10 carros automáticos seminovos para rodar no conforto por R$ 70.000
Carro está caro. Não há constatação mais apropriada para abrir este texto. Encontrar um zero-quilômetro automático abaixo dos R$ 70 mil ficou quase impossível, mesmo que seja um hatch de entrada. Se o modelo desejado for um sedan ou SUV mais completo, então, por esse preço não existe mais.
A versão de entrada do Renault Sandero, com motor 1.0, está R$ 57.390. Um Volkswagen Fox 1.6 8V manual chegou a custar R$ 68.000. Um Chevrolet Tracker ou um VW Nivus já não podem mais ser comprados por menos de R$ 100.000. E abaixo dos seis dígitos só restaram os sedans compactos, nada de sedans médios.
Pandemia, infração alta, falta de peças, fábricas temporariamente fechadas, tudo isso tem contribuído para elevar os valores de carros usados, seminovos e zero-quilômetro mês após mês.
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O que fazer diante de preços tão caros nas vitrines? Talvez a alternativa seja recorrer ao mercado de seminovos, adquirindo um automático que ainda esteja dentro da garantia. Algumas marcas oferecem até garantias maiores do que três anos, como por exemplo os cinco anos da Hyundai.
Outro ponto é selecionar bem os carros. Escolher um modelo com a menor quilometragem possível, por se tratar de um seminovo, não será difícil. Ainda há a vantagem de ele provavelmente ter tido só um dono. Quanto mais o carro se aproxima de um novo, melhor para quem compra e mais fácil revendê-lo depois.
O último conselho é fugir de modelos peculiares e focar nos que vendem mais. Isso facilita a negociação, já que há muita oferta, e também facilita a revenda, já que existe demanda. Para se sobressair neste último ponto, é só oferecer um carro mais conservado que os outros, então cuide bem da sua caranga.
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10 Melhores carros seminovos automáticos na faixa de R$ 70.000
Foi difícil fechar esta lista. Encontrar hatches mais completos, sedans e SUVs automáticos na faixa de R$ 70.000, mesmo que seminovos, exigiu muito garimpo. Colocamos até o valor do mesmo modelo zero-quilômetro para os nossos leitores terem a total dimensão de como os preços estão absurdos.
Mas eis aqui uma lista diversificada para atender os mais variados gostos. Temos carros mais tradicionais, outros mais descolados, e até os queridinhos SUVs. Agora é só encontrar o seu e fazer uma boa negociação.
Vale lembrar que usamos como parâmetro os valores de agosto da Tabela Fipe Mobiauto, mas se trata de uma média nacional que pode variar de acordo com a região, o estado de conservação do veículo, a situação do mercado e, claro, o seu poder de barganha.
1. Volkswagen Polo 1.0 200 TSI Flex Comfortline AT 2018
A diferença de valor do Volkswagen Polo seminovo para o zero-quilômetro é de quase R$ 25.000. Estamos falando de um modelo 2018, mas um do ano 2019 também vale a pena, já que sai por R$ R$ 73.258.
O Volkswagen Polo oferece um desempenho melhor até mesmo que outros hatches mais atuais e caros que aparecem nesta lista. Com um 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, já dá para perceber que o modelo tem fôlego para os aclives de uma cidade até para ultrapassagens na estrada.
A direção é prazerosa e o carro responde prontamente a cada comando. No consumo, também apresenta números satisfatórios para a categoria. A lista de itens de série é honesta e o visual não tem pontos altos, mas costuma agradar no geral.
Leia também: VW Polo e Virtus: os principais problemas, segundo os donos
Preço seminovo: R$ 69.249
Preço novo: R$ 93.990
Desempenho: 128 (E) / 116 (G) cv a 5.500 rpm, e 20,4 (E/G) kgfm de torque entre 2.000 e 3.500 rpm / 0 a 100 km/h em 9,5 segundos / velocidade máxima: 192 km/h
Consumo: 8 km/litro na cidade e 9,8 km/litro na estrada com etanol, e 11,6 km/litro na cidade e 14,1 km/litro na estrada
Principais itens de série: alarme, sensores de estacionamento traseiros, alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros, faróis de neblina, rodas em liga leve e central multimídia.
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2. Nissan Sentra S 2.0 Flex CVT 2018
Apesar de ter saído de linha recentemente, o Nissan Sentra ainda é uma boa opção no mercado de seminovos, pois tem boa reputação e vem de uma marca reconhecida pela qualidade e segurança. Além disso, por se tratar de um sedan, é muito indicado para famílias, graças ao espaço generoso.
