Como o disparo do preço dos carros afeta o valor do seu IPVA

O forte aumento nos preços de carros novos e usados no primeiro semestre de 2021 pode deixar o imposto até 40% ou 50% mais caro no ano que vem
Camila Torres
Por
24.06.2021 às 13:34
O forte aumento nos preços de carros novos e usados no primeiro semestre de 2021 pode deixar o imposto até 40% ou 50% mais caro no ano que vem

Como não se preocupar com a supervalorização dos preços dos carros? Se os aumentos recentes já são motivos para espanto por si só, a hora de pagar o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) será outro momento de fazer cair o queiro. 

À medida em que o valor de determinado automóvel aumenta na Tabela Fipe, consequentemente o IPVA sobe a mesma colina. O valor do IPVA é calculado a partir do valor venal da Tabela Fipe e multiplicado pelo valor da alíquota de cada Estado. 

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No Estado de São Paulo, automóveis movidos a gasolina e biocombustíveis ou picapes de cabine dupla pagam 4% de imposto. O cálculo é simples: se um carro vale R$ 50.000 na Fipe, o valor anual do imposto será de R$ 2.000, correspondendo aos 4%.

Se esse mesmo carro tem o seu valor de tabela reajustado de uma vez para R$ 70.000 no ano seguinte, seu IPVA subirá para R$ 2.800, um aumento de R$ 800 ou 40% no ano seguinte.

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O que motivou uma supervalorização no preço dos carros?

O mercado automotivo brasileiro já enfrenta mais de um ano de crise, devido à pandemia do coronavírus. Concessionários passaram por momentos de grande apreensão com seus estabelecimentos fechados. 

Agora, se regozijam com o aquecimento das vendas mais rápido que o esperado. Só que ainda há algumas lombadas no meio do caminho que impedem uma troca de marcha. 

A falta de insumos tem limitado a produção de carros, deixando modelos como Chevrolet Onix, Volkswagen Nivus e Fiat Strada com uma fila de espera de meses, e praticamente anulado as vendas diretas para frotistas, com desconto. Além disso, os preços de matérias-primas vêm disparando.

Com a demanda maior que a oferta mais a pressão sobre os custos, as fabricantes não têm se furtado de aumentar de modo consecutivo e por vezes exorbitante os preços dos carros nos últimos meses.

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Mas não foram apenas os carros novos que tiveram seus preços constantemente valorizados. Os seminovos talvez tenham sido os mais afetados, já que o consumidor que não estava disposto a esperar meses para estacionar o carro novo na garagem aceitou pagar mais caro em um seminovo. 

Esse foi um dos fatos mais inacreditáveis no mundo automotivo durante a pandemia, carros seminovos mais caros que os novos. Para quem estava vendendo, só havia motivos para comemorar, pois o ciclo normal é o carro desvalorizar quando coloca o primeiro pneu para fora da loja.

Os usados também tiveram sua parcela de proveito da situação, passando por aumentos significativos. Até que a produção de carros se normalize, esse ciclo de automóveis com preços em alta deve continuar. Claro que mais expressivamente em modelos de alta demanda. 

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Carro valorizado = IPVA mais caro

Para tirar todos os argumentos à prova, levantamos o preço Fipe de janeiro e junho de 2021 de modelos que estão entre os líderes de seus segmentos, como Chevrolet Onix, Toyota Corolla, Jeep Renegade, Volkswagen Nivus e Fiat Strada. 

As versões abaixo foram as que tiveram os maiores reajustes em seus valores venais. O resultado pareceria utópico se tivessem feito lá no começo da pandemia uma previsão como essa para o mercado automotivo.

O aumento no IPVA não é tão significativo comparado ao valor da valorização. Mas o que se precisa ter em mente é que quando a produção dos carros se estabilizar, é possível um efeito rebote e que o cenário se converta em uma onda de desvalorização. 

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Antes de chegarmos nesse momento, vamos nos atentar ao que está mais próximo: o IPVA. A versão de entrada do Jeep Renegade, destinada ao público PCD, de janeiro a junho de 2021 teve um aumento fabuloso de R$ 16.599, que em porcentagem significa mais de 25%. 

