Segredo: VW Taos 2024 deve estrear motor 1.5 TSI Evo2 flex no Brasil

Protótipo do SUV flagrado no Brasil não tem atualizações visuais, mas pode carregar um segredo importante dentro do cofre
LF
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09.10.2023 às 18:00
Protótipo do SUV flagrado no Brasil não tem atualizações visuais, mas pode carregar um segredo importante dentro do cofre

No começo de setembro, a Mobiauto noticiou que a Volkswagen vem preparando um novo motor 1.5 TSI Evo2 flex para o mercado brasileiro. E o VW Taos 2024 pode ter sido o produto escolhido para estrear a novidade, já no ano que vem.

Um protótipo do Taos com camuflagem leve na traseira tem sido flagrado constantemente em testes no Brasil. Muito se tem falado sobre um facelift, mas as imagens, como esta publicada pelo site Autoo, gentilmente cedida à nossa reportagem, mostram que o modelo possui exatamente as mesmas peças de agora.

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Nossa aposta é que a grande novidade desse protótipo do Taos é o motor 1.5 TSI Evo2 flex, já em fase final de testes de homologação para estrear no mercado nacional com o próprio Taos. E com um detalhe: ele deve debutar ainda sem o conjunto híbrido leve flex, previsto para chegar ao Brasil somente em 2026.

Tal previsão é corroborada pelo próprio presidente da Volkswagen no Brasil, Ciro Possobom. Durante o lançamento da ID Buzz em nosso País, em julho, Possobom declarou que a marca “lançará mais sete carros flex ou elétricos no Brasil até 2025”. Ou seja, não há nenhum novo modelo híbrido previsto para entrar no catálogo nos próximos dois anos e meio.

Por que o VW Taos pode trocar o motor 1.4 TSI pelo 1.5 TSI Evo2

A grande pergunta que fica é: se o VW Taos não se tornará híbrido tão já, por que trocaria o motor 1.4 TSI flex já usado há tantos anos no mercado pelo 1.5 TSI Evo2? A resposta está no Proconve L8, nova regulamentação sobre emissões veiculares que entrará em vigor no Brasil já em 2025, portanto antes da chegada dos híbridos flex da VW ao nosso mercado.

Os produtos da Volkswagen precisarão cumprir a legislação mesmo antes da tão aguardada eletrificação. E, embora seja um motor consagrado, o 1.4 TSI já tem mais de dez anos de mercado e não deve cumprir as novas exigências legais.


Nesse sentido, o 1.5 TSI Evo2 cumprirá melhor o papel, até por ser uma evolução do próprio 1.4. Ambos pertencem à família EA211 e compartilham diversos componentes, como bloco, cabeçote, pistões, bielas e virabrequim. O que muda é o deslocamento, levemente aumentado, e componentes agregados voltados à eficiência energética.

O que muda do motor 1.4 TSI para o 1.5 TSI Evo2

Como dissemos, o 1.5 TSI Evo2 representa uma segunda evolução do atual motor 1.4 TSI que equipa VirtusT-Cross e Taos no mercado brasileiro. Por isso se chama Evo2. Em 2016, a VW lançou na Europa e Estados Unidos o motor 1.5 TSI Evo, primeira evolução da família, já com mudanças no conceito de motor turbo com injeção direta de combustível.

Por exemplo, o 1.5 TSI Evo já trazia turbo de geometria variável, pressão da injeção aumentada de 200 para 350 atmosferas e um sistema de gerenciamento ativo de cilindros, chamado ACT, que desativa dois cilindros a cargas baixas ou médias de potência e torque, a fim de economizar combustível (similar ao que será usado pela nova Chevrolet Silverado).


Já o 1.5 TSI Evo2, anunciado em julho 2022 no Velho Continente, estreando no SUV cupê T-Roc, combina outras melhorias, como um catalisador de três vias e o filtro de partículas do combustível realocado para perto do motor, em um módulo unificado de controle de emissões. Isso ajuda ainda mais a conter os índices de emissões de poluentes.

Assim como o 1.4 TSI, o 1.5 TSI Evo2 entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. A expectativa é que os números sejam mantidos na variante flex, mesmo com etanol. A diferença é que ele opera em ciclo Miller, que retarda a expansão do pistão para o ponto morto inferior e o tempo de abertura da válvula de escape, aumentando o aproveitamento do ar.

Ainda, o sistema de gerenciamento ativo de cilindros foi aprimorado e passou a contar com mais faixas de operação, passando a se chamar ACTPlus. Outro trunfo desse motor está no fato de ele trabalhar em ciclo Miller e já estar preparado para a eletrificação, tanto para ser usado nos futuros híbridos leves flex da marca quanto em híbridos plug-in de até 272 cv.

Todos esses recursos são esperados na versão flex nacionalizada desse propulsor, que deve ser produzido em São Carlos (SP) a partir de 2026, dentro do próximo ciclo de investimentos de R$ 5,4 bilhões da marca.

Antes, a VW deve trazer o 1.5 TSI Evo2 flex como importado para equipar o Taos 2024. Já o facelift do Taos deve ficar para 2026, aí sim promovendo a estreia da tecnologia híbrida leve flex na gama do SUV compacto-médio, aliada ao mesmo motor 1.5 TSI Evo2 flex. Veja mais sobre o projeto no vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

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