil. Entretanto, adotará uma cara própria para ser um rival à altura de Fiat Pulse e VW Nivus. Assim, ficará posicionado entre o Kwid e o Duster no portfólio da marca.

Por isso, capô, faróis (divididos em dois níveis), grade, para-choques, para-lamas, lanternas traseiras e tampa do porta-malas serão exclusivos. Para-brisa, colunas, formato das portas laterais, vidros, teto e toda a base estrutural serão herdados do irmão, enquanto as suspensões serão elevadas para passar a sensação de SUV.

O conjunto óptico terá sempre DRL de LED no topo. Abaixo, a iluminação será halógena nas versões básicas e de LED nas de topo. Faróis de neblina também serão por diodos. O Kardian também será o primeiro Renault nacional a contar o com novo emblema da companhia, com base em preto brilhante e losango formado por dois riscos que se cruzam. 

Na lateral, as portas terão o mesmo formato das que vemos no Sandero europeu, mas a folhagem mudará, com novos vincos alinhados aos para-lamas. Estes, no Kardian, serão menos abaulados que os do Sandero Stepway. Já as molduras de plástico que contornam toda a carroceria e as barras longitudinais de teto parecem idênticas às do irmão Dacia.


O balanço traseiro também é exclusivo, com lanternas bipartidas em formato de C, que devem ter iluminação em LED, para-choque com desenho mais robusto e uma tampa de porta-malas exclusiva.

As patentes do Renault Kardian sugerem que ele será comercializado com opção de pintura tipo saia e blusa, nova moda entre carros no Brasil. As rodas grandes e a pintura em duas cores chamam atenção e apontam que essa deve ser uma configuração mais completa do SUV, que mesmo assim terá freios traseiros a tambor e suspensão traseira tipo eixo de torção.

Por dentro, o painel será exatamente o do Dacia Sandero Stepway, porém com o volante atual usado por Duster, CapturOroch, Sandero e Logan no Brasil, além de quadro de instrumentos digital. A central multimídia virá destacada do painel e deve ter telas que variam entre 8 de 10 polegadas, incluindo Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além do sistema MultiSense.

Esta interface, presente no novo Clio europeu, permitirá alterar os modos de condução (incluindo respostas de acelerador e câmbio) e ambientação da própria tela de entretenimento e do quadro de instrumentos digital, com pelo menos três opções: MySense (intermediária), Sport e Eco.

Por fim, o projeto do Kardian prevê a presença de radar para assistências de condução semiautônoma. Ou seja, o Kardian deve oferecer frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), pelo menos em suas versões mais caras.

As dimensões do Renault Kardian

Embora as dimensões do inédito SUV ainda não tenham sido reveladas, o Dacia Sandero Stepway de terceira geração antecipa praticamente tudo sobre suas dimensões. Ele possui 4.099 mm de comprimento, 1.848 mm de largura, 1.587 mm de altura, 2.604 mm de entre-eixos, sendo 328 litros de porta-malas e 1.100 kg de peso em ordem de marcha. 

Os números do irmão brasileiro devem ser muito próximos em todas as dimensões e capacidades. Dessa forma, o modelo contará com o maior entre-eixos da categoria, contra 2,56 m do Nivus e 2,53 m do Pulse, embora seu porta-malas seja relativamente pequeno em relação ao do Volkswagen e fique pareado com o do Fiat.

Mais opções de motor

Vale observar que os compactos da plataforma CMF-B, como o Clio de quinta geração, permitem a aplicação do propulsor 1.3 TCe de 162/170 cv e 27,5 kgfm usado por Duster, Captur e Oroch. Quem sabe isso não possibilite a criação de uma versão esportiva do Kardian para rivalizar com o Pulse Abarth? Sonhar não custa.

Voltando à realidade, em uma segunda fase do projeto, o Renault Kardian pode adotar a motorização 1.6 híbrida flex de 145 cv que a Renault prepara para o mercado brasileiro nos próximos anos, e que estará presente na futura família compacta-média, formada por dois SUVs (um de cinco e um de sete lugares) e uma picape, que a fabricante prepara para lançar entre 2025 e 26.

Por fim, outra possibilidade é a aplicação do motor 1.6 SCe aspirado flex de até 120 cv em versões mais básicas do Renault Kardian 2024, com direito a rodas menores, quiçá de aço com calota, câmbio CVT ou manual, faróis halógenos e preços até abaixo de R$ 100.000.

Projeções: @Tudodecarro
Flagra: Lucas Tischer - Mobiauto

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