Novo Renault Captur 1.3 turbo: tudo sobre o SUV renovado com motor “Mercedes”

Entenda o que muda no modelo cuja reestilização será lançada em julho, estreando no Brasil o motor 1.3 TCe flex com cerca de 160 cv
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06.05.2021 às 13:10
Entenda o que muda no modelo cuja reestilização será lançada em julho, estreando no Brasil o motor 1.3 TCe flex com cerca de 160 cv

O Renault Captur se prepara para receber uma reestilização de meia vida logo mais. No ano passado, a Mobiauto contou que o SUV renovado chegaria ao mercado em junho deste ano. Batemos na trave. Com um pequeno atraso provocado pela pandemia, o lançamento foi adiado para o princípio do terceiro trimestre, em julho.

O modelo manterá a plataforma B0 do Duster e receberá retoques visuais muito sutis na parte externa. As alterações ficarão restritas ao para-choque, que receberá os faróis de neblina e as luzes diurnas de LED do antigo Captur Initiale Paris francês de penúltima geração. 

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Entenda o que muda no modelo cuja reestilização será lançada em julho, estreando no Brasil o motor 1.3 TCe flex com cerca de 160 cv
Divisórias da grade virão do novo Kaptur, com K, vendido na Rússia

Já a grade terá novas divisórias internas, herdadas do Kaptur russo, enquanto os faróis, apesar de manter o mesmo formato atual, serão full-LED, pelo menos nas versões de topo. A traseira receberá retoques ainda mais discretos, focados na base do para-choque.

No habitáculo, a marca deve trocar praticamente todo o acabamento do modelo, adotando revestimentos um pouco mais nobres e refinados. O objetivo é tirar do Captur o aspecto de SUV bonito por fora, mas com um interior pobre. 

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Entenda o que muda no modelo cuja reestilização será lançada em julho, estreando no Brasil o motor 1.3 TCe flex com cerca de 160 cv
Interior do novo Captur brasileiro terá elementos inspirados no novo Captur europeu e também no Kaptur russo

A inspiração do desenho interno do novo Captur brasileiro será a segunda geração do modelo europeu, que recebe o mesmo nome do nosso, mas é um SUV de menor porte e com plataforma mais moderna, a CMF-B do Clio V.

Já na parte de motorização, o Captur promoverá a estreia do motor 1.3 TCe, um quatro-cilindros turbo com injeção direta desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, e que já equipa o Classe A Sedan e o GLA em nosso mercado.

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Só que, para uso da Renault, a unidade será flex. Com gasolina, ela rende 163 cv e 25,5 kgfm nos Mercedes vendidos por aqui. Já o novo Duster mexicano possui uma calibração dessa mesma usina, também a gasolina, com 156 cv e 27,5 kgfm.

A ver qual será a especificação adotada pela Renault no Brasil. O certo é que ela estará aliada ao mesmo câmbio CVT presente no Captur 1.6 atual, porém com simulação de oito marchas e não apenas seis. E que será aplicado também ao Duster e à picape Duster Oroch no primeiro semestre de 2022.

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Entenda o que muda no modelo cuja reestilização será lançada em julho, estreando no Brasil o motor 1.3 TCe flex com cerca de 160 cv

Com a atualização, a Renault tentará posicionar o Captur num degrau um pouco mais acima em relação ao Duster, tentando brigar com as versões de entrada de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, na faixa de R$ 120.000 a R$ 150.000.

Vale lembrar que, por enquanto, o motor 1.3 TCe será apenas importado, sem previsão de passar por nacionalização nos próximos dois anos. Confira mais detalhes sobre o que esperar do novo Captur em mais um vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

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