O seu motor 2.0, casado ao câmbio CVT, confere uma dirigibilidade agradável. O Nissan Sentra se adapta bem tanto à cidade como à estrada. Ainda é possível aproveitar o fato de que o modelo saiu de linha para ter uma flexibilidade maior na negociação.
Leia também: Os sedans 0 km com maiores porta-malas no Brasil
Preço seminovo: R$ 69.383
Preço novo: modelo saiu de linha
Desempenho: 140 cv a 5.100 rpm e 20 kgfm de torque a 4.800 rpm / 0 a 100 km/h em 10,1 segundos / velocidade máxima: 186 km/h
Consumo: 6,7 km/litro na cidade e 9,9 km/litro na estrada com etanol / 9,9 km/litro na cidade e 12,7 km/litro na estrada com gasolina
Principais itens de série: alarme, faróis de neblina, faróis com refletores duplos e acendimento automático, repetidores laterais de luzes de direção, sensores de estacionamento traseiro e roda de liga leve.
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3. Honda Fit 1.5 LX CVT Flex 2018
O Honda Fit é outro modelo muito bem aceito pelo mercado, por isso está nesta lista. Muito procurado pelo público feminino, o monovolume é outra boa escolha familiar. E, como já alertamos, o modelo está ameaçado de morte, então use esse argumento na hora de negociar para conseguir aquele desconto.
O Fit é um carro muito confortável e o espaço, muito bem acertado para oferecer comodidade, mesmo com cinco pessoas a bordo e porte compacto. O porta-malas de 363 litros e os bancos modulares permitem ainda levar muitas malas a bordo.
A direção é gostosa e o desempenho, dinâmico, mas nada para se empolgar. Apenas as suspensões duras demais causam incômodo. Se o objetivo é rodar na cidade, o Fit dá conta do recado tranquilamente. Na estrada, também dá para levá-lo, mas é preciso respeitar os limites de um monovolume com 116 cv.
Outro ponto em que ele se destaca é no consumo de combustível, com números considerados bons tanto na cidade quanto na estrada.
Preço seminovo: R$ 69.621
Preço novo: R$ 93.200
Desempenho: 116 (E) / 115 (G) cv a 6.000 rpm, e 15,3 (E) / 15,2 (G) kgfm de torque a 4.800 rpm / 0 a 100 km/h em 12 segundos / velocidade máxima: 172 km/h
Consumo: 8,3 km/litro na cidade e 9,9 km/litro na estrada com etanol / 12,3 km/litro na cidade e 14,1 km/litro na estrada
Principais itens de série: assistente de partida em rampa, alarme, faróis de neblina, direção assistida e rodas de liga leve.
4. Hyundai HB20 1.0 Evolution Turbo Flex AT 2020
Quando falamos em seminovo automático na faixa de R$ 70 mil, muitas pessoas não pensam em modelos populares como Hyundai HB20 ou Chevrolet Onix.
Mas os carros estão tão caros que até estes modelos, tidos como de entrada, estão alcançando patamares cada vez mais altos. Como se pode ver, a mesma versão na linha 2022, como zero-quilômetro, está custando R$ 86.790.
O Hyundai HB20 merece entrar na lista porque, além de se encaixar no valor, é um bom hatch. Trata-se de um projeto novo, cuja última geração foi lançada em 2019.
O seu motor 1.0 turbo tem injeção direta e oferece uma direção dinâmica tanto na cidade quanto na estrada. O consumo não é supereconômico, mas também passa longe de beberrão. A Mobiauto já avaliou o Hyundai HB20, aproveite para saber mais detalhes. No entanto, o ponto alto desta versão são itens de série. A lista é generosa e tecnológica, conforme você poderá ver logo abaixo.
Leia também: Comparativo: Chevrolet Onix ou Hyundai HB20?
Preço seminovo: R$ 72.406
Preço novo: R$ 86.790
Desempenho: 118 (E) / 115 (G) cv a 5.750 rpm, e 16,1 kgfm de torque a 4.000 rpm / 0 a 100 km/h em 11,5 segundos / velocidade máxima: 196 km/h
Consumo: 7,7 km/litro na cidade e 9,3 km/litro na estrada com etanol / 11 km/litro na cidade e 13,2 km/litro na estrada com gasolina
Principais itens de série: alarme, faróis refletores duplos, câmera de ré, faróis de neblina, limitador de velocidade, sinalização de frenagem de emergência (ESS), assistente de partida em rampa, alerta e frenagem autônomo, alerta de mudança de faixa, direção assistida e rodas de liga leve.
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5. Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo Flex AT 2020
Se o Hyundai HB20 está na lista, o Chevrolet Onix não poderia faltar. Afinal, ele também ganhou uma nova geração em 2019 com motor 1.0 turbo. A diferença é que o seu propulsor não possui injeção direta.
