Fiat Pulse, Tuo ou Domo: como será o SUV que Juliette ganhou no BBB 2021

Utilitário esportivo construído sobre a base do Argo será prêmio ao vencedor do reality e chega em setembro, mas ainda falta descobrir o nome
Por Leonardo Felix
05.05.2021 às 03h:19 • Att. há cerca de 5 meses
Utilitário esportivo construído sobre a base do Argo será prêmio ao vencedor do reality e chega em setembro, mas ainda falta descobrir o nome

Fiat Pulse, Tuo ou Domo: é por um desses nomes que se chamará o inédito SUV compacto derivado do Argo, que foi inteiramente revelado na final do Big Brother Brasil 2021, na noite desta terça-feira (4). E o vencedor do programa recebeu uma unidade como prêmio pela conquista.

Como nossa reportagem vem avisando desde janeiro, a estreia na final do BBB será uma avant première do modelo . Sua chegada efetiva às lojas ocorrerá não antes de setembro, porque é quando a produção do modelo em Betim (MG) começará em ritmo de série. Por enquanto, a unidade exibida na Globo não passa de protótipo.  

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto 

Com a apresentação de Pulso, Tuo ou Domo, que até então vinha sendo chamado de Progetto 363 pela fabricante, a Fiat dará sequência a um processo gradual de revelação dos conteúdos, especificações, motorização e versões do Progetto 363. Mas nem tudo sobre o modelo é tão segredo assim.

Como a Mobiauto já contou há algumas semanas, por exemplo, o SUV será equipado com o ainda inédito motor 1.0 três-cilindros turboflex da família GSE, com potência estimada entre 120 e 130 cv e torque na casa de 20 kgfm. O câmbio será sempre automático de seis marchas nessa configuração.

As opções mais baratas podem receber o propulsor 1.3 Firefly 8V flex, naturalmente aspirado, com 101/109 cv. Elas seriam manuais de cinco marchas ou equipadas com uma caixa tipo CVT, a mesma que estará presente ainda em 2021 na picapinha Strada, e que deve compor em breve também as linhas d do hatch Argo e do sedan Cronos

Leia também: Carros mais vendidos de abril: Fiat faz dobradinha com Strada e Mobi

Utilitário esportivo construído sobre a base do Argo será prêmio ao vencedor do reality e chega em setembro, mas ainda falta descobrir o nome

Por falar neles, a plataforma do futuro SUV é a MP1, mesma de ambos. E sua relação com o Argo é bem parecida com a que vemos entre VW Nivus e Polo, ou entre Honda Fit e WR-V: ele aproveita boa parte da carroceria e da mecânica, como suspensões, arquitetura elétrica, portas laterais dianteiras, colunas A, para-brisa e alguns recortes de para-lamas, teto e capô.

De diferente, o utilitário esportivo receberá um balanço dianteiro com visual totalmente exclusivo, incluindo faróis e grade que lembram mais a nova Strada, embora com a parte superior do conjunto óptico dianteiro mais afilada e dois enormes recortes no para-choque para aumentar a robustez.

O capô mais alto as suspensões elevadas, conferindo um maior vão livre do solo, darão a Pulse, Tuo ou Domo o aspecto de SUV que a Fiat pretende. Todo o balanço traseiro terá visual igualmente próprio, com lanternas inspiradas no Alfa Romeo Stelvio e o nicho da placa aplicado ao centro da tampa do porta-malas.

Leia também: Carro que você compra tem quase 300 impostos e taxas imbutidos

Utilitário esportivo construído sobre a base do Argo será prêmio ao vencedor do reality e chega em setembro, mas ainda falta descobrir o nome

E, de forma inversa, o Progetto 363 estreará elementos que só serão aproveitados posteriormente pelo próprio Argo, pelo Cronos e pelo SUV cupê compacto-médio 376, previsto para chegar no ano que vem.

Um deles é o motor 1.0 GSE T3, um três-cilindros turboflex 12V com injeção direta e dotado do sistema de variação de tempo e amplitude de abertura das válvulas de admissão MultiAir. Com gasolina, tal usina rende 120 cv de potência e 19 kgfm de torque na Europa. Por aqui, com etanol, pode chegar à casa de 130 cv e 21 kgfm. O câmbio será sempre automático de seis marchas e a tração, 4x2 dianteira.

Isso nas opções intermediárias e de topo, já que as de entrada deverão contar com o já conhecido 1.3 Firefly flex, um quatro-cilindros naturalmente aspirado 8V de 101/109 cv e 13,7/14,2 kgfm com gasolina/etanol, em opções de casamento com câmbio manual de cinco marchas ou CVT.

Leia também: Os sedans que (ainda) custam menos de R$ 100 mil

Utilitário esportivo construído sobre a base do Argo será prêmio ao vencedor do reality e chega em setembro, mas ainda falta descobrir o nome

A adoção de portas laterais traseiras exclusivas pode significar uma mudança de distância entre eixos no comparativo com os 2.521 mm de Argo e Cronos, mas as dimensões do modelo ainda não foram reveladas pela Stellantis.

Outra novidade será o painel atualizado com quadro de instrumentos digital de 7 polegadas nas versões de topo (a ser herdado da nova Toro), além da nova geração da central multimídia UConnect, vista na nova Strada, incluindo projeção de celulares Android e Apple sem fio, Wi-Fi a bordo e sistema Fiat Connect Me, também presente na nova Toro e nos Jeep Compass e Renegade (sob o nome Adventure Intelligence).

Espera-se que o novato tenha valores entre R$ 80 mil e 110 mil, sendo posicionado abaixo do Jeep Renegade como SUV de entrada do grupo Stellantis no Brasil, para tentar brigar com VW Nivus, WR-V, como já dito, e também com o Caoa Chery Tiggo 3X.

Fiat terá três SUVs tamanho P, M e G nos próximos anos
Quais carros de Jeep e Fiat terão motor turbo (e quando chegam)
Assinar um Fiat ou Jeep custará de R$ 1.350 a R$ 4.730 por mês
Stellantis: como fusão afetará Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot no Brasil

suv fiat
fiat progetto 363
carro suv
suv do bbb
carro do vencedor do bbb
carro suv
suv compacto
suv pequeno
fiat tuo
fiat domo
fiat pulse
rosto de óculos escuros

Comentários