Os melhores carros para andar em família

De hatch a picape, qual o melhor carro para família?
Camila Torres
Por
17.05.2021 às 16:10
De hatch a picape, qual o melhor carro para família?

Reunimos dez carros que são ótimos para famílias, mas não exatamente pelo mesmo motivo. Cada um carrega um diferencial, que pode ser porta-malas, consumo, espaço, assentos extras e até Wi-Fi para distrair as crianças (e manter os adultos conectados). 

O que eles têm em comum é o bom espaço interno para acomodar de forma confortável uma família. Assim como cada família tem um jeito, um bom automóvel para uso familiar não necessariamente é aquele com amplo espaço interno. 

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Famílias com crianças têm necessidades diferentes de outra com adolescentes entrando na fase adulta. Há famílias para as quais férias é sinônimo de viagem de carro, enquanto outras preferem pegar o avião e usar o carro apenas para levar as crianças para escola ou ao cinema no final de semana. 

Há quem priorize economia, outros que querem performance e por aí vai. Pensando nos diferentes grupos familiares, eis aqui uma lista tão diversificada quanto seus parentes. 

10 Melhores carros para família de R$ 68.000 a R$ 180.000

1. Renault Sandero Zen 1.0 Manual (porta-malas)

Quem disse que hatch não pode ser um bom carro para a família? O Renault Sandero é um dos hatches populares com melhor espaço interno, com entre-eixos maior que o do Jeep Renegade, e ainda tem o maior porta-malas da categoria. 

O modelo também é satisfatório em termos de consumo. Mas o motor 1.0 deixa a desejar quando se exige um pouco mais do carro. Mas, para passeios em família dentro da cidade, o Sandero atende bem.

Quanto ao preço, a Renault tem pesado um pouco a mão, pois o modelo só este ano já somou R$ 5.000 em reajustes. Talvez isso atrapalhe as vendas mais do que o próprio desempenho do carro ante seus concorrentes. 

Preço: R$ 68.090

Desempenho: 82 (E) ou 79 (G) cv a 6.300 rpm, e 10,5 (E) ou 10,2 (G) kgfm de torque a 3.500 rpm / 0 a 100 km/h em 13,2 segundos / velocidade máxima: 163 km/h

Consumo: 9,5 km/litro na cidade e 9,6 km/litro na estrada com etanol / 14,2 km/litro na cidade e 14,1 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 320 litros

Leia também: Renault registra novo Sandero no Brasil, mas com visual “Dacia”


2. Honda Fit DX 1.5 Manual (modular)

De hatch a picape, qual o melhor carro para família?

O Honda Fit não é apenas um dos melhores carros para família, mas um dos queridinhos das mães de família. O design do monovolume caiu no gosto do público feminino. Mas o Honda Fit não está nessa lista só por isso.

O sistema modular do Honda Fit é algo muito interessante no modelo. Ele permite configurar os bancos de variadas formas, incluindo assento traseiro rebatível e bipartido (e não apenas o encosto lombar). Isso o torna um carro muito prático. 

Além disso, o banco do passageiro dianteiro pode ser totalmente inclinado, o que gera um longo espaço, permitindo transportar a prancha de surf do seu filho adolescente e ainda fazer bom uso dos 363 litros de porta-malas. 

Quando o assunto é pegar estrada, o Honda Fit além de oferecer um espaço confortável para os ocupantes, tem uma direção gostosa seu motor flex dá conta do recado. E a boa fama da Honda em confiabilidade é a cereja do bolo. 

