Avaliação: novo Nissan Sentra entrega tudo que um sedan médio deve ter?

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla
Camila Torres
Por
16.03.2023 às 10:00 • Atualizado em 23.03.2023
Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

Depois de dois anos de férias do mercado brasileiro, o Nissan Sentra retorna para o Brasil em nova geração, mais espaçoso e repleto de tecnologias. Mundialmente, o Sentra já acumula 41 anos de idade e oito gerações. No Brasil, sua história começou só em 2004. Por isso, consideramos que o Sentra está em sua terceira geração por aqui. 

Geração esta que estreou em outros mercados no segundo semestre de 2019. Ou seja, quase quatro anos atrás. Para se ter ideia de como o modelo está chegando atrasado a solo brasileiro, enquanto a Nissan nos apresenta sua terceira geração, outros países já estão prestes a conhecer seu facelift de meia vida.

Talvez você também se interesse:

Avaliação: Nissan Frontier Attack 2023 corta mimos e custa R$ 50.000 a menos

Avaliação: Nissan Kicks 2023 é mais equipado, econômico… e mais fraco

Avaliação: Honda Civic 2023 é R$ 54.000 mais caro que o Corolla. Vale?

No entanto, não é a primeira vez que a Nissan faz isso por aqui. Mas já que a fabricante optou por essa estratégia de novo, vamos falar do modelo que acabou de desembarcar no nosso mercado.

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

O Sentra 2023 chega em duas versões: Advance, por R$ 148.490 e Exclusive, por R$ 171.590. O valor da versão de entrada está justamente entre as versões XEi (R$ 146.890) e GLi (R$ 153.390) do Toyota Corolla. Enquanto a configuração topo de linha tem valor mais atrativo que a Altis Premium (R$ 176.190) do rival.

Com o Honda Civic praticamente fora de jogo, já que chegou por aqui com vendas limitadas e um valor bem mais elevado que os concorrentes, talvez tenha chegado a hora do Nissan Sentra conseguir brigar com o Corolla de uma forma mais direta. 

Chevrolet Cruze, VW Jetta e Caoa Chery Arrizo 6 também têm pouca expressividade no mercado, o que permite ao Corolla nadar de braçada e liderar absoluto o segmento de sedans médios.

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

Porém, pelo que conhecemos da nova geração do Nissan Sentra, os dias tranquilos do Corolla podem ter chegado ao fim. Isso não quer dizer que ele perderá a liderança, longe disso. Destronar o Corolla por aqui parece quase uma missão impossível. Mas que ele terá que ceder uma fatia do mercado a este rival vindo do México, isso ele vai. 

Enfim, já falamos o suficiente para esclarecer o posicionamento do Sentra no mercado e para despertar a curiosidade dos nossos leitores. Agora vamos finalmente conhecer todos seus atributos para pleitear uma vaga na garagem do consumidor brasileiro.

Anuncie seu carro na Mobiauto


Design moderno e elegante 

O design, sem dúvidas, é um dos pontos altos do novo Nissan Sentra. Com visual harmonioso e linhas elegantes, ele traz modernidade na medida certa, inclusive com uma maior agressividade visual do que propriamente em desempenho. 

Os faróis têm assinatura em LED, a grade dianteira V-Motion tem boas proporções e segue o novo conceito estético da marca. As luzes de neblina também são de LED. As lanternas têm formato bumerangue, mas apenas a luz de frenagem é em LED. 

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

Na lateral do carro, destacam-se os vincos mais evidentes que se estendem de uma ponta a outra da carroceria. As rodas são em liga leve aro 17 e têm acabamento diamantado. Na versão Exclusive, está disponível a pintura bicolor, com teto preto combinado à carroceria branca ou grafite.

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

Leia também: Avaliação: Volkswagen Jetta GLI é único, mas praticamente indisponível


Acabamento de fazer inveja ao Corolla

Por dentro, o cliente pode optar pelo acabamento preto ou Premium (em couro claro), por R$ 1.700 a mais só na versão topo de linha. Vale o preço, pois a combinação de preto e caramelo dão outra cara ao habitáculo, deixando-o muito mais sofisticado. Essa versão também traz como destaque o teto solar.