O proprietário pode ter ficado satisfeito num primeiro momento, ao ver que seu bem valorizou. No entanto, esse aumento impactará bastante no IPVA de 2022 caso se mantenha. Em janeiro, o imposto a ser pago em SP seria de R$ 2.608. Se fosse cobrado hoje, o valor chegaria a R$ 3.284.

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O Chevrolet Onix, hatch mais vendido nos últimos cinco anos, teve mais de R$ 10 mil de aumento na versão LT 1.0 Turbo, de acordo com a Tabela Fipe de junho, o que significa uma alta de quase R$ 500 no IPVA. O valor do Onix seminovo supera o preço do mesmo modelo zero-quilômetro. 

Apesar de ele não estar disponível a pronta entrega, pode ser encomendado. Mas a previsão de chegada é para agosto, mês em que a fabricante remota as atividades no complexo de Gravataí. Volkswagen, Fiat, entre outras montadoras também têm sentido os impactos da falta de semicondutores para fabricar os carros. 

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O Volkswagen Nivus Highline é um dos carros cujo valor da unidade seminova vem subindo aceleradamente e superando o de um zero-quilômetro. Os reajustes chegam a R$ 16.000, o que no IPVA corresponde a um aumento de R$ 638 no próximo imposto a ser pago. 

Já a Fiat Strada, picape mais vendida no Brasil, teve mais de 15% de aumento na configuração cabine simples. Quem comprou a sua no primeiro mês do ano está satisfeito com o aumento. Mas quem ainda está em busca de uma sente mais dramaticamente a alta no preço da picape. 

Dos cinco modelos listados, o sedan Toyota Corolla foi o que os teve aumentos mais contidos, embora ainda sejam demasiadamente altos, ultrapassando os R$ 12.000, que são convertidos em um aumento de cerca de R$ 500 no IPVA.

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Carros queridinhos podem ter quase R$ 700 de aumento no IPVA 

Jeep Renegade 1.8 4x2 Flex 16 V Aut (PCD) 2021

O forte aumento nos preços de carros novos e usados no primeiro semestre de 2021 pode deixar o imposto até 40% ou 50% mais caro no ano que vem

Preço Fipe janeiro x Fipe junho: R$ 65.521 x R$ 82.120

Aumento percentual (e em reais): 25,33% (R$ 16.599)

Cota de IPVA em janeiro x junho (SP): R$ 2.608 x R$ 3.284

Aumento do IPVA: R$ 676

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Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo AT 2021

O forte aumento nos preços de carros novos e usados no primeiro semestre de 2021 pode deixar o imposto até 40% ou 50% mais caro no ano que vem

Preço Fipe janeiro x junho: R$ 62.065 x R$ 72.799

Aumento percentual (e em reais): 17,29% (R$ 10.734)

Cota de IPVA em janeiro x junho: R$ 2.482 x R$ 2.911

Aumento do IPVA: R$ 429

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Volkswagen Nivus Highline 200 TSI AT 2021

O forte aumento nos preços de carros novos e usados no primeiro semestre de 2021 pode deixar o imposto até 40% ou 50% mais caro no ano que vem

Preço Fipe janeiro x junho: R$ 92.931 x R$ 108.879

Aumento percentual (e em reais): 17,16% (R$ 15.948)

Cota IPVA janeiro x junho: R$ 3.717 x R$ 4.355

Aumento do IPVA: R$ 638

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Fiat Strada Freendom 1.3 MT Cabine Simples Plus 2021
O forte aumento nos preços de carros novos e usados no primeiro semestre de 2021 pode deixar o imposto até 40% ou 50% mais caro no ano que vem

Preço Fipe janeiro x junho: R$ 66.460 x R$ 76.693 

Aumento percentual (e em reais): 15,40% (R$ 10.233)

Cota IPVA janeiro x junho: R$ 2.658 x R$ 3.067

Aumento do IPVA: R$ 409

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 Toyota Corolla GLi 2.0 AT 2021

O forte aumento nos preços de carros novos e usados no primeiro semestre de 2021 pode deixar o imposto até 40% ou 50% mais caro no ano que vem

Preço Fipe janeiro x junho: R$ 101.200 x R$ 113.692

Aumento percentual (e em reais): 12,34% (R$ 12.492)

Cota IPVA janeiro x junho: R$ 4.048 x R$ 4.547 

Aumento do IPVA: R$ 499

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