Quais são os carros mais esperados de 2024

BYD Dolphin Mini, Renault Kardian, Toyota Yaris Cross, entre outros modelos chegarão neste ano para balançar o mercado
Diego Dias
Por
01.02.2024 às 17:45 • Atualizado em 26.02.2024
BYD Dolphin Mini, Renault Kardian, Toyota Yaris Cross, entre outros modelos chegarão neste ano para balançar o mercado

O ano de 2024 será um tanto interessante no mercado automotivo, já que teremos a estreia de veículos inéditos no Brasil, como o BYD Dolphin Mini e Renault Kardian e também a atualização de outros modelos conhecidos como Chevrolet Spin e S10/Trailblazer e Volkswagen Nivus. Com isso elaboramos uma lista para marcar quais serão os principais lançamentos de 2024.

Vale lembrar que no ano passado já listamos quais seriam os 10 carros mais aguardados neste ano, mas decidimos deixar essa lista ainda mais enxuta para destacar os carros mais esperados. Para chegar aos modelos escolhidos foi tanto da representatividade de mercado quanto pela expectativa da chegada de alguns modelos e como eles deverão impactar o mercado nacional. Dito isso, vamos à lista.

Você também pode se interessar por:

BYD Dolphin Mini

Com o BYD Dolphin sendo unanimidade em 2023, ao abalar o mercado e emplacar mais de 5.000 carros em pouco tempo, não há dúvidas que o novo BYD Dolphin Mini jogará essa expectativa lá no alto. Isso não é à toa, pois o novo hatch compacto elétrico da gigante chinesa deverá desembarcar como o elétrico mais barato do Brasil, algo previsto na casa dos R$ 100 mil. Seu lançamento ocorrerá ainda no primeiro trimestre.

O novo BYD Dolphin Mini tem 3.780 mm de comprimento,1.771 mm de largura e 1.540 mm de altura, enquanto sua distância de entre-eixos fica em generosos 2.500 mm, pouco menor do que os 2.530 mm de um Fiat Argo, por exemplo. A novidade deve chegar em sua configuração mais básica com 74 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, sendo um motor basicamente para uso urbano, assim como sua autonomia de 400 km no ciclo NEDC. Por aqui essa média deverá cair para 315 km pelo Inmetro, o que ainda é um alcance interessante.

Chevrolet Spin 2025

Prevista para ser lançada ainda neste primeiro trimestre, a nova Spin 2025 já deu as caras em uma foto divulgada pela Chevrolet, sem contar que a novidade está cada vez mais sendo flagrada nas ruas, o que muito sobre a proximidade do seu lançamento. A minivan passará por uma grande reestilização que a aproximará bastante do visual que temos na Chevrolet Montana, trazendo faróis divididos com luz diurna de LED e faróis principais logo abaixo.

Porém, uma das novidades mais esperadas é a chegada do painel de instrumentos 100% digital na minivan, que será o primeiro automóvel da Chevrolet no Brasil a contar com o recurso. Assim, o quadro de instrumentos ficará integrado à central multimídia, algo nos moldes da Montana – que tem painel analógico. A má notícia é que debaixo do capô tudo seguirá igual: o motor 1.8 aspirado flex da GM continuará. Resta saber se a minivan trará ao menos algum motor turbo da sua gama (1.0 ou 1.2) na versão topo de linha.

Chevrolet S10 2025

A nova Chevrolet S10 também é um dos principais lançamentos de 2024, já que é uma das picapes mais vendidas do Brasil. O modelo atual pede por amplas mudanças, algo que será atendido pela GM, mas não se engane: a plataforma manterá o chassi de 2012 e mudará mesmo boa parte da carroceria, com as alterações (sobretudo na dianteira) sendo inspirada na irmã norte-americana Colorado.

Por dentro a nova Chevrolet S10 2025 se baseia em outras picapes, como revelou um flagra que publicamos em novembro. Há semelhanças com a irmã maior Silverado, mas ela se parecerá com outra prima distante: a GMC Canyon, a irmã rica da Chevrolet Colorado vendida nos Estado Unidos. Basta notar o formato das saídas de ar, bem como o painel de instrumentos digital parecido com a da prima vendida nos EUA. Sob o capô o famoso e competente motor 2.8 turbodiesel Duramax segue em linha, mas podemos esperar uma recalibração para ir além dos atuais 200 cv de potência e 51 kgfm de torque. O SUV Trailblazer também receberá as mesmas mudanças. 

