VW Tera chega à Colômbia com motor “abandonado” no Brasil
Depois do Brasil, o VW Tera começou a ser exportado para outros países. Um deles é a Colômbia, onde o SUV estreou com quatro configurações diferentes e com um motor bem conhecido e que ficou anos em uso no Brasil.
Estamos falando do propulsor 1.6 MSI, que foi utilizado por diversos modelos da marca, como no Volkswagen Gol de 2015 a 2019, mas acabou descontinuado devido as regras de emissões. O propulsor ainda é encontrado na VW Saveiro, no entanto o modelo deixará de ser vendido nos próximos anos, com isso, o motor está com seus dias contados.
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Na Colômbia, o propulsor é um pouco menos potente que no Brasil: 112 cv de potência e 15,8 kgfm de torque, enquanto no Brasil rende 116 cv e 16,1 kgfm de torque, no país vizinho ele segue acompanhado de um câmbio manual de cinco marchas. O conjunto está presente em duas das quatro versões do SUV em nosso país vizinho.
Diego Dias/Mobiauto
As demais configurações, utilizam o mesmo motor e câmbio encontrado em nosso mercado: 1.0 170 TSI. Contudo, também um pouco menos potente, passando de 116 cv para 101 cv, mas mantendo os 16,8 kgfm de toque com câmbio automático de seis marchas.
Deixando a motorização e falando mais sobre o Tera colombiano, os nomes das versões também são diferentes das encontradas em nosso, confira:
Versões e motorizações do Volkswagen Tera no Brasil
- MPI - 1.0 MPI com câmbio manual
- TSI - 1.0 TSI com câmbio manual
- TSI AT - 1.0 TSI com câmbio automático
- Comfort - 1.0 TSI com câmbio automático
- High - 1.0 TSI com câmbio automático
Versões e motorizações do Volkswagen Tera na Colômbia
- Trend 1.6 MSI com câmbio manual
- Comfort 1.6 MSI com câmbio manual
- Comfort High 1.0 TSI com câmbio automático
- Black Edition 1.0 TSI com câmbio automático
Falando em valores, em uma conversão direta, sem adição de impostos, o SUV compacto é mais caro na Colômbia do que no Brasil. Se por aqui os valores vão de R$ 103.990 a R$ 139.990, em nosso país vizinho o SUV é comercializado de R$ 107.840 a R$ 141.031.
O que não muda são as dimensões, o SUV segue com os 4,15 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Vale ressaltar que o modelo vendido por lá é fabricado e exportado a partir do Brasil, mais especificamente na fábrica da cidade de Taubaté (SP).
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.