Exclusivo: VW já sabe onde e quando deve fabricar seu 1º elétrico nacional

Plano de investimentos bilionário da marca até 2028 só menciona a possibilidade de ter um carro elétrico produzido nacionalmente em uma única fábrica
LF
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14.11.2023 às 18:49 • Atualizado em 12.11.2024
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Plano de investimentos bilionário da marca até 2028 só menciona a possibilidade de ter um carro elétrico produzido nacionalmente em uma única fábrica

Muito já se foi falado do novo plano de investimentos de R$ 5,4 bilhões da Volkswagen no Brasil até 2028, negociado em simultâneo com os sindicatos de metalúrgicos de suas quatro fábricas no País: São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (PR).

Conforme já contamos neste artigo e neste outro, a fabricante já confirmou a produção de dois modelos híbridos na planta do ABC Paulista a partir de 2027; de uma picape compacta-média no complexo paranaense (com provável lançamento em 2026); do projeto A0 SUV, em Taubaté, já em 2025; do motor 1.5 TSI Evo2 híbrido flex em São Carlos.

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Faltava, ainda, uma peça do quebra-cabeças: onde e quando será produzido o primeiro carro elétrico nacional da marca. A Mobiauto pode afirmar que o ciclo contempla esse projeto, mas não em caráter definitivo. O fabrico local de um veículo apenas elétrico está em estudo pela fabricante e tem chances de sair do papel, mas o martelo não teria sido batido.

Todavia, a fabricante já sabe onde fará a produção caso ela aconteça. Será em São José dos Pinhais, junto do SUV T-Cross e da picape que deve se chamar Tarok. Segundo nossas apurações, o acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e Região prevê a produção de um veículo híbrido ou elétrico a ser lançado até 2026 ou 27.

Ainda de acordo com nossas fontes, a VW não teria batido o martelo quanto ao uso de motorização híbrida pela versão de produção da picape Tarok na primeira fase do projeto. O mais provável é que ela seja lançada, inicialmente, apenas com motor 1.5 TSI Evo2 turbo flex, sem eletrificação.

Isso acontece porque a legislação do Proconve L8 será mais permissiva com comerciais leves, categoria à qual pertencem as picapes, do que para os veículos de passeio. Todavia, o projeto nascerá já preparado para ser eletrificado, pelo menos em uma segunda fase do projeto, conhecido internamente como Udara ou VW247.

Outra possibilidade seria eletrificar o T-Cross, tornando-o híbrido flex até 2027. Caso isso também não aconteça, a VW teria que produzir outro produto híbrido ou elétrico em São José dos Pinhais. Vale observar que a planta paranaense é a única a ter a menção de um veículo elétrico produzido lá neste ciclo de investimentos. Ou seja, caso a fabricante decida por produzir um carro elétrico no País até 2028, será naquela fábrica.

Entende-se que a empresa está em compasso de espera quanto à nacionalização de um veículo elétrico, aguardando a evolução do mercado de veículos eletrificados para entender se precisará investir tão já em um projeto do tipo ou se poderá deixá-lo para seu próximo ciclo, entre 2029 e 2032.

Todas as projeções que ilustram este artigo, meramente ilustrativas, são de Kleber Silva, do @kdesignag.

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