Por que Jeep Compass e Fiat Toro viraram carros de luxo na Argentina
A vida não está fácil para as marcas de carro na Argentina. Depois do governo aplicar uma lei protecionista que até forçou o Renault Kwid a sair de linha e obrigar as marcas a produzirem em suas capacidades máximas para combater a inflação, agora parte dos carros de porte médio serão taxados como modelos de luxo.
De acordo com o site Autoblog Argentina, o governo argentino estipulou que os veículos vendidos acima de 3,43 milhões de pesos (cerca de R$ 192 mil na conversão direta) serão considerados de luxo e terão uma taxação de 20%.
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O imposto será aplicado entre 1º de dezembro deste ano e fevereiro de 2022, e tem o objetivo de desestimular a importação de automóveis e favorecer a produção nacional de veículos.
No entanto, além da Fiat Toro (4.248.000 pesos) e Jeep Compass (4.600.000 pesos), que são produzidos no Brasil e importados para a Argentina, serem considerados "carros de luxo", modelos argentinos como VW Taos, Toyota SW4 e Chevrolet Cruze também são afetados por ultrapassarem essa margem.
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Sem muitas saídas por lá, as marcas terão de congelar os aumentos dos preços dos veículos, que também impactam o mercado hermano, ou aceitar a nova tributação, que tornaria os modelos ainda mais caros.
Segundo o site argentino, no acumulado dos últimos 12 meses, alguns dos veículos mais vendidos no país vizinho já somaram uma alta de 70% nos preços. Os modelos mais baratos por lá partem de 1,7 milhão de pesos (cerca de R$ 95 mil na conversão direta).
Taxas podem ser ainda mais altas
Vale lembrar que os veículos com taxação de 20% são os que ultrapassam a margem dos 3,43 milhões de pesos argentinos, mas que há ainda a aplicação de outras alíquotas para margens mais altas de preços.
Carros com preços acima de 4,45 milhões de pesos têm alíquota de 35%. Como é o caso do Jeep Compass, que parte de 4,6 milhões de pesos (pouco mais de R$ 258 mil), e teria uma taxa de 1,61 milhão pesos (mais de R$ 89 mil) a partir de dezembro.
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Jornalista Automotivo
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