Fiat Titano

A Fiat entrará em 2024 para o aguerrido segmento de picapes médias e fará isso com a nova Fiat Titano, a versão da marca italiana para a Peugeot Landtrek. A caminhonete da Stellantis acabou atrasando para ser melhor ajustada ao mercado brasileiro, que sem dúvidas tem como principal característica o uso severo de picape de chassi em diversas situações. Apesar de inédita por aqui, a picape contará com o mesmo visual da versão da Landtrek, trocando basicamente os logotipos e alguns outros detalhes.

Enquanto a Landtrek comercializada em outros países da América Latina vem com um motor 1.9 turbodiesel de 150 cv, a nova Fiat Titano terá um motor mais forte debaixo do capô. Assim, ela terá o 2.2 quatro-cilindros Blue HDi, que é um motor turbodiesel, o qual rende 180 cv de potência (a 3.750 rpm) e 40,8 kgfm de torque (a 2.000 rpm). É o mesmo propulsor usado no furgão Ducato, mas recalibrado. Segundo apurações da Mobiauto, a nova Fiat Titano fará sua estreia em fevereiro, com preços de R$ 250.000 a R$ 300.000. No entanto, existe a possibilidade da caminhonete ser adiada mais uma vez (para maio).

Renault Kardian

Com estreia marcada para março, o novo Renault Kardian será o maior lançamento da marca francesa no Brasil em muitos anos e terá uma missão árdua para conquistar uma fatia entre os SUVs compactos. Seus rivais são o Fiat Pulse e VW Nivus e para isso o Renault Kardian terá bastante apelo como o visual exclusivo desenvolvido no Brasil (sua base é o Sandero Stepway vendido na Europa), espaço, pacote de equipamentos completo e o motor 1.0 turbo.

Por falar na motorização, o chamado 1.0 turbo Tce carregará o posto de 1.0 mais “torcudo” do Brasil. Com base de três-cilindros, a Mobiauto já especificou o motor com 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque no etanol, números bem animadores para o segmento. Em relação à transmissão, há um mistério, mas a Renault já confirmou que o mais provável para as versões de entrada seja um câmbio manual de seis velocidades. As versões mais caras, por sua vez, terão um câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas.

VW Nivus 2025/GTS

O Volkswagen Nivus sem dúvidas foi um dos maiores acertos da marca nos últimos anos, trazendo estilo de SUV-cupê num pacote visual muito bem acertado usando a base do Polo. Mas anos se passaram e ficou a frustração do modelo não contar com uma versão esportiva, mesmo que seu design seja um tanto mais interessante do que o Polo, que tem uma versão GTS para chamar de sua. Mas isso vai mudar neste ano.

Isso porque a Mobiauto apurou com fontes próximas a montadora que a Volkswagen vai lançar no segundo semestre deste ano o Nivus 2025 e o esperado (e inédito) Nivus GTS, que vai ter estilo mais invocado e motor 1.4 turbo flex (250 TSI) de até 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Além disso, está previsto um tapa visual que vai aproximar o Nivus do seu gêmeo europeu Taigo, principalmente pela adoção de LED na faixa preta que corta a traseira. Na dianteira são esperadas novidades como um novo para-choque com cara mais próxima ao do Virtual, principalmente devido a tomada de ar inferior e grade novas.

Toyota Yaris Cross

Para fechar a lista um lançamento de peso inédito da Toyota: o Yaris Cross, primeiro SUV compacto da marca japonesa no Brasil. Seu lançamento está programado para outubro deste ano, como antecipamos em setembro de 2023. Com o mesmo visual do modelo mostrado na Ásia, o novo Toyota Corolla Cross terá produção nacional e versões 1.5 aspirada e uma inédita 1.5 híbrida.

O destaque mesmo será a versão híbrida, que combinará o motor 1.5 aspirado flex a outro elétrico, cuja potência combinada com gasolina é de 111 cv e o torque combinado, como de praxe na Toyota, não é divulgado. Com etanol, a expectativa é que a potência suba um pouco, algo na casa dos 113 cv. O câmbio é o mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos, do tipo transeixo, assim como a PCU (unidade de controle de potência).

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários