Sai VW Gol e entra VW Polo: estratégia da Volkswagen deu certo?
Em 2021, a Volkswagen anunciou o fim de um era e a aposentadoria de um dos modelos mais icônicos e representativos da indústria automotiva brasileira: o VW Gol. Para o seu lugar, a montadora alemã optou por reposicionar o VW Polo, já conhecido do público.
Apesar do anúncio, o Gol continuou a ser produzido em 2022, com direito à versão de despedida, a Last Edition. Com produção limitada a 1.000 unidades numeradas, o hatch chegou custando R$ 95.990.
Você também pode se interessar:
- VW Gol e Parati Atlanta: séries olímpicas viraram ouro para colecionadores
- Novo VW Polo Track garante três estrelas em teste de colisão do Latin NCAP
- Você pode ter um VW Gol quadrado conversível por R$ 100.000
- VW Gol 1000i: o primeiro com motor 1.0 e injeção eletrônica
Após a despedida do hatch que marcou gerações em seus 42 anos de história no Brasil, a Volkswagen tirou o Gol do seu catálogo e posicionou o Polo como veículo mais barato da marca somente no último ano.
Com o encerramento de 2023, a julgar pelo número geral de vendas, a Volkswagen parece ter feito a decisão correta. O VW Polo encerrou dezembro como o veículo mais vendido do mês com 17.999 emplacamentos. Quando o período é estendido para 12 meses, o hatch foi o carro de passeio mais vendido do país e o segundo no compilado geral, atrás somente da Fiat Strada.
VW Gol x VW Polo
Para início do comparativo é importante ressaltar que o substituto efetivo do Gol é o Polo Track, versão mais básica do modelo. Nesse cenário, a Volkswagen e a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) não divulgaram as vendas somente da opção de entrada.
Por esse lado, a estratégia da Volkswagen pode ter sido um erro. Entretanto, com a saída do Gol, as vendas do Polo dispararam, tornando o hatch o carro leve mais vendido do Brasil em 2023 com 111.242 emplacamentos, contra 72.606 unidades do Gol em 2022, o qual fechou o ano na sexta colocação de mais vendidos.
Em 2022, o Polo vendeu apenas 8.193 unidades, o que representa um salto superior a 1.200%. Esse movimento ajudou a montadora alemã a fechar o último mês do ano na liderança com 19,28% do total de emplacamentos de automóveis de passeio. No geral, a liderança de mercado ainda é da Fiat, seja da Strada entre todos os veículos, ou da marca com 26,71% do mercado.
Modelos pioneiros
O VW Polo chegou ao Brasil em 2002, quando já estava na sua quarta geração. Assim como o VW Gol, o atual carro de entrada da VW também foi pioneiro no país no uso dos avanços da indústria automotiva.
No final da década de 80, o VW Gol foi o primeiro carro no país a ser equipado com injeção eletrônica, abandonando o carburador. Mais tarde, em 1995, o Gol foi pioneiro ao ser equipado com o primeiro motor 1.0 com injeção eletrônica. Já em 2009, o VW Polo foi o escolhido para estrear o sistema E-Flex, que dispensava o reservatório de gasolina para a partida a frio.
Atualmente, o VW Polo 2024 é oferecido em sete versões:
- Polo Track
- Polo MPI
- Polo Sense
- Polo Confortiline
- Polo Higline
- Polo GTS 250 TSI
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.