Renault Kardian 2024: tudo que sabemos sobre o rival do Fiat Pulse

Confira visual, motores, dimensões e possível preço do novo SUV da marca francesa, que será revelado no fim de outubro
Renan Rodrigues
Por
21.09.2023 às 15:00
Confira visual, motores, dimensões e possível preço do novo SUV da marca francesa, que será revelado no fim de outubro

A Renault resolveu apostar quase todas as suas fichas nos SUVs e picapes no Brasil, abandonando os segmentos de hatch e sedan compactos. O primeiro produto dessa nova fase estratégica será o Kardian, um SUV pequeno que chega no começo de 2025 para brigar com Fiat Pulse e VW Nivus.

O Renault Kardian será revelado em 26 de outubro, mas chega às lojas no primeiro trimestre do próximo ano, com produção em São José dos Pinhais (PR). Abastecerá o mercado brasileiro, claro, mas também será exportado a mais de 20 outros países, de acordo com a fabricante.

Vale lembrar que a Renault foi uma das pioneiras no mercado de SUVs compactos no Brasil. O Duster foi lançado em 2011, sendo o primeiro sucessor mais direto do Ford EcoSport, que até então dominava o mercado. Em 2015, veio uma enxurrada de rivais e tanto a Ford quanto a Renault demoraram para reagir, perdendo espaço no mercado.

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Agora, a marca francesa quer dar o troco e aposta alto em no Kardian, um SUV de entrada, abaixo dos compactos, na mesma pegada do Fiat Pulse. Seu projeto deriva diretamente do Dacia Sandero Stepway de terceira geração vendido na Europa. A Mobiauto apurou e publicou muita coisa sobre o modelo nos últimos dois anos, quando ele ainda era tratado pelo código do projeto (JfF).

Com o lançamento próximo, já que o Renault Kardian será apresentado no final de outubro, resolvemos compilar tudo que já sabemos sobre o modelo.

Qual o motor do Renault Kardian

Nossa reportagem já destrinchou em detalhes do motor do modelo. Será o 1.0 TCe, que recebe o código interno H5Dt e deriva da família HR de propulsores Nissan. O câmbio será automatizado de dupla embreagem (DCT), e agora só resta a dúvida se será de seis ou sete marchas.

Entre suas três faixas de potência (110 cv, 114 cv e 117 cv) e as duas de torque (180 Nm ou 18,4 kgfm; 200 Nm ou 20,4 kgfm), apostamos que a Renault fará uso da especificação mais forte possível no Brasil, com 117 cv e 20,4 kgfm usando gasolina. Com etanol no tanque, a potência deve superar os 120 cv. Nós te contamos mais detalhes neste link.

A plataforma CMF-B também permite aplicar o 1.6 SCe 16V aspirado de até 120 cv. Ele até poderia ser utilizado nas versões de entrada do Kardian, mas essa possibilidade parece cada vez mais remota.

Vale observar que os compactos da plataforma CMF-B, como o Clio de quinta geração, permitem a aplicação do propulsor 1.3 TCe turbo que, no Brasil, fle, rende 162 cv de potência com gasolina e 170 cv com etanll, sendo 27,5 kgfm de torque. Ele é usado por Duster, Captur e Oroch. Quem sabe isso não possibilite a criação de uma versão esportiva do Kardian para rivalizar com o Pulse Abarth? Sonhar não custa.

Voltando à realidade, em uma segunda fase do projeto, o Renault Kardian pode adotar a motorização 1.6 híbrida flex de 145 cv que a Renault prepara para o mercado brasileiro nos próximos anos, e que estará presente na futura família compacta-média, formada por dois SUVs (um de cinco e um de sete lugares) e uma picape, que a fabricante prepara para lançar entre 2025 e 26.

Qual o preço do Renault Kardian

Obviamente, ainda não temos o preço do Renault Kardian. Isso só será oficializado no seu lançamento. No entanto, sabendo tanto sobre o carro, desde potência, dimensões e plataforma, é possível apostar: Ele será um rival direto do Fiat Pulse em proposta, porte e, claro, preço.

Desconsiderando a versão Abarth, o Pulse tem preços entre R$ 102.990 e R$ 133.490. Essa será a faixa de atuação do Kardian, possivelmente com preços um pouco abaixo das versões equivalentes do rival.

Como será o visual do Renault Kardian

Desde que patentes do modelo vazaram na Europa, depois, no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) brasileiro, o visual do Renault Kardian deixou de ser segredo.

Apesar de usar basicamente a mesma carroceria do Sandero Stepway G3 europeu, o modelo nacional terá recortes mais retilíneos e frente mais alta, a fim de ganhar aspecto de SUV. Porém, toda a estampagem lateral será herdada do Dacia Sandero Stepway, assim como para-brisa, teto, colunas A, B e C, caixas de roda e até o capô, que manterá os vincos do irmão, porém com um recorte extra à frente para abrigar o novo logotipo da Renault.

O conjunto óptico dianteiro virá dividido em dois níveis, com as luzes diurnas e seta acima, em guias de LED, em uma peça com degraus na base. Um gancho, prolongando o DRL, descerá pelo para-choque e se integrará com os faróis baixo e alto, que poderão ser halógenos ou Ecoled (diodos espelhados).

Já a grade será ampla, trapezoidal e com divisórias tipo cascata. Na traseira, as lanternas serão bipartidas, também terão guias de LED e formato similar ao do Clio V europeu, enquanto o nicho de placa ficará na porção de baixo da tampa do porta-malas, com direito a um “bigode” que deve trazer o nome do modelo, tal qual acontece com Duster e Captur.

A Renault deixou escapar alguns ângulos em teasers e no site oficial do modelo, que parecem confirmar o que desenhamos há mais de um ano. No entanto, teremos que esperar até outubro para ter certeza.

Quais serão as dimensões do Renault Kardian

Embora as dimensões do inédito SUV ainda não tenham sido reveladas, o Dacia Sandero Stepway de terceira geração antecipa praticamente tudo sobre elas. O irmão europeu ossui 4.099 mm de comprimento, 1.848 mm de largura, 1.587 mm de altura, 2.604 mm de entre-eixos, sendo 328 litros de porta-malas e cerca de 1.100 kg de peso em ordem de marcha.

Os números do modelo brasileiro devem ser muito próximos em todas as dimensões e capacidades. Dessa forma, o modelo contará com o maior entre-eixos da categoria, contra 2,56 m do Nivus e 2,53 m do Pulse, embora seu porta-malas seja relativamente pequeno em relação ao do Volkswagen e fique pareado com o do Fiat.

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