Fiat Argo fica mais fraco, mas roda mais por litro de combustível

Hatch segue os passos de Strada e Mobi, e recebe motores recalibrados para atender novas regras de emissão e seguir nas lojas
Renan Bandeira
Por
03.02.2022 às 14:13
Hatch segue os passos de Strada e Mobi, e recebe motores recalibrados para atender novas regras de emissão e seguir nas lojas

Depois de Fiat Strada, Mobi e Fiorino, o Argo é mais um veículo da marca italiana a ganhar motores recalibrados. A mudança deixa os propulsores 1.0 e 1.3 Firefly flex Firefly mais fracos e econômicos, para atender às regras de emissão da sétima fase do Proconve.

Vale lembrar que as novas exigências já tiraram quase 60 carros de linha, como a Mobiauto já contou neste outro artigo. 

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

A usina 1.3 flex que equipa as versões S-Design e Trekking do hatch é a mesma usada por Strada e Fiat Pulse. Assim, as mudanças nas especificações de potência e torque nela já eram esperadas. Agora, esse motor entrega 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm (G/E), redução de 3/2 cv e 0,5/0,5 kgfm, respectivamente.

As opções 1.0 e Drive 1.0, únicas de todo o catálogo Fiat equipadas com o motor tricilindro 1.0 Firefly 6V, também perderam potência e torque. Este motor perdeu 1 cv 0,4 kgfm com gasolina e 2 cv e 0,2 kgfm com etanol, passando a render 72/75 cv e 10/10,7 kgfm (G/E). 

Leia também: Fiat Argo e Cronos têm nota rebaixada para zero em segurança no Latin NCAP

Motor mais econômico

Hatch segue os passos de Strada e Mobi, e recebe motores recalibrados para atender novas regras de emissão e seguir nas lojas

As modificações nos propulsores também alteraram os dados de consumo. Se por um lado perdeu potência, por outro, ficou mais eficiente.

Segundo as medições da Fiat, o motor 1.0 do Argo renderá melhor na estrada agora do que antes, fazendo 15,8 km/l abastecido com gasolina e 11 km/l abastecido com etanol. Antes, o hatch rendia 15,1 km/l e 10,7 km/l, na mesma ordem, em ciclo rodoviário.

Na cidade, a diferença é mínima. Até a renovação, o modelo rodava 14,1 km/l com gasolina e 9,9 km/l com etanol. Agora seguirá fazendo a mesma distância com etanol por litro, e melhora 0,1 km/l com o combustível derivado do petróleo.

O motor 1.3 também está mais econômico. Na cidade, terá médias de 9,1 km/l, com etanol, e 13,1 km/l, com gasolina. Já na estrada, fará 10,5 km/l e 15 km/l, respectivamente.

Os antigos números em ciclo urbano eram 8,8 km/l e 12,8 km/l, com etanol e gasolina, respectivamente. E 10,4 km/l e 14,7 km/l, na estrada, na mesma ordem.

Leia também: Honda mata WR-V e deixa HR-V na geladeira até nova geração chegar

Cronos 1.0 no lugar do Grand Siena

Hatch segue os passos de Strada e Mobi, e recebe motores recalibrados para atender novas regras de emissão e seguir nas lojas

O Cronos, que é o sedan derivado do Argo, deve ser o próximo a ganhar as atualizações. Ele seguirá empurrado pelo motor Firefly 1.3 flex nas especificações citadas acima.

Na linha 2023, porém, o três-volumes terá uma nova versão de entrada, a ser equipada com o motor 1.0 Firefly do Argo, conforme noticiado pelos amigos do Autos Segredos. O objetivo da marca é posicionar essa variante no lugar do Grand Siena, que saiu de linha no final do ano passado.

Cronos e Argo 1.3 CVT

Além disso, Cronos e Argo terão uma outra novidade na linha 2023. Os dois compactos devem ganhar novas versões de topo com a esperada configuração 1.3 flex automática do tipo CVT, como já vemos em Pulse e Strada.

A configuração substituirá as antigas versões 1.8 automáticas, que saíram do catálogo no ano passado. No sedan, elas devem constar nas opções Drive e Precision. Já o hatch deve oferecê-la nas variantes Drive e Trekking. Possivelmente a Fiat lance uma edição especial de ambos com o pacote estético S-Design.

Você também pode se interessar por:

Honda vai reduzir linha de carros nacionais. Veja quais morrem

Carros que nasceram feios e as fabricantes tentaram consertar

Por que carros de tanto renome como VW Gol e Fiat Uno morrem

Dinossauros sobre rodas: os carros mais antigos ainda à venda no Brasil


Comentários