Chevrolet Cruze RS e Midnight são os últimos suspiros de hatch e sedan

Gama do hatch médio será reduzida a apenas uma versão, mas ambos terão motor turbo recalibrado para atender ao Proconve L7
Renan Bandeira
Por
26.01.2022 às 21:26 • Atualizado em 28.01.2022
Gama do hatch médio será reduzida a apenas uma versão, mas ambos terão motor turbo recalibrado para atender ao Proconve L7

A Chevrolet apresentou na noite desta quarta-feira (26) a versão RS do Cruze Sport6 (hatch) e a série Midnight do Cruze sedan. A fabricante não divulgou os preços das configurações, mas promete que elas estarão nas lojas até o final deste mês - ou seja, em até cinco dias.

As principais novidades estão no visual. O Cruze Sport6 RS usa a antiga versão LTZ como base, mas terá o miolo da grade inteiro pintado de preto, incluindo a característica gravata da marca, e levará a nomenclatura esportiva no canto superior esquerdo da peça.

Gama do hatch médio será reduzida a apenas uma versão, mas ambos terão motor turbo recalibrado para atender ao Proconve L7

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe 

As rodas de 17 polegadas têm um visual exclusivo e mesclam acabamento diamantado com preto brilhante. Além disso, o hatch médio terá teto, capa dos retrovisores e aerofólio traseiro pintados de preto.

Com a novidade, o Cruze Sport6 será vendido em versão única. Inspirada na versão homônima do Onix hatch, a recém-apresentada RS substituirá de uma só vez as opções LT, LTZ e Premier.

Leia também: 14 hatches e sedans que vão invadir o mercado brasileiro em 2022

Já o Cruze sedan ganha a conhecida série Midnight, que compõe atualmente a gama de opções de Onix Plus e Equinox. Só que, ao contrário do hatch, ela chega para compor a linha ao lado das já existentes versões LT, LTZ e Premier.

Gama do hatch médio será reduzida a apenas uma versão, mas ambos terão motor turbo recalibrado para atender ao Proconve L7

A edição usará a versão LT do três volumes como base, acrescentando o emblema da marca pintado de preto e os faróis com máscara negra. Porém, diferentemente de Onix Plus e Equinox, o Cruze não será inteiramente pintado de preto. Clientes poderão comprar a série também nas cores cinza e azul.

As rodas terão o mesmo acabamento apresentado no irmão Sport6 RS. Por dentro, as versões apostam no acabamento escurecido para dar um visual mais esportivo.

A Chevrolet não divulgou a lista de equipamentos, mas o Sport6 RS terá basicamente os mesmos itens da antiga versão LTZ do hatch, enquanto o sedan Midnight manterá os da opção de entrada do sedan, LT. 

Gama do hatch médio será reduzida a apenas uma versão, mas ambos terão motor turbo recalibrado para atender ao Proconve L7

Leia também: Carros mais vendidos em 2021 por categoria: hatch, sedan, SUV e picape

O Cruze Sport6 RS parte de R$ 154.500 e o Cruze Sedan Midnight de R$ 139.950.

Motor recalibrado

Gama do hatch médio será reduzida a apenas uma versão, mas ambos terão motor turbo recalibrado para atender ao Proconve L7

Para atender às novas regras de emissão do Proconve L7, a Chevrolet fez alguns ajustes no veterano motor 1.4 turboflex de quatro cilindros. 

A fabricante não especificou quais foram as modificações, mas indicou ter mexido no gerenciamento eletrônico do motor e do câmbio automático de seis marchas, e retrabalhado os sistemas de combustível e exaustão do propulsor.

A boa notícia é que, de acordo com a GM, o 1.4 manteve os 150/153 cv de potência e 24/24,5 kgfm (gasolina/etanol). O Cruze Sport6 RS, especificamente, ganhou uma calibração especial na direção e na suspensão, para ter um desempenho um pouco mais esportivo.

Leia também:  Avaliação: por que o Chevrolet Onix Plus é um sedan tão bom de venda?

Dias contados

Gama do hatch médio será reduzida a apenas uma versão, mas ambos terão motor turbo recalibrado para atender ao Proconve L7

As versões com pegada mais esportiva chegam para dar um sopro de vida para os modelos, que não devem sobreviver por muito tempo no mercado. Afinal, a GM já tirou a família Cruze de linha em todas as regiões, exceto a América do Sul. 

Por aqui, o hatch médio já nem possui mais rivais diretos e é o “último dos moicanos” em um segmento que sucumbiu aos SUVs. Por isso mesmo, registrou apenas 1.733 emplacamentos no ano passado.

O sedan ainda respira melhor, tendo movimentado 7.090 vendas em 2021, embora ainda distante da maior referência entre sedans médios, o Toyota Corolla. Por isso mesmo, a família deve ter sua produção encerrada na Argentina até 2023, dando lugar ao ainda misterioso projeto AVA (Alto Valor Agregado). 

Pouco se sabe sobre o modelo que substituirá os dois Cruze na linha de produção, apenas que se trata de um SUV. E há boas chances de ser um SUV cupê de porte médio recentemente flagrado na Coreia do Sul, a ser lançado utilizando a mesma plataforma da nossa futura Chevrolet Montana.

Talvez você também se interesse: 

Honda mata WR-V e deixa HR-V na geladeira até nova geração chegar

Hora do adeus: este é o último Honda Civic feito no Brasil
Chevrolet Cruze Sport6 RS será esportivado para concorrer com ninguém
Chevrolet confirma novidades para Equinox, Bolt, S10 e Cruze, em teaser

Comentários