Mesmo assim, o desempenho é levemente mais ágil que o do rival, enquanto o consumo de combustível é bem mais comedido, chegando a excelentes 16 km/litro na estrada com gasolina. Já pensou se o Onix tivesse uma versão híbrida?
O design também tem agradado a gregos e troianos. Essa nova geração conseguiu deixar o popular Onix com cara de carro premium (mas tudo tem um preço). E a lista de itens de série é honesta.
Ma,s antes de decidir pelo Chevrolet Onix, vale dar uma conferida nos principais problemas segundo os donos para fazer uma compra totalmente consciente. Até porque sua lista de potenciais defeitos é maior e com alguns perrengues mais graves que os do HB20.
Preço seminovo: R$ 72.484
Preço novo: R$ 79.750
Desempenho: 116 (E/G) cv a 5.500 rpm, e 16,8 (E) / 16,3 (G) a 2.000 rpm / 0 a 100 km/litro em 10,1 segundos / velocidade máxima: 187 km/h
Consumo: 9,4 km/litro na cidade e 11,2 km/litro na estrada com etanol / 13,5 km/litro na cidade e 16 km/litro na estrada
Principais itens de série: alarme, faróis de neblina, assistente de partida em rampa, faróis com regulagem de altura, monitoramento de pressão dos pneus, sensores de estacionamento traseiro, limitador de velocidade, rodas de liga leve e central multimídia.
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6. Toyota Yaris 1.3 XL CVT Flex 2019
Onde tem Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Honda Fit, também tem que ter Toyota. A faixa de preço não permitiu colocar na lista modelos como Corolla ou Civic, mas o Yaris também é uma boa escolha. Aqui listamos a carroceria hatch, mas é possível encontrar o sedan por um preço próximo, dependendo da versão.
O ponto mais forte do Yaris é sua marca, que faz dele um modelo confiável por ser construído com mecânica robusta e pós-venda confiável. Nada melhor do que comprar um carro que você sabe que muito dificilmente apresentará problemas. Isso até aquece o coração.
Mas o Yaris tem outras qualidades, como o visual agradável e o fato de ser um carro econômico nesta configuração. Deixa a desejar um pouco no desempenho, mas nada que cause grande desconforto ao dirigir no dia a dia. Mas, sim, falta um pouco de agilidade nas respostas.
Leia também: Toyota Yaris Cross: segundo SUV nacional da marca está a caminho
Preço seminovo: R$ 72.772
Preço novo: versão saiu de linha
Desempenho: 101 (E) / 94 (G) a 5.600 rpm, e 12,9 (E) / 12,5 (G) a 4.000 rpm / 0 a 100 km/h em 12,5 segundos / velocidade máxima: 170 km/h
Consumo: 9 km/litro na cidade e 9,9 km/litro na estrada com etanol / 13,1 km/litro na cidade e 14,2 km/litro na estrada com gasolina
Principais itens de série: alarme, faróis com refletores duplos com regulagem de altura, faróis de neblina, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve e controle automático de velocidade.
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7. Honda City LX 1.5 CVT Flex 2018
Se o orçamento não permitir levar o Honda Civic, (que, aliás, está mais caro do que nunca, principalmente pelo fato de que deixará de ser produzido no Brasil), o City dá uma piscadinha para o consumidor.
Mesmo tendo algumas desvantagens diante do irmão, o City é um carro que vale a pena, principalmente para a família. Tem um bom espaço interno e um porta-malas generoso, de 536 litros.
Seu design é bem acertado e o desempenho não decepciona, embora também não emocione. Além disso, é um sedan muito econômico, seja abastecido com etanol ou gasolina.
Leia também: Honda vai reduzir linha de carros nacionais veja quais morrem
Preço seminovo: R$ 74.161
Preço novo: R$ 94.000
Desempenho: 116 (E) / 115 (G) a 6.000 rpm, e 15,3 (E) / 15,2 (G) kgfm de torque a 4.800 rpm / 0 a 100 km/h em 11,3 segundos / velocidade máxima: 175 km/h
Consumo: 8,5 km/litro na cidade e 10,3 km/litro na estrada com etanol / 12,3 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada com gasolina
Principais itens de série: alarme, faróis de neblina, faróis com refletores duplos, direção assistida e rodas de liga leve, aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro.
8. Volkswagen Virtus 1.0 200 TSI Comfortline Flex AT 2018
Quem busca um sedan mais invocado, talvez prefira o Volkswagen Virtus. O visual mais moderno do modelo agrada também um público mais jovem e não só os pais de família mais tradicionais.
