Renault Captur terá sobrevida de mais um ano no Brasil

Segundo a Quatro Rodas, fabricante importará lote de peças do extinto Kaptur russo para evitar que SUV saia de linha mais cedo do que o esperado
LF
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18.10.2022 às 21:00
Segundo a Quatro Rodas, fabricante importará lote de peças do extinto Kaptur russo para evitar que SUV saia de linha mais cedo do que o esperado

O destino do Renault Captur parecia selado no Brasil. Conforme a Mobiauto contou em primeira mão em agosto, a guerra entre Rússia e Ucrânia, que promoveu o fechamento da fábrica da marca francesa no gigante euroasiático e sua entrega à Autovaz, seria o vetor de aceleração do fim de linha do modelo em nosso mercado.

Antes previsto para ser descontinuado entre o fim de 2023 e meados de 24, o Captur teria a morte antecipada por falta de peças importadas da Rússia, país no qual a Renault produzia um irmão gêmeo de nosso SUV, chamado Kaptur. Com o conflito na Ucrânia e sua saída do solo russo, o Kaptur morreu e deixou nosso Captur desprovido de componentes que eram produzidos lá e trazidos para cá para serem usados pelo nosso.

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Segundo a Quatro Rodas, fabricante importará lote de peças do extinto Kaptur russo para evitar que SUV saia de linha mais cedo do que o esperado

Por isso, desde maio, os índices de emplacamento do Captur nacional vinham despencando. Caíram de quase 600 unidades naquele mês para menos de 70 em setembro. O produto foi retirado do sistema de vendas diretas da marca e concessionárias já vinham oferecendo unidades de test-drive para clientes. 

Porém, ao que tudo indica, o modelo derivado do Duster terá uma sobrevida – curta, é verdade – de mais um ano no Brasil. Segundo a Quatro Rodas, a Renault conseguiu negociar a importação de um lote com mais de 30 componentes do extinto Kaptur russo para usar na produção do nosso Captur.

Segundo a Quatro Rodas, fabricante importará lote de peças do extinto Kaptur russo para evitar que SUV saia de linha mais cedo do que o esperado

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Transição entre os “carros de valor”

Segundo a Quatro Rodas, fabricante importará lote de peças do extinto Kaptur russo para evitar que SUV saia de linha mais cedo do que o esperado

O volume deve servir para suprir a produção do SUV até o fim do ano que vem. O esforço certamente custará algum dinheiro à fabricante francesa e aumentará o custo de produção do modelo, mas valerá a pena do ponto de vista de estratégia de marca. E isso mesmo que as vendas continuam em um patamar baixo.

Acontece que, atualmente, o Captur é o produto de maior valor agregado da Renault no Brasil, considerado o “carro-chefe” em termos de design e tecnologia. Embora o consumidor prefira o Duster e seu melhor custo-benefício – conforme contamos neste outro artigo –, o Captur aumenta a valoração da marca e de seus produtos.

Segundo a Quatro Rodas, fabricante importará lote de peças do extinto Kaptur russo para evitar que SUV saia de linha mais cedo do que o esperado

A Renault prepara para 2023 o lançamento de dois modelos importantes, que virão importados e passarão a ocupar essa função no portfólio. O primeiro é o já confirmado Mégane E-Tech, um crossover elétrico que será lançado no segundo trimestre do próximo ano.

O segundo é o SUV cupê híbrido Arkana E-Tech, revelado pela Mobiauto em primeira mão em janeiro deste ano e que, agora, começou a ser aventado por outros veículos da imprensa especializada – tendo, inclusive, sido recentemente flagrado pelo Autos Segredos em testes de homologação na região de Curitiba (PR). Este último deve chegar no final de 2023. 

Segundo a Quatro Rodas, fabricante importará lote de peças do extinto Kaptur russo para evitar que SUV saia de linha mais cedo do que o esperado

Até o princípio de 2024, a Renault também terá outro produto nacional para oferecer, o projeto HJF (cujo design revelamos em primeira mão em junho deste ano). Quando todos eles chegarem e as concessionárias tiverem novos “carros-chefe” para exibir nos showrooms, aí sim o Captur brasileiro poderá descansar em paz.

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Por que peças do Duster foram nacionalizadas e do Captur não

Se é assim, então por que a Renault não nacionalizou a produção dos componentes do Captur que antes vinham da Rússia? De acordo com nossas apurações, a fabricante também trazia de lá peças para Sandero, Stepway, Logan e Duster, mas buscou rapidamente uma solução local.

A questão é o ciclo de vida do modelo mais a projeção de vendas. Fornecedores pouco teriam se interessado em produzir partes do modelo em pouca quantidade e por tão pouco tempo. 

Segundo a Quatro Rodas, fabricante importará lote de peças do extinto Kaptur russo para evitar que SUV saia de linha mais cedo do que o esperado

Diferente do Duster, cujos planos são de longo prazo por aqui, e do trio Sandero/Stepway/Logan, produtos que compartilham muitos componentes e, portanto, contam com volumes produtivos mais atraentes mesmo para contratos de curta duração – afinal, eles também estão previstos para sair de linha entre 2023 e 24.

 

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