Flagra: VW Voyage sobrevive em 2022 com motor atualizado

Fabricante confirma sobrevida do sedan, que deve ganhar motorização recalibrada e perder opção 1.6 8V (EA111) por causa das regras de emissão
Renan Bandeira
Por
04.02.2022 às 13:01
Fabricante confirma sobrevida do sedan, que deve ganhar motorização recalibrada e perder opção 1.6 8V (EA111) por causa das regras de emissão

As novas exigências da sétima fase do Proconve fizeram uma série de carros saírem de linha no Brasil. O VW Voyage era um dos veículos que estavam na berlinda, sem saber se teria o mesmo desfecho de Fiat Uno, Grand Siena e VW Fox, ou se seguiria na linha de produção.

A Mobiauto flagrou protótipos do sedan em testes próximos à fábrica da marca em Taubaté (SP). Isso já indicava a sobrevida do veículo. Nesta semana, a própria VW confirmou aos colegas do site Autos Segredos que “Gol, Voyage e Saveiro continuam em linha normalmente, atendendo à nova fase do Proconve (L7)”, 

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A fabricante não revelou quais são as mudanças no portfólio nem na motorização do Voyage. No entanto, a Mobiauto entende que o motor EA111 (1.6 8V) não será mais oferecido em conjunto com o câmbio manual de cinco marchas.

Fabricante confirma sobrevida do sedan, que deve ganhar motorização recalibrada e perder opção 1.6 8V (EA111) por causa das regras de emissão

Com isso, o Voyage deve seguir em linha apenas com o motor três-cilindros 1.0 MPI da família EA211. Talvez a configuração 1.6 quatro-cilindros MSI 16V, da mesma família, sobreviva. Ela já está presente na configuração 1.6 automática de Gol e Voyage e poderia até ganhar uma variante manual.

Atualmente, o motor 1.0 MPI rende 75/84 cv e 9,7/10,4 kgfm (gasolina/etanol), enquanto o 1.6 MSI gera 110/120 cv e 15,8/16,8 kgfm. No entanto, ambos podem ter números de potência e torque alterados, já que a Volkswagen vem adaptando os sistemas de alimentação e escape para atender ao que pede o governo.

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Gol e Saveiro também mudam

Com o EA111 saindo de linha, o Gol deve seguir os mesmos passos do Voyage. Ou seja, seguirá no mercado apenas com a versão de entrada, 1.0 MPI, e talvez mantenha o motor 1.6 MSI 16V em sua gama de versões.

Para fechar a família, a Saveiro também terá a linha renovada. Como a Mobiauto já contou neste outro artigo, a picapinha já testa o motor 1.6 MSI atualizado. Ele  equipará todas as versões (Trendline, Robust e Cross).

A configuração de topo, Cross, pode ainda ser vendida com câmbio automático de seis marchas da Aisin, além do já conhecido manual de cinco velocidades. A ideia é bater de frente com as novas versões Volcano e Ranch, da Strada, com o conjunto motriz 1.3 CVT.

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Com as novidades, Gol, Voyage e Saveiro ganham uma sobrevida no mercado. A atualização deve manter os três vivos no mercado pelo menos até 2024, quando entra em vigor no país outra legislação, a que obrigará a presença de controle eletrônico de estabilidade em todos os veículos comercializados no país.

No entanto, só o hatch e a picape terão sucessores. O Gol será substituído por um SUV de baixo custo, o projeto VW246, que deve manter o seu nome. Já a Saveiro ganhará uma nova geração em 2026, o projeto VW247, derivado diretamente o 246, para tentar desbancar de vez a Strada. 

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Já o Voyage não deve ir muito longe. No ano passado, especulava-se o fim da produção do sedan, que é um projeto antigo e defasado, sem tanta força para brigar com os concorrentes mais equipados. Assim, sua existência para além de 2023 é improvável.

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