Nova Ram Rampage sofre com falta de peças 5 meses após chegar às lojas

Fabricante pede 30 dias para repor peças para clientes que compraram a picape
Diego Dias
Por
18.01.2024 às 16:05
Fabricante pede 30 dias para repor peças para clientes que compraram a picape

Um dos principais lançamentos no ano passado, a nova Ram Rampage ganhou as ruas do Brasil e sem dúvidas é um sucesso absoluto. Apesar da plataforma Small Wide ser a mesma de Fiat Toro, Jeep Commander e companhia, a marca foi feliz ao criar uma picape inédita sobre uma base compartilhada (que comumente gera limitações no projeto). Entretanto, apesar do bom momento de mercado, eis uma má notícia: a Rampage já enfrenta falta de peças de reposição.

A apuração da Mobiauto constatou tal situação por meio de relatos de proprietários da Ram Rampage por meio de grupos no Facebook. Vale destacar que a reclamações variam e vão desde uma tampa da caçamba travada sem abrir e até mesmo problemas com mangueira que leva água para o radiador. No entanto, a insatisfação é sempre a mesma: a falta de peças de reposição para a Ram Rampage.

Você também pode se interessar por:

Ao acessar o grupo de entusiastas da Ram Rampage no Facebook, nos deparamos com uma publicação datada de 9 de janeiro, na qual o usuário reclamou que sua Rampage R/T está parada na concessionária desde o dia 18 dezembro, portanto, há um mês. É importante frisar que este é o prazo máximo para que a fabricante/concessionária faça o conserto do veículo, algo previsto pelo Código de Defesa do Consumidor (artigo 26).

Mangueira do radiador

Mobiauto conversou com alguns proprietários que tiveram problemas com a Rampage. Um deles é Daniel Felipe, que acusou ter problemas com uma mangueira do radiador de sua Rampage R/T 2.0 turbo a gasolina. Segundo ele, sua picape está há quase um mês parada na concessionária e teve más notícias em relação à previsão de chegada do componente para resolver o problema. “Está desde o dia 22 de dezembro na concessionária segundo a consultora, e talvez chegue somente em fevereiro a peça”, relata.

Ou seja, embora o tempo estipulado pela fabricante seja de 30 dias, que está dentro do prazo previsto no Código de Defesa do Consumidor, esse prazo da chegada das peças apenas em fevereiro acaba ultrapassando o tempo previsto em lei. Ainda segundo Daniel Felipe, ele está com sua Rampage parada na oficina da concessionária durante esse tempo, cujo prazo pode ir além de um mês que era imaginado. Ao menos a Ram deixou o proprietário com um veículo reserva, neste caso uma Fiat Toro. “Por ironia vendi uma Toro para comprar uma Rampage e, agora, estou com a Toro de volta”, completa Daniel Felipe.

Problema com tampa da caçamba

Apesar da mangueira do radiador ser um problema mais complicado devido à picape ter que ficar parada na oficina das concessionárias Ram, outro empecilho vem incomodando os donos da Rampage: a tampa da caçamba que não abre. Ao contrário do caso anterior, foram mais comuns as reclamações sobre a tampa da caçamba, que por algum motivo acaba travada.

Um proprietário de uma Rampage Laramie 2.0 turbodiesel (que preferiu não se identificar) passou pela situação da tampa da caçamba que não abre. O problema, segundo a concessionária em que foi buscar ajuda, é a fechadura do lado esquerdo da caçamba. Em comum os mesmos 30 dias para chegar a peça para fazer o reparo, novamente algo previsto no Código de Defesa do Consumidor, mas que acaba frustrando quem acabou de comprar um carro recém-lançado.

“O carro reserva me foi negado, pois segundo eles nada impossibilitava meu carro de andar. Estou usando o carro, apenas não abre a tampa”, concluiu. A grande questão aí é que a compra de uma picape já vem casada com a necessidade de usar a caçamba.

O mesmo dono relatou ainda que um colega passou pela mesma situação com outra unidade da Rampage, que também não abria a tampa de acesso à caçamba. “Meu amigo ficou muito descontente porque ele ia viajar e a concessionária sequer quis desmontar para ver [o problema na tampa]”. Por outro lado, há relato de outro usuário no grupo da Rampage no Facebook que o tal problema na caçamba foi resolvido em apenas um dia.

Motores da Rampage são importados

Algo importante a se lembrar é que os dois motores ofertados para a gama da Ram Rampage são importados. O motor 2.0 Multijet turbo diesel que entrega seus 170 cv de potência e 38,8 kgfm de torque vêm importado da Itália, sendo compartilhado com o Jeep Commander, bem como os Jeep Compass e Fiat Toro (esses dois últimos em uma calibração diferente).

O 2.0 Hurricane 4 turbo a gasolina de 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque também vêm de fora, mas neste caso dos Estados Unidos. Para quem não sabe, é o mesmo motor utilizado pelo Jeep Wrangler. Além disso, é o propulsor da Rampage R/T com problema na mangueira do radiador relatado no início deste texto.

Dada a situação de motores importados, é de se imaginar que determinados componentes podem ser mais burocráticos de se ter a pronta entrega por aqui. No caso do novato motor 2.0 Hurricane 4 Turbo, sua disponibilidade de componentes pode ser melhorada quando ele passar a ser compartilhado com os novos Jeep Compass e Commander, que serão lançados em breve.

É possível que a falta de reposição de peças seja porque o estoque da marca não esteja plenamente abastecido em 5 meses de comercialização (7 contando a pré-venda) da picape, algo mais comum para um veículo recém-lançado. Porém, não há dúvidas que a espera de 30 dias por uma peça pode frustrar o comprador – ainda mais numa faixa de preço mais premium.

Questionada acerca da falta de reposição de peças para a Ram Rampage, a Stellantis enviou a seguinte nota à Mobiauto:

“Os atendimentos aos clientes da marca estão sendo realizados regularmente. Eventuais casos pontuais são tratados com transparência e com a prioridade necessária para garantir a total satisfação dos nossos clientes.”

Comentários