Exclusivo: VW já prepara protótipos do “Gol SUV” com carroceria final

Projeto A0 SUV ou VW246 já tem componentes de carroceria e acabamento sendo produzidos artesanalmente por fornecedores. Produção em série começa em 2025
LF
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07.11.2023 às 16:20
Projeto A0 SUV ou VW246 já tem componentes de carroceria e acabamento sendo produzidos artesanalmente por fornecedores. Produção em série começa em 2025

O projeto A0 SUV ou VW246 da Volkswagen, o “Gol SUV”, descoberto por este jornalista no final de 2019, e que gerará um novo SUV de entrada da Volkswagen no Brasil a partir de 2025, está cada vez mais próximo de ficar pronto. Nossa reportagem pode afirmar que a fabricante iniciou a produção dos primeiros protótipos do modelo com carroceria definitiva.

Ainda sem nome definido – o time de engenharia chama o projeto de A0 SUV, “novo Gol” ou T-Sport, o modelo começou a ter peças protótipo de estamparia externa e acabamento interno sendo produzidas por fornecedores especializados, dentro e fora do Brasil. A ideia é ter um protótipo “mãe” pronto ainda este ano.

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Componentes estampados em aço, como para-lamas, capô e tampa do porta-malas, já estão prontos. Eles serão exclusivos do projeto, que aproveitará colunas A e B, teto e portas laterais de outros dois produtos já vendidos pela VW no País, o Polo e o Nivus. Isso indica que o A0 SUV herdará a plataforma MQB A0 de ambos, além do entre-eixos de 2,56 metros. Esqueça, portanto, rumores sobre uma suposta base “MQB A00”, que não existe no Grupo VW.

A confecção desses componentes é feita em caráter artesanal, pois não há ferramental na empresa disponível ainda para isso. Daí a contratação de fornecedoras especializadas. Elas criam peças nos parâmetros estabelecidos virtualmente, para que possam ser aplicadas aos protótipos e servir para criar os moldes de estamparia em série. É por isso que a produção de um único protótipo com carroceria definitiva pode chegar a custar R$ 1,5 milhão, conforme contamos neste artigo.

No caso do projeto A0 SUV ou VW246, esses primeiros protótipos em escala real do modelo, chamados internamente de Prozessaufbau (expressão em alemão que pode ser traduzida como “processo construtivo”), devem começar a rodar no início do ano que vem, um ano antes do início da produção em série (SOP).

Também conforme antecipamos em primeira mão, o novo SUV será produzido em Taubaté (SP), dividindo linha com o hatch Polo. O investimento apenas para esse projeto será de R$ 1 bilhão. O SOP está previsto para janeiro de 2025, com lançamento no primeiro trimestre do ano.

Antes, no segundo semestre de 2024, a fabricante deve fazer a revelação do nome e do visual do projeto aos moldes do Renault Kardian. Apesar do apelido interno “novo Gol”, não há nenhuma garantia de que o nome seja aproveitado pelo projeto. O mais provável é que não, e ele ganhe um nome inédito.

Com cerca de 4,13 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos, o A0 SUV será um rival mais direto do Fiat Pulse no segmento de utilitários esportivos de entrada, entre R$ 100.000 e R$ 130.000. Ao Nivus, caberá concorrer numa faixa de preços superior, entre R$ 130.000 e R$ 150.000.

Por isso, o projeto VW246 deve ser comercializado com duas calibrações diferentes do motor 1.0 TSI três-cilindros 12V turbo flex com injeção direta da família EA211: a primeira, de 109 cv de potência com gasolina e 116 cv com etanol, sendo 16,8 kgfm de torque, vinda do Polo; a segunda, de 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm, herdada de Nivus, Virtus e T-Cross.

Não há previsão de versões híbridas para o projeto “Gol SUV”, A0 SUV ou VW246 nesta primeira fase. A estreia da motorização híbrida leve flex eTSI entre os produtos nacionais da marca deve ficar a cargo da A0 picape ou VW247, irmã de projeto e plataforma do A0 SUV. Este é outro projeto descoberto em primeira mão pela Mobiauto e chega no princípio de 2026.

Projeção: Kleber Silva/kdesignAG

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