Como a Cadillac fez barulho com carros elétricos em Interlagos

Modelos antecipam chegada da marca de luxo da Chevrolet ao Brasil
Por
18.07.2025 às 12:48
Compartilhe:
 Modelos antecipam chegada da marca de luxo da Chevrolet ao Brasil

A Cadillac chegará oficialmente ao Brasil ainda este ano. Quem acompanha a Mobiauto já sabe dessa informação desde 2023, quando confirmamos em primeira mão a chegada da fabricante ao mercado de luxo elétrico no país.

Agora, durante as 6 horas de São Paulo da WEC, a marca fez muito barulho com seus carros. E nem estamos falando do resultado da prova, que curiosamente a Cadillac ganhou entre os hypercars, mas sim de flagradas dos modelos que estarão no Brasil.

Sem fazer cerimônias ou questão de esconder seus carros, a Cadillac desfilou com dois veículos que devem chegar ao Brasil juntos. A ideia da marca é expandir sua presença para a América Latina, onde o mercado de luxo tem crescido.

Você também pode se interessar por:

Os modelos em questão são Optiq e Lyric, ambos utilizam a plataforma Ultium, a mesma que serve de base para os Chevrolet Blazer EV e Equinox EV. Ambos chegariam posicionados para brigar com marcas de luxo como Audi, BMW e Mercedes-Benz.

Começando pelo Optiq, ele é produzido no México, o que pode facilitar no que diz respeito a custos de importação. O SUV elétrico tem 4,82 metros de comprimento e 2,95 m de entre-eixos, exatamente as medidas do Equinox EV.

Divulgação/Cadillac

Divulgação/Cadillac

A motorização combina dois motores elétricos, um em cada eixo para garantir a tração integral. Somados entregam 304 cv. A bateria é de 85 kWh, o que garante 486 km de autonomia, segundo o ciclo EPA.

O Lyriq é maior que o Optiq e que o Blazer EV. São 4,99 m de comprimento e 3,09 m de entre-eixos. O conjunto elétrico se repete no Cadillac Lyriq, mas com 522 cv e bateria de 102 kWh, o que garante 513 km de autonomia.

Divulgação/Cadillac

Divulgação/Cadillac

A grande vantagem da plataforma Ultium está na intercambialidade entre as marcas, o que aumenta a economia de escala. Além disso, as novas baterias da General Motors são de níquel-cobalto-manganês-alumínio (NCMA), que custam 60% menos.

A arquitetura elétrica permite recarga de até 350 kW. Entre todos os carros que usam essa plataforma, o Hummer EV é o mais potente, que combina quatro motores para chegar aos 1.000 cv. Vale lembrar que a Cadillac já registrou o nome Optq no Brasil, assim como Symboliq, que ainda não foi revelado.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Editor de conteúdo

Compartilhe este artigo:

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.