Preço: R$ 75.100

Desempenho: 116 (E) ou 115 (G) cv a 6.000 rpm, e 15,3 (E) ou 15,2 (G) kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 11 segundos / velocidade máxima: 175 km/h

Consumo: 8,3 km/litro na cidade e 9,5 km/litro na estrada com etanol / 11,6 km/litro na cidade e 13,6 km/litro na estrada com gasolina 

Porta-malas: 363 litros

Leia também: Avaliação: Honda Fit é apenas bom


3. Novo Nissan Versa Advance 1.6 CVT (porta-malas)

Recém-lançado, o Nissan Versa se destaca pelo espaço interno tamanho família e o porta-malas de 482 litros, que é bastante para um sedan compacto. O modelo tem uma versão com valor menor, porém o câmbio é manual. Por isso optamos pela Advance, que, além da transmissão CVT, agrega mais alguns itens. 

Outro ponto forte do novo Versa é o visual, moderno e com uns toques de sofisticação. Apesar de não ter nenhuma versão turbinada, como os rivais Hyundai HB20 e Chevrolet Onix Plus, o motor 1.6 aspirado flex entrega um desempenho decente para o sedan. 

Preço: R$ 92.990

Desempenho: 114 cv (E/G) a 5.600 rpm, e 15,5 kgfm de torque a 4.000 rpm / 0 a 100 km/h em 10,7 kgfm de torque / velocidade máxima: 180 km/h 

Consumo: 8 km/litro na cidade e 10 km/litro na estrada com etanol / 11,7 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 482 litros

Leia também: Avaliação Nissan Versa: é bom para quem?


4. Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI AT (porta-malas)

Como pensar em um sedan família sem lembrar do VW Virtus? De forma objetiva para não ter “rasgação de seda”, o sedan da VW agrada em vários aspectos. Tem beleza e espaço de sobra, e o porta-malas de 521 litros é um dos maiores da categoria. 

Nas ruas, o modelo oferece uma boa performance, precisando de 9,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Isso com o motor 1.0 TSI flex. É claro que o torque máximo, sendo entregue a 2.000 rpm, dá um baita empurrão para o Virtus ser tão esperto. 

O modelo só deixa um pouco a desejar onde dói no bolso: preço. Mas quem estiver interessado no modelo, é melhor já começar a negociação, pois com a rapidez que os preços estão subindo, logo essa versão do VW Virtus bate na casa dos R$ 100 mil. 

Preço: R$ 96.000

Desempenho: 128 (E) ou 116 (G) cv a 5.500 rpm, e 20,4 (E/G) kgfm de torque a 2.000 rpm / 0 a 100 km/h em 9,9 segundos / velocidade máxima: 194 km/h 

Consumo: 7,8 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada com etanol / 11,2 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada

Porta-malas: 521 litros

Leia também: Novo VW Virtus: como fica o sedan com a frente do Polo 2022 europeu


5. Chevrolet Spin Premier 1.8 Flex MT (sete lugares)

De hatch a picape, qual o melhor carro para família?

“Beleza não se põe na mesa”, já dizia o ditado. O Chevrolet Spin não é um carro que se destaca pelo design. Mas é o automóvel de sete lugares mais barato à venda no Brasil, o que lhe dá uma vantagem e tanto. Além disso, o modelo tem fôlego desde as ruas íngremes da cidade até para pegar estrada. 

O Chevrolet Spin não é o tipo de carro que vai te deixar empolgado ao volante, mas te levará onde você quer chegar sem grandes dificuldades. E ainda tem a vantagem de ser bem espertinho, graças a entrega máxima de torque em apenas 2.600 rpm. 

Leia também: Quais carros mais caíram e mais subiram nas vendam em 2020?

Quanto ao espaço, é um carro que pode ser configurado para cinco pessoas nas versões LS, LT e Activ 5, ou para sete passageiros na Premier e na Activ 7. Com essa última opção, dá para levar até os amigos dos filhos para viajar. 

Afinal, esses carros de sete lugares são muito indicados para quem tem crianças, pois a terceira fileira de bancos acomoda muito melhor os pequenos do que os adultos. Para quem quiser bom espaço e porta-malas, basta optar por uma das versões de cinco lugares ou rebater os últimos bancos, ficando assim com 553 litros só para bagagens. 