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

O interior do Nissan Sentra realmente é elogiável, com acabamento de qualidade desde as portas. E não estamos falando apenas de um detalhe para deixar o visual mais bonito, toda a porta recebe o mesmo material do painel e bancos.

Falando em assentos, esse é o primeiro modelo da Nissan vendido no Brasil em que todos os bancos contam com a tecnologia Zero Gravity. Baseado em estudos da Nasa, os bancos oferecem melhor angulação de encosto e assento para proporcionar mais conforto e minimizar a sensação de cansaço. 

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

Além disso, os bancos dianteiros contam com muita espuma, abas laterais largas e aquecimento. O volante também recebe acabamento em couro e se destaca pela boa empunhadura e base achatada, para trazer mais modernidade e um toque esportivo.

Leia também: Avaliação: Nissan Frontier sobe nível e adota tática da Toro contra a Hilux

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

O painel é bem acabado, passando um ar refinado. A central multimídia de 8 polegadas tem espelhamento apenas via cabo. O quadro de instrumentos é em TFT colorido e tem tela parcialmente digital de 7 polegadas. 


Espaço: maior que o Toyota Corolla 

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

Uma das vantagens do Sentra 2023 em relação ao Toyota Corolla está no espaço interno. Em sua terceira geração vendida no Brasil, o sedan médio da Nissan cresceu 1 cm no comprimento, 0,7 cm no entre-eixos e 6,5 cm na largura.

Isso se reflete muito bem no habitáculo. Na fileira traseira, o espaço lateral e para as pernas é muito bom até para pessoas de 1,80 m de altura. Só não acomodam tão bem pessoas ainda mais altas pela distância até o teto, que não é das mais generosas. Afinal, ele perdeu 5 cm em altura.

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

O porta-malas de 466 litros tem um bom tamanho para a categoria, mas ainda é 4 litros menor que o do Corolla. Porém, a Nissan promete um espaço com acerto diferenciado para encaixar uma boa quantidade de malas. 

Leia também:  Os 10 lançamentos de carro mais importantes do Brasil em 2023 

Já os compartimentos para os objetos são tímidos em tamanho, como quase todo Nissan, com exceção do console central, com compartimento de 7,7 litros. Há também quatro porta-copos na frente e quatro atrás, que de certa forma também servem como porta-objetos.

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

Dimensões: 4.646 mm de comprimento, 2.707 mm de entre-eixos, 1.816 mm de largura, 1.456 mm de altura, 466 litros de porta-malas e 47 litros de tanque de combustível.


Desempenho equilibrado 

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

Equilíbrio define muito bem o desempenho do novo Nissan Sentra. O motor é o 2.0 aspirado a gasolina que já conhecemos bem, com quatro cilindros, 16 válvulas e, agora, injeção direta de combustível. 

São 151 cv de potência a 6.000 rpm e 20 kgfm de torque a 4.000 rpm, combinado a um câmbio CVT que simula oito marchas. Como comparação, o Toyota Corolla 2.0 flex entrega 177 cv e 21,4 kgfm, casado a um câmbio CVT que simula dez marchas e possui uma engrenagem mecânica para arrancadas.

O Sentra 2023 vai de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e o Corolla flex, em 9,2 s. É exatamente aqui que queremos chegar: apesar dos 26 cv de diferença, o Sentra pouco deixa a desejar para o rival. 

Podemos dizer isso com base nos 260 km que percorremos com o novo Sentra em trajeto ida e volta entre São Paulo e Nova Odessa (Campinas). Um ponto positivo está justamente em suas respostas equilibradas e elásticas. Tanto em velocidade mais baixas como elevadas, o Sentra tem um comportamento muito parecido e linear. 

Não se sente o motor gritando quando se exige um pouco mais do carro, apesar do câmbio CVT. Ponto para o bom isolamento acústico. Claro que se percebe algumas mudanças de esforço em retomadas e velocidades mais altas, mas algo sutil. 

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

Leia também: Toyota Corolla 2024: como sedan híbrido ficará mais forte fazendo 30 km/l

O novo Nissan Sentra é um carro gostoso de dirigir e vai agradar quem gosta de pegar estrada, mas não tem foco em quem procura um desempenho tão esportivo quanto o visual faria crer. 

