Onde fica o código de segurança da CNH? Veja esse e outros itens do documento

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem mais informações além dos dados do motorista, e é importante conhecê-los
JP
Por
31.08.2023 às 15:25
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem mais informações além dos dados do motorista, e é importante conhecê-los

A Carteira Nacional de Habilitação, famosa CNH, é um documento bem conhecido dos brasileiros. Além de ser uma autorização para direção, carrega foto e dados do condutor como uma espécie de versão mais completa do próprio RG. No entanto, o que poucos sabem é que ela tem ainda um código de segurança.

Vale lembrar que para se ter um CNH no Brasil hoje é necessário ter 18 anos ou mais, passar por todo o curso de capacitação teórico e prático e ser aprovado no teste final de direção, onde o futuro condutor passa por baliza e percurso. Com tudo aprovado, ele receberá sua habilitação e é importante cuidar do documento.

Você também pode se interessar por:

Onde fica o código de segurança da CNH

A carteira de habilitação mudou de layout há pouco tempo. Para encontrar o código de segurança na CNH distribuída desde junho de 2022, basta olhar abaixo da assinatura do emissor na segunda metade do documento. É um código composto por 11 números.

Nas CNH antigas, o formato de segurança é o mesmo, também composto por números. Muda apenas o posicionamento, já que fica ao lado direito da assinatura do emissor, na segunda metade do documento.

Um ponto que vale ressaltar é que é comum haver confusão em relação a esses caracteres do código de segurança. Isso porque a CNH tem duas linhas numéricas, uma acima da outra nos locais indicados acima.

Para distingui-las, é importante saber que o código que estamos falando está na linha de cima, e contém apenas números. A debaixo começa com os dois caracteres da sigla da unidade federativa (UF) e tem outros nove números, representando o Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Além disso, há também o QR Code nas carteiras de habilitação emitidas desde 2017. Ele fica no verso da carteira.

Por que a CNH tem um código de segurança

Os dois formatos falados acima são códigos de segurança para CNH. O primeiro serve como um “CPF da CNH”. Afinal, é por esse numeral que se averigua a legitimidade do documento e se busca todo o histórico de dados do proprietário.

O QR Code tem mesma função antifraude, como um auxílio para evitar clones e outras malfeitorias. No entanto, serve também para ser escaneado e facilitar o acesso do motorista à sua Carteira Digital de Trânsito.

Outros “itens de segurança” da CNH

A CNH ainda tem vários outros itens de segurança, embora não seja esse o nome declarado para eles. A ideia é criar um documento complexo para tentar reduzir ou acabar com fraudes. É por isso que a carteira de habilitação ganhou um novo desenho, por exemplo. Com mais informações e mais incrementada, fica mais difícil de ser copiada.

Além disso, o documento conta com cores e texturas para auxiliar nesses processos. Na parte superior do documento, por exemplo, temos a assinatura “República Federativa do Brasil” e uma espécie de medalha “BR” dourada em uma tarja verde.

Há ainda o mapa do Brasil, marcas d’água por todo o corpo da folha e um código numérico lateral replicado para as duas faces do documento. Isso tudo sem falarmos do número de registro e outras informações que são exclusivas do condutor.

Imagem abertura: Reprodução/Rafapress/Shutterstock

Imagem corpo: Reprodução/Conatran

Comentários