BYD Dolphin Mini: o que sabemos do elétrico que será o mais barato do Brasil

O veículo deverá chegar nos próximos meses e promete agitar o mercado nacional
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17.01.2024 às 12:25
O veículo deverá chegar nos próximos meses e promete agitar o mercado nacional

Já confirmado no Brasil, o BYD Dolphin Mini tem tudo para ser um dos principais lançamentos de 2024. Afinal, é previsto que o hatch compacto assuma o posto de elétrico mais barato do país.

Como já foi adiantado pela Mobiauto, o veículo deverá custar em torno de R$ 100 mil. Assim se colocando na mesma faixa de preço de versões mais caras de carros a combustão como Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Volkswagen Polo.

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O modelo em questão foi um sucesso mundial no ano passado, emplacando mais de 280 mil unidades de acordo com a Car News China. Levando em conta que o hatch chegou ao mercado em abril, ou seja, atingiu esse número em oito meses, é possível verificar o impacto do veículo no mercado.

BYD e seu domínio

O Mini Dolphin é a promessa de que a BYD irá agitar o mercado brasileiro mais uma vez. Vale lembrar que, no ano passado, a montadora chinesa lançou o Dolphin, que logo em seu primeiro ano em território nacional emplacou 6.806 unidades, se tornando o carro elétrico mais vendido no país.

Inicialmente importado para nosso território, o carro deverá começar a ser produzido em solo brasileiro em 2025, na fábrica da montadora localizada em Camaçari, na Bahia. Sobre sua data de chegada, é previsto que o modelo chegue já no primeiro trimestre de 2024, logo depois do Carnaval.

Especificações do Dolphin Mini

Quanto ao Dolphin Mini e suas especificações, suas medidas são de 3.780 mm de comprimento,1.771 mm de largura, 1.540 mm de altura, além de 2.500 mm de entre-eixos. O carro consegue levar duas pessoas no banco de trás e apresenta um bom aproveitamento do espaço interno.

A capacidade de seu porta-malas ainda não foi divulgada, mas estima-se que será em torno de 200 litros, 145 a menos que o Dolphin.

Apesar de no mercado asiático o modelo contar com duas configurações de motor, o Dolphin Mini deverá chegar em sua configuração mais básica aqui no Brasil, que possui 74 cv de potência e 13,8 kgfm de torque. O propulsor então se apresenta primariamente como de uso urbano.

Sua bateria deverá ser a com 38,8 Kwh de capacidade. Já sua autonomia, de acordo com o ciclo NEDC, é declarada como superior a 400 Km, no entanto na validação do Inmetro o número deverá cair para 315 Km.

Mesmo se colocando como um veículo de entrada, o Dolphin Mini se sobressai por sua lista de itens de série, que conta com monitor de pressão de pneus, quatro airbags, controle de velocidade de cruzeiro e recarga de celular sem fio, faróis LED, assistente de estacionamento com câmera de ré e quadro de instrumentos 100% digital.

Pode-se esperar então que a BYD agite o mercado de automóveis brasileiros mais uma vez, e que o Dolphin Mini faça frente a hatches já consagrados no país como Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Volkswagen Polo.

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