Os quatro modos de condução ajudam a mexer com o humor do sedan. São eles: Normal (equilibra desempenho e consumo); Eco (fica entre 5% a 10% mais econômico); Sport (muda o mapa de motor e câmbio, elevando as rotações para priorizar desempenho); Manual (trocas de marchas simuladas sequenciais através das aletas atrás do volante). 

Motor: 2.0 dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, gasolina, injeção indireta, duplo comando de válvulas no cabeçote
Taxa de compressão: 10,6:1
Potência: 151 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 20 kgfm a 4.000 rpm
Peso/potência: 9,3 kg/cv (G)
Peso/torque: 70,2 kg/kgfm (G)
Câmbio: automático tipo CVT, 8 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,4 segundos
Velocidade máxima: não divulgada

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e multi-link (traseira); freios a discos ventilados nas quatro rodas; vão livre do solo, 18,45 cm; ângulo de ataque, 20,7°; ângulo de saída, pneus 215/50 R17.


Consumo: bebe mais que o Toyota Corolla

Apesar de menos potente que o Toyota Corolla, o Nissan Sentra bebe um pouco mais, fazendo 11 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada com gasolina. Enquanto o concorrente faz 11,9 km/litro na cidade e 14,2 km/litro na estrada.

A diferença é pequena, mas existe. Muito se justifica pelo câmbio, pois vale lembrar que o CVT do Corolla simula dez velocidades, enquanto o do Sentra simula oito. Outra parcela de “culpa” vem pela falta de uma potência e torque máximo maiores, o que faz o Sentra trabalhar a regimes um pouco mais altos de rotação.

No entanto, o Sentra não deixa de ter um bom consumo para um sedan médio, tanto que tirou nota A na comparação relativa da categoria do Inmetro.

Consumo Inmetro: 11 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada com gasolina

Leia também: Avaliação: Caoa Chery Arrizo 6 Pro é bom o bastante para peitar o Corolla?


Assistentes de condução e segurança 

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

Esse é o quesito em que o Nissan Sentra ensina e o Toyota Corolla aprende. Para tornar a direção ainda mais confortável, segura e tecnológica, o Sentra oferece na versão Exclusive: alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera 360º e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC). 

Durante a viagem, pudemos testar vários destes itens. O assistente de mudança de faixa emite um alerta visual e com vibrações no volante para avisar quando o motorista está saindo involuntariamente da faixa, e se necessário o sistema atua freando as rodas que está invadindo a outra faixa para realizar a correção.

Mas o ponto alto mesmo é o Controle de Cruzeiro Adaptativo, que a Nissan chama de Piloto Automático Inteligente. Esse sistema realiza as desacelerações e acelerações do veículo conforme o carro a frente, considerando a velocidade limite indicada. 

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

Através de botões do lado esquerdo do volante, o motorista pode ativar o sistema quando o carro estiver entre 32 km/h e 144 km/h. Usamos o assistente durante alguns quilômetros e ele passou muita segurança. Com acelerações e frenagens gradativas, sem sustos. 

Leia também: Chevrolet Cruze RS e Midnight são os últimos suspiros de hatch e sedan

Mas é preciso manter sempre as mãos no volante e estar atento ao que acontece, pois se trata de um assistente com limitações. Em uma estrada sem um carro a frente, o sistema irá atuar na velocidade máxima programada, mas ele não entende que precisa desacelerar em uma curva, fazendo necessária intervenções do motorista. 

Outra novidade é o Alerta Inteligente de Atenção do Motorista. Através da leitura da pressão das mãos no volante, o sistema emite alertas sugerindo que o motorista faça uma pausa.

