VW A0 picape tem fábrica definida e será uma Tarok em corpo menor

Também conhecida como projeto VW247 ou Udara, nova picape compacta-média da marca enfim sairá do papel em 2026, com chances de ser híbrida
LF
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10.11.2023 às 10:03
Também conhecida como projeto VW247 ou Udara, nova picape compacta-média da marca enfim sairá do papel em 2026, com chances de ser híbrida

Além da revelação de que produzirá dois modelos híbridos em São Bernardo do Campo (SP) a partir de 2027, a Volkswagen tomou outra decisão em seu plano de investimentos de R$ 5,4 bilhões no Brasil até 2028: o local onde fabricará o projeto A0 picape, revelado em primeira mão pela Mobiauto em julho deste ano.

Será em São José dos Pinhais (PR). O lançamento está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2026. O modelo, que também responde pelo código de projeto VW247, tem ainda outra nomenclatura, segundo o site Automotive Business: projeto Udara. A provável produção na fábrica paranaense também havia sido antecipada por nossa reportagem em julho.

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Apesar dessas nomenclaturas internas, recentemente, durante uma convenção a concessionários, executivos da VW anunciaram o projeto como... Tarok. Sim, o mesmo nome do conceito exibido no Salão do Automóvel de São Paulo (SP) de 2018, criado na medida para encarar a Fiat Toro.

Em julho, explicamos que a marca alemã havia desistido do projeto original da Tarok, com uso da plataforma MQB A e a carroceria do SUV compacto-médio Taos. Em vez disso, usaria a base MQB A0 – daí o apelido A0 picape – e boa parte da estrutura do T-Cross. Ou seja, em sua versão de produção, a VW247 ou projeto Udara será menor e mais simples que a Tarok Concept.

Ocorre que a VW deve adotar com ela a mesma estratégia da Stellantis com o Fiat Fastback, que na fase de conceito era um SUV cupê grande, derivado da Toro, mas na vida real se tornou um produto de porte menor, com plataforma de Argo, Cronos e Pulse.

Assim, a VW247, A0 picape ou Udara tem grandes chances de aproveitar o nome Tarok em sua versão de produção, segundo fontes consultadas pela Mobiauto. E de, inclusive, inspirar-se visualmente no protótipo de cinco anos atrás na construção de seu design.

Contudo, será uma picape menor do que o conceito, com porte similar ao de Chevrolet Montana e Renault Oroch. Com suspensão traseira por eixo de torção, deve ter sempre tração dianteira, mas é forte candidata a ser o primeiro produto híbrido flex da Volkswagen no Brasil. Porém, seu lançamento já com eletrificação ainda não está confirmado.

Certo é que a nova Tarok, Udara, A0 picape ou VW247 será lançada com o novo motor 1.5 TSI Evo2 flex de 150 cv, cujo desenvolvimento por parte da fabricante para se tornar flex também foi descoberto em primeira mão pela Mobiauto. Este propulsor será fabricado em São Carlos (SP) no lugar do atual 1.4 TSI, com índices melhores de eficiência energética.

Há chances de que a picape venha já eletrificada, porém o martelo ainda não teria sido batido. Se a configuração híbrida não vier de imediato, será lançada posteriormente, em um período de até dois anos após seu lançamento.

A nova VW Tarok, A0 picape, VW247 ou Udara dividirá as linhas e boa parte da estrutura do T-Cross, herdando dele praticamente toda a construção de cabine do balanço dianteiro até a coluna B, obviamente com um visual próprio. Seu entre-eixos deve ser esticado para cerca de 2,80 m, com um balanço traseiro exclusivo para comportar uma caçamba. Será posicionada entre a Saveiro e a Amarok no portfólio da Volkswagen no Brasil.

Projeções: K Design AG


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