Preço: R$ 103.290

Desempenho: 111 (E) ou 106 (G) cv a 5.200 rpm, e 17,7 (E) ou 16,8 (G) kgfm de torque a 2.600 rpm / 0 a 100 km/h em 10,2 segundos / velocidade máxima: 173 km/h

Consumo: 7,7 km/litro na cidade e 9 km/litro na estrada com etanol / 11,1 km/litro na cidade e 12,7 km/litro na estrada

Porta-malas: 162 litros (sete lugares) ou 553 litros (terceira fileira rebatida)


6. Chevrolet Tracker LT 1.0 Turbo AT (Wi-Fi)

Representando os SUVs com motor turbo na faixa de R$ 100 mil, temos o Chevrolet Tracker. O modelo também é o mais acessível da lista a oferecer Wi-Fi a bordo (com planos pagos à parte), o que dá uma certa vantagem ao SUV da GM em relação à concorrência.

Diferentemente da geração anterior, o design do novo Chevrolet Tracker foi muito elogiado pelo público. O motor é espertinho, mas não espere tanto assim dele.

Diante de obstáculos maiores, como um aclive mais íngreme em estrada de terra, falta força, mas na estrada ele vai bem. O espaço para uma viagem em família também é relativamente bom. Tudo isso faz do Tracker uma boa pedida.

Preço: R$ 105.270

Desempenho: 116 (E/G) cv a 5.550 rpm, 16,8 (E) ou 16,3 (G) kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 10,9 segundos / velocidade máxima: 177 km/h 

Consumo: 8,2 km/litro na cidade e 9,6 km/litro na estrada com etanol / 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 393 litros

Leia também: Chevrolet Tracker: o que o SUV mais vendido no Brasil traz por R$ 120 mil?


7. Fiat Toro Toro Endurance Turbo 270 Flex AT 4x2 (Wi-Fi)

Eis aqui umas das picapes mais queridas pelo brasileiro, perdendo apenas para a irmã menor Strada. A Fiat Toro ocupa sozinha um nicho do mercado, ficando entre as picapes pequenas e médias. 

Quando o assunto é conquistar novos clientes, a Toro está nadando de braçada. E agora ainda tem mais um diferencial: Wi-Fi a bordo para até oito dispositivos ao mesmo tempo, marcando pontinhos com pais e filhos. 

Leia também: Fiat Toro 2022 será só automática: de R$ 114.590 a R$ 187.490, veja versões

Com design urbano, mas sem perder a robustez, é paixão quase que à primeira vista. Além disso, a picape entrega o principal: boa performance. O novo motor 1.3 turbo apresenta respostas ágeis cada vez que o condutor pisa no acelerador e está bem mais sensível aos comandos que o modelo anterior com motor 1.8 flex.

Na estrada, a picape não nega potência e quem gosta de viajar com a casa no porta-malas vai fazer bom uso dos 937 litros de capacidade da caçamba. Só vale lembrar que o isolamento de uma caçamba nunca é o mesmo de um porta-malas, por isso itens mais delicados devem ir no habitáculo. 

Os fatores que pesam são: o consumo de carro “beberrão”, característica que não foi resolvida com o motor turbo, o preço mais alto e o espaço acanhado na fileira traseira para um veículo desse porte. 

Preço: R$ 123.561

Desempenho: 185 (E) ou 180 (G) cv a 5.750 rpm, e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm / 0 a 100 km/h em 10,6 segundos / velocidade máxima: 202 km/h. 

Consumo: 6,6 km/litro na cidade e 7,9 km/litro na estrada com etanol / 9,7 km/litro na cidade e 10,7 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 937 litros


8. Toyota Corolla Altis Hybrid (consumo)

De hatch a picape, qual o melhor carro para família?

Outro sedan que é a personificação de um carro destinado para o uso familiar é o Toyota Corolla. Agora em versão mais econômica, graças ao sistema híbrido. Outro diferencial do sedan é que ele é o único carro híbrido flex do mundo junto do irmão Corolla Cross. 

