Toyota Corolla híbrido ficará mais potente e econômico no Brasil em 2023

Motor híbrido flex será atualizado para entregar 18 cv a mais do que hoje e, com isso, ganhará elasticidade para beber ainda menos
LF
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03.10.2022 às 16:31
Motor híbrido flex será atualizado para entregar 18 cv a mais do que hoje e, com isso, ganhará elasticidade para beber ainda menos

A Toyota apresentou no início desta semana um facelift de meia vida para a atual geração do Corolla no Japão. Assim como na Europa, o sedan médio teve como principal novidade a adoção de um conjunto híbrido mais potente, com a cavalaria incrementada de 122 para 140 cv. 

A Mobiauto entende que a mudança também está prevista para o Brasil. Por aqui, o Corolla de 12ª geração reestilizado deve ser lançado no primeiro semestre de 2023, como linha 2024. A fábrica de Indaiatuba (SP) já recebeu um aporte de R$ 50 milhões para renovar o produto e suas linhas de montagem.

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Motor híbrido flex será atualizado para entregar 18 cv a mais do que hoje e, com isso, ganhará elasticidade para beber ainda menos

Motor elétrico mais fortinho

Um bom indício de que o conjunto híbrido flex do Corolla Hybrid nacional também ficará mais potente é que o que promove o aumento da potência combinada e do pico de torque é o motor elétrico, incrementado de 72 para 95 cv e de 16,6 para 18,9 kgfm. 

Isso significa que não serão necessários ajustes no propulsor 1.8 quatro-cilindros 16V a combustão de ciclo Atkinson, preparado aqui para receber tanto gasolina quanto etanol em nosso mercado. Vale lembrar que todo o conjunto motriz do Corolla Hybrid brasileiro, incluindo as baterias de 1,3 kWh, vem importado justamente da terra do sol nascente.

Motor híbrido flex será atualizado para entregar 18 cv a mais do que hoje e, com isso, ganhará elasticidade para beber ainda menos

O câmbio continua a ser transeixo com planetários e gerenciamento eletrônico de força entre os dois motores, que emula o funcionamento de uma caixa continuamente variável. Daí o nome e-CVT. Com um motor elétrico mais forte e atuante, o consumo deve melhorar ainda mais. Nas medições oficiais japonesas, fala-se em 30,2 km/l com gasolina pura.

Já a configuração 2.0 Dynamic Force deve manter os atuais 169/177 cv (G/E) e 21,4 kgfm, com câmbio CVT dotado de engrenagem mecânica para a primeira marcha. 

Leia também: Toyota Corolla: entenda como funciona o sistema híbrido flex

O que mais muda no Corolla 2024

Motor híbrido flex será atualizado para entregar 18 cv a mais do que hoje e, com isso, ganhará elasticidade para beber ainda menos

Seguindo o visual europeu, o novo Corolla trará uma grade inferior redesenhada, trocando as barras horizontais por um desenho de colmeia. As rodas de liga leve serão renovadas e o suporte do farol de neblina mudará levemente. A traseira não terá alterações. 

No interior, as surpresas serão maiores. O painel traz um novo acabamento com “sensação de profundidade e apelo tátil”, segundo a Toyota, e uma central multimídia 10,5 polegadas com tela antirreflexo, o que permite boa visibilidade em todas as condições de luz. Isso na versão europeia.

Leia também: Avaliação: Toyota Corolla híbrido flex é econômico como 1.0 com etanol

Motor híbrido flex será atualizado para entregar 18 cv a mais do que hoje e, com isso, ganhará elasticidade para beber ainda menos

Nas imagens divulgadas no Japão, o sedan ainda aparece com uma central de 8”, portanto ainda não há garantias de que o sistema mais tecnológico será trazido de fato para o três-volumes produzido nacionalmente.

Já o quadro de instrumentos passa a ser 100% digital, com tela de 12,3 polegadas e quatro modos de apresentação, também na variante japonesa. Esse mimo deve ficar restrito às versões de topo do modelo tanto lá como cá, enquanto as unidades de entrada devem manter a tela de TFT com 7”.

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