Ford Bronco chinês é elétrico, usa bateria da BYD e pode rodar 1.000 km
Se, nos Estados Unidos o Ford Bronco é um jipão 4x4 construído com chassi sob a carroceria para proporcionar robustez no uso off-road, na China, o modelo adota uma proposta mais urbana para atender à crescente demanda por veículos eletrificados do maior mercado automotivo do mundo.
O Ford Bronco chinês foi revelado com a primazia de ser o primeiro elétrico com extensor de autonomia da marca. Neste caso, o motor a combustão serve apenas para recarregar as baterias da unidade elétrica responsável pela propulsão do veículo.
Você também pode se interessar por:
- Ford Maverick híbrida estreia na Argentina e antecipa novidades para o Brasil
- Teste: Novo Ford Bronco Sport 2025 muda de cara e está mais completo
- Ford Mustang 60 anos: 10 curiosidades pouco conhecidas sobre o esportivo
- Avaliação: Ford Maverick híbrida consegue rodar 1.000 km com um tanque?
Medindo 5,02 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 2,95 m de entre-eixos, o Ford Bronco elétrico é consideravelmente maior que o Bronco Sport (4,39 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos) vendido no Brasil, embora tenham desenhos muito parecidos, principalmente na dianteira.
Apesar do formato retilíneo da carroceria e da mesma identidade das luzes de rodagem diurna (DRL), o Bronco chinês tem algumas peculiaridades de estilo. A dianteira, por exemplo, ostenta uma curiosa fenda com função aerodinâmica na extremidade do capô. A traseira aposta em lanternas verticais e estepe pendurado na tampa do porta-malas, que tem abertura lateral.
Divulgação/Ford
O interior do SUV ainda não foi revelado, mas deverá seguir a tendência de telas de alta resolução cumprindo as funções de painel de instrumentos e central multimídia. As imagens mostram que o Bronco terá um avançado sistema de radar instalado no teto para monitorar as assistências de condução semiautônomas de última geração.
Mais de 1.000 km de autonomia
No lugar de um potente motor a combustão, o Ford Bronco elétrico é movido por dois propulsores elétricos, um em cada eixo, alimentados por uma bateria de 43,7 kWh. A recarga do componente pode ser feita em fontes externas ou pelo sistema de extensão de autonomia: um pequeno motor 1.5 a gasolina de 150 cv de potência entra em ação, atuando como gerador, conforme a carga da bateria vai diminuindo.
O motor a combustão garante cerca de 220 quilômetros de alcance extra, totalizando 1.220 km de alcance total pelo ciclo chinês de medições CLTC.
Divulgação/Ford
Por ter um motor elétrico dianteiro de 177 cv e outro traseiro de 244 cv, o Ford Bronco chinês pesa 2.510 kg e roda o tempo todo tracionando as quatro rodas, como se tivesse um sistema de tração integral permanente – condição que aumenta a capacidade do SUV fora do asfalto. A potência combinada é de 275 cv.
O SUV também possui uma versão elétrica sem extensor de autonomia, equipada com uma bateria do tipo Blade de fosfato de ferro e lítio de 105,4 kWh, fornecida pela BYD, que permite rodar até 650 km com o mesmo esquema de dois motores entregando 312 cv de potência combinada para empurrar os seus 2.630 kg até os 170 km/h de velocidade máxima.
Por Guilherme Silva