O desempenho é um dos melhores da lista. O VW Virtus apresenta uma dirigibilidade confortável na cidade e esperta na estrada. O consumo é outro ponto forte, enquanto a lista de itens de série se mostra bem completa (veja logo abaixo).
Analisando friamente, o Volkswagen Virtus é um dos melhores modelos da lista, principalmente considerando o custo-benefício. E pelo fato de ser da marca alemã, o modelo não desperta só desejo, como também confiança.
Leia também: VW Polo e Virtus: os principais problemas, segundo os donos
Preço seminovo: R$ 75.376
Preço novo: R$ 98.390
Desempenho: 128 (E) / 115 (G) cv a 5.500 rpm, e 20,4 (E/G) kgfm de torque a 2.000 rpm / 0 a 100 km/h em 9,9 segundos / velocidade máxima: 194 km/h
Consumo: 7,8 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada com etanol / 11,2 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada
Principais itens de série: alarme, faróis com refletores duplos, monitoramento de pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, indicador de fadiga, câmera de ré, faróis de neblina, assistente de partida em rampa, direção assistida, controle automático de velocidade, rodas de liga leve e chave presencial.
9. Nissan Kicks 1.6 S CVT Flex 2018
Foi difícil conseguir incluir SUVs aqui, tanto que são os mais caros da lista. Mas garimpamos boas opções. Só para situar, estamos falando do Nissan Kicks antes do facelift apresentado este ano.
Assim como outros modelos de marcas japonesas citados acima, o Kicks se beneficia da origem japonesa da fabricante para ganhar credibilidade. Apesar de a Nissan ter uma expressividade menor que Toyota ou Honda, também é reconhecida por entregar bons produtos com poucas chances de dar grandes problemas.
O visual é agradável, o que deixa o modelo ainda mais comprável. A direção, muito confortável e o desempenho na cidade fica dentro do aceitável para ser considerado bom, e é até econômico para um SUV.
Leia também: Avaliação: Nissan Kicks Advance 2022, a versão mais vendida do SUV
Preço seminovo: R$ 77.352
Preço novo: versão saiu de linha depois do facelift
Desempenho: 114 cv a 5.600 rpm e 15,5 kgfm a 4.000 rpm / 0 a 100 km/h em 12 segundos / velocidade máxima: 175 km/h
Consumo: 7,7 km/litro na cidade e 9,4 km/litro na estrada com etanol / 11,4 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada com gasolina
Principais itens de série: alarme, faróis de neblina, faróis com refletores duplos, assistente de partida em rampa, direção assistida e rodas de liga leve.
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10. Jeep Renegade 1.8 Sport AT Flex 2018
Não dá para se ter tudo na faixa de R$ 70 mil. Por isso, o Jeep Renegade que está aqui tem motor 1.8 flex e não o 2.0 diesel. Sim, sabemos que já estamos quase atingindo R$ 80 mil, mas a culpa é do mercado de automóveis e seus preços subindo disparadamente.
Mas sejamos justos: o motor 1.8 do Jeep Renegade é alvo de muitas críticas (muitas delas, merecidas), mas ainda assim o SUV apresenta um 0 a 100 km/h em 11,1 segundos.
Leia também: Estes são os últimos SUVs abaixo de R$ 100 mil
Comparando com a concorrência, o Renegade não vai tão mal assim. O novo Chevrolet Tracker 1.0 Turbo Automático, por exemplo, precisa de 10,9 segundos para atingir a mesma velocidade. A diferença fica quase insignificante para o dia a dia.
O SUV da Jeep é um carro de apelativo em vários aspectos. Não será difícil encontrar um bom seminovo para você comprar nem um comprador ávido para você revendê-lo depois.
É muito “gastão” com etanol, mas com gasolina até que se sai melhor. Além disso, olhando para o preço de carros de todos os segmentos, um SUV automático seminovo na faixa de R$ 70 mil é um verdadeiro achado.
Preço: R$ 77.193
Preço novo: R$ 110.033
Desempenho: 139 (E) / 135 (G) a 5.750 rpm, e 19,3 (E) / 18,8 kgfm de torque a 3.750 rpm / 0 a 100 km/h em 11,1 segundos / velocidade máxima: 182 km/h
Consumo: 7 km/litro na cidade e 8,5 km/litro na estrada com etanol / 10,1 km/litro na cidade e 12,1 km/litro na estrada com gasolina
Principais itens de série: alarme, faróis com regulagem de altura, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, luz traseira de neblina, rodas de liga leve, direção assistida, limitador de velocidade e sistema start-stop.
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.