Fiat Argo fica mais fraco, mas roda mais por litro de combustível
Depois de Fiat Strada, Mobi e Fiorino, o Argo é mais um veículo da marca italiana a ganhar motores recalibrados. A mudança deixa os propulsores 1.0 e 1.3 Firefly flex Firefly mais fracos e econômicos, para atender às regras de emissão da sétima fase do Proconve.
Vale lembrar que as novas exigências já tiraram quase 60 carros de linha, como a Mobiauto já contou neste outro artigo.
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A usina 1.3 flex que equipa as versões S-Design e Trekking do hatch é a mesma usada por Strada e Fiat Pulse. Assim, as mudanças nas especificações de potência e torque nela já eram esperadas. Agora, esse motor entrega 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm (G/E), redução de 3/2 cv e 0,5/0,5 kgfm, respectivamente.
As opções 1.0 e Drive 1.0, únicas de todo o catálogo Fiat equipadas com o motor tricilindro 1.0 Firefly 6V, também perderam potência e torque. Este motor perdeu 1 cv 0,4 kgfm com gasolina e 2 cv e 0,2 kgfm com etanol, passando a render 72/75 cv e 10/10,7 kgfm (G/E).
Leia também: Fiat Argo e Cronos têm nota rebaixada para zero em segurança no Latin NCAP
Motor mais econômico
As modificações nos propulsores também alteraram os dados de consumo. Se por um lado perdeu potência, por outro, ficou mais eficiente.
Segundo as medições da Fiat, o motor 1.0 do Argo renderá melhor na estrada agora do que antes, fazendo 15,8 km/l abastecido com gasolina e 11 km/l abastecido com etanol. Antes, o hatch rendia 15,1 km/l e 10,7 km/l, na mesma ordem, em ciclo rodoviário.
Na cidade, a diferença é mínima. Até a renovação, o modelo rodava 14,1 km/l com gasolina e 9,9 km/l com etanol. Agora seguirá fazendo a mesma distância com etanol por litro, e melhora 0,1 km/l com o combustível derivado do petróleo.
O motor 1.3 também está mais econômico. Na cidade, terá médias de 9,1 km/l, com etanol, e 13,1 km/l, com gasolina. Já na estrada, fará 10,5 km/l e 15 km/l, respectivamente.
Os antigos números em ciclo urbano eram 8,8 km/l e 12,8 km/l, com etanol e gasolina, respectivamente. E 10,4 km/l e 14,7 km/l, na estrada, na mesma ordem.
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Cronos 1.0 no lugar do Grand Siena
O Cronos, que é o sedan derivado do Argo, deve ser o próximo a ganhar as atualizações. Ele seguirá empurrado pelo motor Firefly 1.3 flex nas especificações citadas acima.
Na linha 2023, porém, o três-volumes terá uma nova versão de entrada, a ser equipada com o motor 1.0 Firefly do Argo, conforme noticiado pelos amigos do Autos Segredos. O objetivo da marca é posicionar essa variante no lugar do Grand Siena, que saiu de linha no final do ano passado.
Cronos e Argo 1.3 CVT
Além disso, Cronos e Argo terão uma outra novidade na linha 2023. Os dois compactos devem ganhar novas versões de topo com a esperada configuração 1.3 flex automática do tipo CVT, como já vemos em Pulse e Strada.
A configuração substituirá as antigas versões 1.8 automáticas, que saíram do catálogo no ano passado. No sedan, elas devem constar nas opções Drive e Precision. Já o hatch deve oferecê-la nas variantes Drive e Trekking. Possivelmente a Fiat lance uma edição especial de ambos com o pacote estético S-Design.
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Jornalista Automotivo
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