Avaliação: Fiat Fastback Impetus dá conta do recado com motor do Pulse?
O Fiat Fastback chegou com força no mercado nacional, batendo inclusive concorrentes diretos logo no primeiro mês de vendas, como o Nissan Kicks e o Renault Duster, e é o escolhido da vez para o Mobiavalia, quadro da Mobiauto em seu canal no Youtube.
Já havíamos experimentado a versão de topo do modelo, Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth com motor 1.3 turbo de até 185 cv e câmbio automático de seis marchas, mesmo conjunto mecânico da Toro e dos Jeep Renegade, Compass e Commander, no lançamento.
Agora, rodamos uma semana com a opção intermediária, Impetus Turbo 200, que traz o mesmo motor 1.0 GSE turboflex do Pulse, com até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O câmbio é automático CVT com simulação de sete marchas.
No exterior, é possível destacar o motivo de o Fastback ter tanto destaque nas ruas: o SUV tem o toque de cupê em sua carroceria, e uma traseira que lembra o BMW X4, o que o faz chamar a atenção por onde passa.
Partindo para dentro do carro, o espaço interno não são dos melhores, tanto no teto quanto para pernas. Já o acabamento é e bom gosto, nas com excesso de plástico rígido e uma tampa de porta-luvas tão desalinhada quanto a do próprio Pulse.
Na parte da frente, temos detalhes em cromo acetinado, um quadro de instrumentos 100% digital e uma tela multimídia sensível ao toque flutuante com Android Auto e Apple Car Play de 10,1 polegadas.
O console central é elevado, há carregador de celular por indução refrigerado e freio de estacionamento eletrônico automático com função Auto Hold (que fica memorizada após o primeiro toque, mesmo após desligar o veículo).
Leia também: Fiat Fastback T200 fará até 14 km/l, mas não terá nota A em consumo
O motor é o 1.0 turboflex de três cilindros da família GSE, com 12 válvulas, injeção direta de combustível e sistema Multiair III, que promove a variação inteligente do comando de admissão. Rende ao veículo 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm de torque independentemente do combustível.
Há diferenças estéticas para a versão de topo, embora o pacote de equipamentos de conforto, tecnologia e segurança seja o mesmo. Quer saber mais sobre o SUV com carinha de cupê? Então desce ai, clica no play, e logo abaixo do vídeo há toda a ficha técnica da versão utilizada no vídeo.
Ficha técnica – Fiat Fastback Impetus Turbo 200 2023
Preço: R$ 142.490. Pintura Prata: R$ 1.990
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível.
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm (G/E) a 1.700 rpm
Peso/potência: 9,71 kg/cv
Peso/torque: 61,9 kg/kgfm
Câmbio: automático CVT, simulação de 7 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,4 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h
Consumo Inmetro: Cidade: 8,1 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina na cidade. Estrada: 9,7 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina
Dimensões e capacidades: 4.427 mm de comprimento, 2.533 mm de entre-eixos, 1.774 mm de largura e 1.545 mm de altura / porta-malas, 516 litros (VDA) / tanque de combustível, 47 litros / peso: 1.262 kg em ordem de march.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva / suspensão dianteira McPherson com mola helicoidal e suspensão traseira por eixo de torção com mola helicoidal / freios dianteiros a disco ventilados e freios traseiros a tambor / diâmetro de giro: 10,7 m / Vão livre do solo: 192 mm / ngulo de ataque, 20,4°, ngulo de transposição de rampa, 21,2°, ngulo de saída, 24,3° / Carga útil: 400 kg / Pneus dianteiros e traseiros: 215/45 R18 / Estepe: temporário, 125/80 R16.
Itens de série
Faróis e lanternas full-LED
Faróis de neblina de LED
Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
Assistente de partida em rampas
Ar-condicionado automático e digital
Quadro de instrumentos digital de 7”
Central multimídia de 10,1" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
Carregador de celular por indução
Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros
Câmera de ré
Paddle shifters (borboleta no volante)
Controle eletrônico de estabilidade e tração
Quatro airbags (frontais e laterais)
Alarme
Chave com sensor presencial
Partida do motor por botão
Partida remota do motor via chave presencial
Vidros elétricos com função um-toque e antiesmagamento
Retrovisores elétricos
Bancos revestidos em couro sintético
Volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade
Banco do motorista com ajuste manual de altura
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de mudança de faixa com correção ativa
Farol alto com comutação automática
Retrovisor interno eletrocrômico
Retrovisores externos elétricos com tilt-down no direito
Monitoramento de pressão dos pneus
Wi-Fi a bordo (pago à parte)
Fiat Connect Me (pago à parte)
Teto e capas dos retrovisores com pintura preta
Roda de liga leve aro 18” com acabamento diamantado
Acabamento Interno Escurecido
Entradas USB tipo A e C no console
TC+ - Bloqueio eletrônico de diferencial dianteiro
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Jornalista Automotivo
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