Como a Cadillac fez barulho com carros elétricos em Interlagos
A Cadillac chegará oficialmente ao Brasil ainda este ano. Quem acompanha a Mobiauto já sabe dessa informação desde 2023, quando confirmamos em primeira mão a chegada da fabricante ao mercado de luxo elétrico no país.
Agora, durante as 6 horas de São Paulo da WEC, a marca fez muito barulho com seus carros. E nem estamos falando do resultado da prova, que curiosamente a Cadillac ganhou entre os hypercars, mas sim de flagradas dos modelos que estarão no Brasil.
Sem fazer cerimônias ou questão de esconder seus carros, a Cadillac desfilou com dois veículos que devem chegar ao Brasil juntos. A ideia da marca é expandir sua presença para a América Latina, onde o mercado de luxo tem crescido.
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Os modelos em questão são Optiq e Lyric, ambos utilizam a plataforma Ultium, a mesma que serve de base para os Chevrolet Blazer EV e Equinox EV. Ambos chegariam posicionados para brigar com marcas de luxo como Audi, BMW e Mercedes-Benz.
Começando pelo Optiq, ele é produzido no México, o que pode facilitar no que diz respeito a custos de importação. O SUV elétrico tem 4,82 metros de comprimento e 2,95 m de entre-eixos, exatamente as medidas do Equinox EV.
Divulgação/Cadillac
A motorização combina dois motores elétricos, um em cada eixo para garantir a tração integral. Somados entregam 304 cv. A bateria é de 85 kWh, o que garante 486 km de autonomia, segundo o ciclo EPA.
O Lyriq é maior que o Optiq e que o Blazer EV. São 4,99 m de comprimento e 3,09 m de entre-eixos. O conjunto elétrico se repete no Cadillac Lyriq, mas com 522 cv e bateria de 102 kWh, o que garante 513 km de autonomia.
Divulgação/Cadillac
A grande vantagem da plataforma Ultium está na intercambialidade entre as marcas, o que aumenta a economia de escala. Além disso, as novas baterias da General Motors são de níquel-cobalto-manganês-alumínio (NCMA), que custam 60% menos.
A arquitetura elétrica permite recarga de até 350 kW. Entre todos os carros que usam essa plataforma, o Hummer EV é o mais potente, que combina quatro motores para chegar aos 1.000 cv. Vale lembrar que a Cadillac já registrou o nome Optq no Brasil, assim como Symboliq, que ainda não foi revelado.
Por Renan Rodrigues
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.