Vale explicar que o sistema só funciona após 15 minutos de leitura da direção, justamente para entender como o motorista segura o volante. Confira abaixo os itens de destaque de segurança:

· 6 Airbags

· Alerta avançado de colisão frontal (I-FCW)

· Alerta de cinto de segurança destravado - frontais e traseiros

· Alerta de Objetos no Banco Traseiro

· Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA)

· Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA)

· Alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa (LDW+I-LI)

· Assistente Inteligente de Frenagem (FEB)

· Câmera de ré com visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD)

· Controle de Tração e Estabilidade (VDC)

· Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)

· Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)

· Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)

· Monitoramento de Ponto Cego (BSW)

· Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro

· Sistema inteligente de partida em rampa (HSA)

· Controle de Cruzeiro Adaptativo

Leia também: 11 hatches e sedans que serão lançados em 2023 já com preço


Nissan Sentra 2023 - Principais itens de série

Nissan Sentra Advance 2023: R$ 148.490

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

· Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta

· Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)

· Airbags duplos na frente, laterais e cabeças (6)

· Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW)

· Alerta de Objetos no Banco Traseiro

· Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA)

· Ar-condicionado automático digital de duas zonas

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

· Assistente Inteligente de Frenagem (FEB)

· Assinatura dos faróis dianteiros em LED

· Banco do motorista com regulagem elétrica

· Banco traseiro bipartido e dobrável com tecnologia Zero Gravity®

· Bancos dianteiros aquecidos e com tecnologia Zero Gravity®

· Câmera de estacionamento traseira

· Central multimídia de oito polegadas

· Faróis dianteiros e de neblina de LED

· Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)

· Freios a disco nas 4 rodas, com ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD) e

· assistência de frenagem (BA)

· Painel de instrumentos com display central em TFT de sete polegadas

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

· Portas USB dianteiras (Tipo A + tipo C) e traseira (Tipo A)

· Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção

· Rodas de liga leve de 17” diamantadas e pneus 215/50 R17

· Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)

· Sistema inteligente de partida em rampa (HSA)

· Sistema de som com 6 alto-falantes

· Troca de marchas no volante (paddle shift)

Leia também: Flagra: vimos novo VW Virtus nacional de frente, e ele é a cara do indiano


Nissan Sentra Exclusive 2023: R$ 171.590

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

· Itens da versão Advance +

· Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)

· Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+I-LI)

· Faróis automáticos inteligentes (HBA)

· Monitoramento de Ponto Cego (BSW)

· Partida remota do motor

· Piloto Automático Inteligente (ICC) com comandos no volante

· Retrovisor interno eletrocrômico

· Retrovisores externos rebatíveis eletricamente

· Sistema premium de som BOSE® com oito alto-falantes

· Teto solar com controle elétrico

· Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD)

Leia também: Toyota GR Corolla é o esportivo antitiozão de 304 cv que a marca precisava


Nissan Sentra já está à venda?

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

O modelo já está disponível para venda através do site: www.novosentra.nissan.com.br. Para reservar o modelo, basta preencher o cadastro e pagar o sinal de R$ 2.000. Para estimular a compra, a Nissan oferece mimos especiais para os 100 primeiros clientes:

· Pacote Plus do Nissan Protect (três anos de revisões grátis e um ano extra de Nissan Way Assistance)

· Cartão combustível no valor de R$ 1.000

· Uma viagem especial criada pela agência Instaviagem, com direito a duas diárias, jantar, seguro e presente no quarto

· Uma mala de viagem personalizada criada em parceria com o Estúdio de Design da Nissan América Latina

Leia também: Toyota Corolla híbrido ficará mais potente e econômico no Brasil em 2023


Nissan Sentra Exclusive, vale a pena?

Nissan Sentra 2023 tem quase tudo que esperamos de um sedan para competir com o Toyota Corolla

O visual do Nissan Sentra é harmonioso por fora e com vários toques de sofisticação no habitáculo. O espaço é bem acertado e oferece um bom nível de conforto. O desempenho, assim como o consumo é equilibrado para a categoria. 

Já a lista de itens de série e especialmente no quesito segurança e assistentes de condução faz o Nissan Sentra ter um custo-benefício bem mais interessante que o Toyota Corolla Altis. 

Porém, o renome e confiabilidade da Toyota são fatores que pesam na cabeça do consumidor, mesmo a Nissan sendo uma marca que também passa muita segurança e que tem provado que está atenta aos desejos do consumidor moderno. 

Anuncie seu carro na Mobiauto

Comentários