Exclusivo: SUV do Fiat Argo atrasa de novo e fica para o fim do ano

Lançamento do projeto 363, cujo nome ainda é desconhecido, deve acontecer apenas entre setembro e outubro no Brasil
LF
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29.01.2021 às 13:37
Lançamento do projeto 363, cujo nome ainda é desconhecido, deve acontecer apenas entre setembro e outubro no Brasil

Flagra: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O cronograma inicial de desenvolvimento do SUV do Fiat Argo previa sua chegada para o início de 2021. Veio a pandemia do novo coronavírus e atrasou todos os planos do grupo FCA (agora Stellantis). Com isso, um novo prazo foi estipulado para julho deste ano.

Mas quem está curioso para conhecer o primeiro utilitário esportivo de fabricação nacional da marca italiana no país terá que ter um pouco mais de paciência. Segundo informações obtidas pela Mobiauto, o lançamento atrasou de novo e ficará para o último quadrimestre do ano.

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Os contratos com fornecedores da empresa estão sendo preparados para começar somente em agosto ou, em alguns casos, até em setembro, segundo nossas apurações. Com isso, a chegada do produto às lojas não ocorrerá antes do final de setembro, podendo ficar para outubro.

Uma apresentação feita pela FCA na Argentina, com a lista completa de lançamentos das marcas Fiat, Jeep e Ram no país vizinho para este ano, aponta para a chegada do projeto 363 apenas no último trimestre, o que bate com os novos prazos estabelecidos junto aos fornecedores brasileiros.

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Lançamento do projeto 363, cujo nome ainda é desconhecido, deve acontecer apenas entre setembro e outubro no Brasil

Esse mesmo documento aponta que o Jeep Renegade ganhará uma série especial em homenagem aos 80 anos da marca especializada em 4x4 no segundo trimestre, e que Jeep Compass e Fiat Toro reestilizados serão lançados para os argentinos no terceiro. Já o Jeep de sete lugares só chegará aos hermanos em dezembro.

Por aqui, todos esses produtos devem aportar um pouco antes, assim como o SUV do Argo: Renegade 80 Anos em março, novo Compass entre abril e maio (estreando o propulsor 1.3 Firefly turbo), Toro 2022 entre junho e julho e Jeep de sete lugares em novembro

Só não teremos a picape Gladiator, que deve ficar para 2022 em nosso mercado. O Fiat 500 elétrico é outra incógnita, assim como os produtos importados da Ram, que recentemente trouxe a 1500 por R$ 400 mil para o país.

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Como será o SUV do Argo

Lançamento do projeto 363, cujo nome ainda é desconhecido, deve acontecer apenas entre setembro e outubro no Brasil
Flagra: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Fruto do projeto 363, o SUV do Argo terá com o hatch a mesma proximidade que o VW Nivus tem em relação ao Polo. Não só a plataforma MP1 será a mesma, como também a distância entre eixos (2,53 m), a cabine interna, o conjunto de suspensões e boa parte da carroceria.

A diferença é que, enquanto o Nivus aproveitava a mecânica e boa parte do acabamento interno já estabelecidos do Polo, o SUV do Argo antecipará elementos que ainda serão aproveitados no irmão hatchback.

Como exemplos temos um novo motor e um painel atualizado em relação ao hatch, incluindo quadro de instrumentos digital nas versões de topo (a ser herdado da nova Toro) e a central multimídia UConnect da Strada, incluindo projeção de celulares Android e Apple sem fio. 

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Quanto ao propulsor, estamos falando do 1.0 GSE T3, três-cilindros turboflex 12V com injeção direta, de cerca de 125 cv de potência e mais de 20 kgfm de torque. Ele virá sempre aliado a um câmbio CVT com engrenagem para otimizar arrancadas e simulação de marchas.

Lançamento do projeto 363, cujo nome ainda é desconhecido, deve acontecer apenas entre setembro e outubro no Brasil
Visual do inédito SUV será inspirado no Alfa Romeo Stelvio

Nas versões de entrada, o pequeno SUV da Fiat deve trazer sob o cofre o já conhecido 1.3 quatro-cilindros Firefly aspirado flex de 109 cv e 14,2 kgfm com etanol. Ele estará acoplado à manjada caixa manual de cinco marchas ou a outra, tipo CVT, mas sem engrenagem. Este trem de força também servirá à nova Strada a partir deste ano.

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Estruturalmente, o SUV 363 herdará colunas A e B, para-brisa, portas laterais dianteiras, caixas de roda e parte dos recortes de para-lamas e capô do Argo. No entanto, seu capô será mais alto, as portas laterais traseiras devem ser exclusivas e os balanços dianteiro e traseiro mudarão integralmente.

Um flagra recente publicado pelo site Autos Segredos indica que seus faróis terão desenho inspirado no Alfa Romeo Stelvio. É possível que o SUV beba dessa mesma fonte em outros elementos estéticos, como as lanternas traseiras.

O SUV do Argo deverá ser posicionado numa faixa de preço entre R$ 70 mil e R$ 100 mil, logo abaixo do Renegade. Seus rivais, além do Nivus, serão o novo Caoa Chery Tiggo 2 e o Honda WR-V

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