Exclusivo: Toyota Yaris Cross, saiba quando SUV híbrido será lançado
O Toyota Yaris Cross, novo SUV híbrido flex nacional da marca, antecipado pela Mobiauto em junho de 2021, já tem um mês de lançamento programado pela fabricante japonesa: outubro de 2024, conforme a mais recente apuração de nossa reportagem.
Em maio deste ano, publicamos que a Toyota cogitava antecipar o lançamento do Yaris Cross, cujo início da produção estava programado inicialmente para... Outubro de 2024. Entretanto, o cronograma inicial previa o SOP em outubro com chegada efetiva às lojas no começo de 2025. Agora, o lançamento será casado ao início o fabrico em série do modelo.
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Fontes consultadas pela Mobiauto afirmam que a Toyota não vai antecipar o início da produção do SUV compacto, mas também não quer desperdiçar tempo para sua chegada às lojas, pelo motivo de que não há nenhum outro lançamento significativo da marca programado entre a chegada do Corolla sedan 2024 reestilizado e o Yaris Cross.
Para não passar 2024 inteiro sem oferecer novidades em seu portfólio de produtos, executivos decidiram lançar o inédito SUV híbrido, derivado da plataforma DNGA ou TNGA-B, do atual Yaris Ativ asiático, já no último trimestre do ano que vem, tão logo a fabricação em série comece.
A produção será em Sorocaba (SP), junto dos atuais Yaris hatch e sedan e do primo maior Corolla Cross, construído sobre a matriz TNGA-C, uma variante mais sofisticada da mesma arquitetura, e que também é usada pelo Corolla sedan, feito em Indaiatuba (SP).
A fábrica de motores de Porto Feliz (SP), ao lado de Sorocaba, também está preparada para iniciar o fabrico em série do inédito propulsor 1.5 híbrido flex que equipará o Yaris Cross já em meados de 2024. Nossa reportagem antecipou neste artigo exclusivo todos os detalhes da usina, uma evolução do motor 1.5 já usado no mercado brasileiro por Yaris e Etios.
Como será o Toyota Yaris Cross
O Toyota Yaris Cross será um SUV compacto, posicionado no segmento de Jeep Renegade, VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks e cia. Por isso, é menor do que o Corolla Cross. Sua plataforma é a DNGA, uma simplificação da matriz TNGA dos irmãos Corolla, desenvolvida pela Daihatsu, subsidiária de baixo custo da marca japonesa.
Em termos de dimensões, ele mede 4.310 mm de comprimento (15 cm a menos do que o Corolla Cross), 2.620 mm de entre-eixos (distância apenas 2 cm menor), 1.770 mm de largura (5,5 cm mais estreito) e 1.615 mm de altura (menos 0,5 cm). A gama deve ser parecida com a do primo maior, com quatro versões de acabamento e duas opções de motor.
As de entrada devem trazer uma variante apenas flex do motor 1.5 2NR-VBE flex, uma evolução da usina 2NR-FBE usada por anos pelas famílias Etios e Yaris nacionais. Com ciclo Otto, a potência deve ficar em 106 cv com gasolina (a 6.200 rpm) e o torque, em 14,3 kgfm. Quando alimentado com etanol, os dados podem chegar a 111 cv e 15 kgfm.
Já a variante híbrida flex terá o mesmo motor, porém com ciclo Atkinson, caindo para apenas 91 cv de potência e 12,3 kgfm de torque com gasolina. A ele se aliará um motor elétrico de 80 cv – curiosamente, 5 cv mais potente do que o motor elétrico dos irmãos Corolla – e 14,4 kgfm.
A potência combinada com gasolina será de 111 cv e o torque combinado, como de praxe na Toyota, não é divulgado. Com etanol, a expectativa é que o número suba para 113 cv. O câmbio é o mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos, do tipo transeixo, assim como a PCU (unidade de controle de potência), ambos explicados detalhadamente neste outro artigo.
As baterias têm capacidade menor, de apenas 0,7 kWh, praticamente a metade do 1,3 kWh oferecido pelo conjunto dos primos maiores. Porém, são de íons de lítio, portanto com uma densidade e capacidade de armazenamento de energia maiores.
Este motor renovado, possui válvulas de admissão e escape com sistema Dual VVT-i de variação dos tempos de admissão e escape. Já a taxa de compressão é de 10,5:1 quando adaptada a ciclos mais eficientes de consumo.
Por dentro, o Yaris Cross terá acabamento sóbrio e simples, porém com central multimídia flutuante dotada de Android Auto ou Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos parcialmente digital, freio de estacionamento eletrônico (que Corolla e Corolla Cross ainda não possuem) e até teto solar panorâmico.
Na parte de segurança, o Toyota Yaris Cross deve trazer seis airbags e parte do pacote TSS (Toyota Safety System) que equipa a família Corolla, como frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego e alerta de evasão de faixa.
Jornalista Automotivo