VW Tera repete T-Cross e Jetta e tira nota máxima em segurança no Latin NCAP

SUV recém-lançado foi testado para avaliar a segurança dos ocupantes, pedestres e sistemas de assistência
Vinicius Moreira
Por
18.06.2025 às 13:08
Compartilhe:
SUV recém-lançado foi testado para avaliar a segurança dos ocupantes, pedestres e sistemas de assistência

O VW Tera  foi submetido aos testes de segurança do Latin NCAP. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (18) e o SUV compacto gabaritou, ou seja, recebeu cinco estrelas no órgão que realiza o teste de segurança dos carros vendidos na América do Sul e Caribe.

No teste, o Tera atingiu 90% de proteção para os ocupantes adultos, 87% de proteção para ocupantes crianças, 76% de proteção para pedestres e usuários da via, além de 85% nos sistemas de assistência à segurança.

Você também pode se interessar por:

Vale lembrar que o Tera já traz seis airbags de série em todas as versões. No entanto, é possível verificar pelas imagens que mais de uma variante foi usada no teste. Nas avaliações de batida, por exemplo, foi a versão Comfort, já para avaliação do pacote ADAS foi a de topo High, pois é a única que oferece esse pacote como opcional. Outro ponto que evidencia a diferença é que nos testes de frenagem o painel de instrumentos mostrado é o de 10 polegadas o qual só está presente na versão de topo. 

No protocolo são dadas notas de 0 a 5 para os seguintes requisitos:

  • Proteção de ocupantes adultos
  • Proteção de ocupantes crianças
  • Proteção de pedestres e usuários na via
  • Sistemas de assistência à segurança: ABS, controle de estabilidade, airbags e assistência de frenagem de emergência.

Outros carros já testados pelo Latin NCAP

Em 2025, o Latin NCAP já tinha testado três carros: VW Jetta, Nissan Kicks e Peugeot 2008. Tanto o sedan alemão quanto o SUV recém-lançado atingiram a nota máxima de cinco estrelas, enquanto o 2008conseguiu apenas uma estrela.

Não importa o porte do veículo ou motorização, pois picapes como Ford Ranger e Mitsubishi Triton foram testadas e receberam nota máxima em segurança. Desde 2020, um novo protocolo está em vigor que acrescentou parte dos itens avaliados descritos acima.

Apesar de ser um órgão que avalia a segurança dos veículos vendidos na América do Sul e Caribe, os testes são feitos na Alemanha no laboratório ADAC, onde fica o Automóvel Club Alemão. A justificativa dada pelo Latin NCAP é que não existem laboratórios independentes confiáveis para realização dos testes pela América Latina.