O desempenho é para quem gosta de viajar com tranquilidade e a bordo de um carro reconhecido pela segurança. 

O espaço é o esperado de um sedan médio, no entanto, como a bateria fica embaixo do banco traseiro, isso comprometeu sutilmente o espaço na fileira de trás, o que pode ser desconfortável para pessoas com mais de 1,85 metros. Mas pessoas de menor estatura não têm do que reclamar. 

Leia também: Detalhes: Toyota Corolla Altis Hybrid 

O visual repaginado também conta pontos a favor: mesmo com o caráter um tanto conservador, o modelo conseguiu rejuvenescer para agradar públicos mais jovens. Mas isso é apenas bônus. O ponto negativo do Corolla híbrido é apenas o valor mesmo, e a falta de potência final para pegar a estrada.

Preço: R$ 154.890

Desempenho: 101 (E) ou 98 (G) cv a 5.200 rpm, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm / 0 a 100 km/h em 12 segundos / velocidade máxima: 180 km/h

Consumo: 10,9 km/litro na cidade e 9,9 km/litro na estrada com etanol / 16,3 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 470 litros


9. Jeep Compass Turbo 270 Flex AT (Wi-Fi)

Lançado quase que com a Fiat Toro, o Jeep Compass também traz os trunfos do Wi-Fi a bordo e um motorzão turbo para quem gosta de uma direção mais emocionante. O espaço interno é outro quesito elogiável, melhor que o da Toro, e o conforto predomina nas viagens. 

Aliás, o Jeep Compass é um dos melhores carros desta lista para viajar em família. O que poderia ser maior é o porta-malas, pois um carro de um carro com seu porte se espera um pouco mais de espaço para as bagagens. Os outros pontos que acabam frustrando o cliente são os mesmos que os da Fiat Toro: consumo e preço alto.

Leia também: Jeep Compass 2022: todas as versões, preços e itens de série

Preço: R$ 160.146

Desempenho: 185 (E) ou 180 (G) cv a 5.750 rpm, e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm / 0 a 100 km/h em 9,3 segundos / velocidade máxima: 206 km/h. 

Consumo: 7,1 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada com etanol / 10,3 km/litro na cidade e 11,9 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 410 litros


10.  Caoa Chery Tiggo 8 TXS 1.6 Turbo Gasolina AT (sete lugares)

Um carro surpreendente. O Tiggo 8 é a virada de chave da Caoa Chery. Um dos SUVs de sete lugares com o melhor custo-benefício do mercado. Além de uma lista de equipamentos muito generosa e com tecnologias atuais. É o tipo de carro que agrada na embalagem e no conteúdo. 

A direção é gostosa e passa muita segurança para quem está conduzindo. O motor 1.6 turbo movido a gasolina entrega 187 cv e 28 kgfm de torque. E tem injeção direta de combustível. É um carro tamanho família, mas com desempenho empolgante. 

Em relação ao espaço dos bancos dianteiro e da segunda fileira não há o que reclamar. Já a terceira fileira não é confortável para pessoas mais altas, por conta da posição do banco mais elevada. Já pessoas mais baixas viajam muito bem e o espaço lateral é mais que suficiente. 

Leia também: Avaliação: Caoa Chery Tiggo 8 é mesmo a 8ª maravilha do mundo?

Preço: R$ 179.990

Desempenho: 187 cv a 5.550 rpm, e 28 kgfm de torque a 2.000 rpm / 0 a 100 km/h em 9 segundos / velocidade máxima: 180 km/h

Consumo: 9,8 km/litro na cidade e 12 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 140 litros (7 lugares) e 500 litros (terceira fileira rebatida) 

Esquecemos algum modelo? Pode sugerir nos comentários. Essa matéria é igual coração de mãe, sempre cabe mais um.


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