Chevrolet Montana 2023 já está em pré-venda a R$ 135.000. Veja todos os preços

Picape volta à vida em sua terceira geração e entra em pré-venda, com chegada às lojas programada para fevereiro
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01.12.2022 às 19:02 • Atualizado em 13.12.2022
Picape volta à vida em sua terceira geração e entra em pré-venda, com chegada às lojas programada para fevereiro

Foram meses de incessante trabalho da GM (General Motors) para divulgar homeopaticamente as doses de informação a respeito da terceira geração da Chevrolet Montana. 

A picape subirá de patamar, deixando o porte de Fiat Strada para ganhar o de Renault Oroch, tentando transitar de uma vez só entre consumidores das versões de topo da picapinha da Stellantis, os da rival da Renault e os das versões de entrada da Fiat Toro.

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Picape volta à vida em sua terceira geração e entra em pré-venda, com chegada às lojas programada para fevereiro

Para tanto, a nova Montana utilizará a plataforma GEM, monobloco, de Tracker, Onix e Onix Plus, porém com dimensões espichadas e elementos de estamparia exclusivos. Por dentro, flagras já haviam revelado o que ela tem de exclusivo e os (muitos) componentes que compartilha com o SUV. Mas falaremos mais sobre isso.

Segundo a Chevrolet, a Montana 2023 já está em pré-venda. A picape só chegará em fevereiro, mas já teve preços revelados. A configuração LTZ custará a partir de R$ 134.490, enquanto a Premier parte de R$ 140.490. 

Visual com muito da Toro

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Para voltar ao mercado, a nova Montana apostará em um visual que parece muito inspirado no da Fiat Toro. Os faróis divididos em dois níveis e o formato das lanternas sugere isso. Para se diferenciar da rival, as lanternas serão integradas por uma faixa preta.

Na versão Premier os acabamentos de rodas e frisos serão escurecidos, enquanto a versão LTZ terá detalhes cromados.

A tampa da caçamba terá abertura convencional, para baixo, mas a GM anunciou que o compartimento de cargas da nova Montana terá divisórias, porta-objetos nas laterais – tipo as RAM box, entradas USB, iluminação e um inovador sistema de vedação. Uma capota rígida de acionamento elétrico também será oferecida. 

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No interior, a marca destaca os mais de 50 padrões de acabamento, que variam conforma a função e aplicação do componente. As versões Premier recebem painel, bancos, portas e console com revestimento premium. Quem quiser um som mais potente, é possível instalar um subwoofer JBL. 

Motor 1.2 turbo

Em todas as versões a terceira geração da Montana será equipada com o motor 1.2 três-cilindros 12V turbo flex, com injeção indireta de combustível, do Tracker Premier. Ele rende 132 cv de potência e 19,4 kgfm de torque com gasolina, sendo 133 cv e 21,4 kgfm com etanol.

Pela primeira vez, esta usina será aliada ao câmbio manual de seis marchas da GM, compondo a versão de entrada da picape. A ela caberá a missão de brigar com as versões de topo da Strada cabine dupla e a Renault Oroch 1.6 SCe manual.

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Aliás, durante a apresentação, foi justamente a configuração manual a destacada. Os motivos são o 0 a 100 km/h mais rápido da categoria, mas sem detalhar qual o tempo usado na arrancada. 

Já a versão automática foi definida como a mais econômica entre as rivais. O veículo percorre na estrada, com gasolina, 13,3 km/l e, na cidade, 11,1 km/l. Com etanol os números são: 9,3 km/l e 7,7 km/l, respectivamente.

Nas opções mais caras, o propulsor manterá o já conhecido casamento com o câmbio automático de seis marchas, também de origem GM, a fim de brigar com a Strada CVT, Oroch 1.6 CVT ou 1.3 TCe CVT, e as versões mais baratas da Toro. 

Porte de Oroch

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A Chevrolet não revelou todas as medidas da Montana 2023, mas informou que a picape tem 4,72 metros de comprimento e cerca de 1,8 metro de largura. Para efeito de comparação, confira as medidas das Fiat Strada e Toro, além da Renault Oroch: 

Fiat Strada: 4,48 m de comprimento, 1,73 m de largura, 2,73 m de entre-eixos, 1,59 m de altura e 844 litros de caçamba.
Fiat Toro: 4,94 m de comprimento, 1,84 m de largura, 2,99 m de entre-eixos, 1,73 m de altura e 937 litros de caçamba.
Renault Oroch: 4,71 m de comprimento, 1,83 m de largura, 2,82 m de entre-eixos, 1,63 m de altura e 683 litros de caçamba. 

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Dessa maneira, o porte é bem similar ao da Renault, que está acima da Fiat Strada, mas consideravelmente abaixo da Fiat Toro. 

Estrutura simples e funcional

Construída com chassi monobloco, a nova Montana terá estrutura relativamente simples em relação às rivais. Sua tração será sempre dianteira e a suspensão traseira será por eixo de torção, dispensando a arquitetura independente Multilink usada por Toro e Oroch. Freios traseiros serão a tambor.

Interior com muito do Tracker

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Como dissemos, muitos elementos da nova Montana virão herdados do Tracker e dos irmãos Onix e Onix Plus. Os bancos, por exemplo, são os mesmos do SUV, mudando apenas o acabamento externo e os encostos de cabeça laterais na fileira traseira. O encosto lombar traseiro vem da versão LT do SUV.

Volante, quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital monocromático ao centro, chaves de seta e limpador de para-brisa, comandos digitais do ar-condicionado, manopla de câmbio, alavanca do freio de estacionamento e até o baú com apoio de braço no console centra vêm do Tracker Premier. 

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Já o freio de estacionamento manual está presente em todos os modelos da base GEM. Por outro lado, os difusores de ar do painel e as guarnições internas das portas laterais terão desenho exclusivo, assim como a central multimídia, que terá um aplique em preto brilhante para se integrar ao cluster. A versão Premier trará bancos revestidos em couro sintético.

Multimídia atualizada

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De acordo com a GM, o sistema multimídia da Montana 2023, da família MyLink, poderá passar por atualizações de software, como um smartphone, a fim de integrar novas funcionalidades. A picape também deve trazer Internet 4G e OnStar a bordo, serviços que precisam ser pagos à parte pelo usuário.

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